Trabalhando em Rede Local

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Alguns termos técnicos utilizados no uso de computadores em rede:

Cliente: Local de trabalho ou estação, máquina onde trabalhamos diariamente (em inglês client).

Servidor: Máquina destinada a armazenar dados e programas de uso comum (em inglês server).

Cliente-Servidor (Client-Server): Neste tipo de arquitetura é utilizado um equipamento (servidor) onde ficam armazenados recursos que serão compartilhados por outros equipamentos, tais como programas aplicativos, bancos de dados, e outros. Ao servidor são conectados via rede outros equipamentos que utilizarão estes recursos (cliente/local). No caso do IOB Gestão Contábil o processamento destes recursos é efetuado na máquina Local, o que evita sobrecarga no servidor e, consequentemente, aumenta o desempenho do processamento de forma geral. Por este motivo é importante que tanto o servidor como a máquina Local (cliente) tenham boa capacidade de processamento, em especial com relação à memória RAM.

Equipamento Local: Em um ambiente de rede, podemos definir equipamento local como aquele que você utiliza para processar as suas informações (o cliente, num ambiente client-server) e normalmente fica próximo a você. Dependendo do sistema operacional utilizado você pode utilizar recursos de outros equipamentos, sejam eles clientes ou servidores, tais como impressoras, unidades de disco (drives) de CD-ROM etc.

Equipamento Remoto: Em um ambiente de rede, podemos definir equipamento remoto como aquele destinado a servir recursos para os outros equipamentos (o servidor, num ambiente client-server). Pode ser um servidor dedicado, ou seja, é utilizado somente como servidor de recursos e não possibilita que se trabalhe diretamente com ele, ou pode ser um equipamento normal onde há pessoas trabalhando com ele (efetuando lançamentos, editando textos, consultando informações, etc.).

Base de Dados: Podemos definir base de dados como o local físico onde ficam armazenadas as informações processadas pelo sistema. O IOB Gestão Contábil utiliza como gerenciador de bases de dados o Microsoft SQL Server. Uma base de dados é composta por diversas tabelas (arquivos) que armazenam uma informação específica (exemplo: tabela de plano de contas, tabela de funcionários, de lançamentos etc.). Uma tabela é composta por linhas (registros) e colunas (campos de cada registro). Por exemplo um cadastro de funcionários (que é uma tabela) pode conter várias linhas (um registro por funcionário) e esta por sua vez pode conter várias colunas tais como o código, nome, função etc.