Orientações Gerais

Navegação:  Contabilidade > Módulos > Manutenção da DFC >

Orientações Gerais

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

O sistema já possui algumas estruturas para DCF, pré-cadastradas pela IOB, e que seguem modelos bastante difundidos no meio contábil. Há estruturas baseadas no plano de contas referencial do SPED e outras baseadas no plano de contas da empresa.

 

Utilizando um dos modelos de estrutura padrão baseada no plano de contas da empresa, há uma forma bem simples de se emitir o demonstrativo para sua empresa, para posteriormente efetuar os ajustes necessários.

 

Para iniciar o uso do relatório DFC pode-se seguir os seguintes passos:

 

1º: Em Módulos/ Manutenção da DFC/ Contas de Caixa e Equivalentes, informar quais são as contas de caixa e equivalentes de caixa, de acordo com o plano de contas da empresa. Pode-se informar por exemplo, a conta sintética correspondente ao grupo de Disponibilidades, no Ativo Circulante. Assim, todas as contas analíticas constantes desse grupo serão consideradas. Certifique-se de que todas essas contas são de liquidez imediata, conforme os critérios definidos para a DFC;

 

2º: Em Módulos/ Manutenção da DFC/ Apuração de Valores, efetuar a apuração utilizando alguma das estruturas padrão IOB para o plano de contas da empresa:

 

Estrutura 501 ou 505: DFC pelo Método Direto
Estrutura 601 ou 605: DFC pelo Método Indireto

 

3º: Em Módulos/ Manutenção da DFC/ Emissão da DFC, emitir o relatório utilizando a mesma estrutura e o mês/ano final utilizado na apuração (ou clique no botão Emissão da DFC, dentro da rotina de apuração);

 

Na DFC pelo Método Direto, será emitido o relatório de acordo com a estrutura padrão IOB, com valores agrupados sob os títulos "Outras Entradas (contas não vinculadas)" e "Outras Saídas (contas não vinculadas)". Esses valores são referentes a contas utilizadas em lançamentos, cuja contrapartida foi em conta equivalente de caixa;

 

Baseado nesse relatório, pode-se:

 

- Em Módulos/ Manutenção da DFC/ Estrutura da DFC, duplicar o plano padrão IOB que foi utilizado, vincular as contas listadas à conta correspondente da nova estrutura DFC, efetuar nova Apuração de Valores (considerando a nova estrutura DFC) para o mesmo período e reemitir o relatório.

 

Ou, em Módulos/ Manutenção da DFC/ Manutenção de Valores, informar manualmente o valor correspondente a cada conta da estrutura da DFC e após reemitir o relatório.

 

Para Emitir o relatório acesse Relatórios/ Contábeis/ DFC - Demonstração dos Fluxos de Caixa ou, Módulos/ Manutenção da DFC/ Emissão da DFC.