Campos Obrigatórios

Navegação:  Informações Gerais > Conceitos dos Sistemas Minha Gestão Contábil >

Campos Obrigatórios

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

O preenchimento dos campos em Negrito é obrigatório. A confirmação de cadastros e processamentos, ou a emissão dos relatórios dependerá do correto preenchimento destes campos.

Os campos que não estão em negrito são de preenchimento opcional, embora existam campos muito importantes com esta característica. O usuário deve avaliar a importância do preenchimento destes campos para a manutenção da empresa. Se houver a informação, é melhor preenchê-la.

Para facilitar a identificação dos campos obrigatórios sem preenchimento, em alguns cadastros tem o botão "Pendências". Este botão será habilitado quando estiver inserindo ou alterando um cadastro e ainda houver campo(s) obrigatório(s) não preenchido(s). Neste cenário, o botão Gravar fica desabilitado e para localizar facilmente o campo faltante, pode ser utilizado o botão Pendências. Ao acioná-lo, o cursor será direcionado para o primeiro campo obrigatório não preenchido no cadastro e assim sucessivamente até preencher todos. Quando todos os campos necessários estiverem preenchidos, o botão Gravar é habilitado e o Pendências fica desabilitado.

 

Por exemplo:

 

No cadastro da empresa, com status de Alteração, não habilita o Gravar, pois algum campo obrigatório não está preenchido.

 

clip0109

 

 

Ao clicar no botão Pendências, o sistema identifica o primeiro campo não preenchido e posiciona o cursor do mouse no campo, que neste exemplo é a descrição do Nível 1 da Estrutura Física da empresa, na aba Parâmetros/ Gerais.

 

clip0110

 

 

Ao preencher o campo, que neste exemplo era o único faltante, o botão Gravar é habilitado e o botão Pendência é desabilitado, pois todos os campos obrigatórios foram preenchidos.

 

clip0111

 

 

Os cadastros que terão esta opção são os listados abaixo, por serem maiores e terem várias abas, o que dificulta a localização de algum campo obrigatório que ficou sem preenchimento.

 

Gerenciador de Sistemas

- Cadastro de empresa

- Cadastro de estabelecimento

 

Folha de Pagamento

- Cadastro de funcionário

- Cadastro de diretor

- Cadastro de autônomo