Emissão da DFC

Navegação:  Contabilidade > Relatórios > Contábeis >

Emissão da DFC

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Nesta rotina é possível emitir da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), conforme Resolução CFC nº 1.125/08, aprovada pela NBC T 3.8.

 

Campos da Tela:

 

Estabelecimento: Selecionar o estabelecimento para emissão do relatório.

 

 Atenção!

Deve ser considerada a forma de consolidação utilizada na apuração de valores. Se a apuração for efetuada consolidada por empresa, deverá ser selecionado o estabelecimento utilizado na apuração.

 

Estrutura: Selecionar a estrutura desejada, a qual tenha efetuado apuração/manutenção anteriormente.

 

Mês/Ano Final: Informar o mês de apuração/manutenção. Deve ser informado o mês/ano final utilizado no período de apuração.

 

 

 Por exemplo: apurados valores para o período 01/2009 a 12/2009. Na tela de emissão do relatório deve-se informar o mês/ano final da apuração, ou seja, 12/2009 nesse exemplo.

 

 

Opções Para Impressão:

 

Listar Contas do Plano Vinculadas a Estrutura: Marcar essa opção para que abaixo de cada conta da estrutura DFC liste as contas (do plano da empresa ou do plano referencial) vinculadas.

 

Listar Contas da Estrutura com Saldo Zero: Marcar essa opção para que não sejam listadas no relatório as contas da estrutura DFC que estejam com valor zerado.

 

Listar Contas de Grau 2 da Estrutura: Opção habilitada somente quando a estrutura DFC possuir máscara de três níveis (X-XX-XXX).

Marcar essa opção para que não sejam listadas no relatório as contas da estrutura DFC que sejam de segundo nível.

 

Oficial: Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que a DFC tome a seqüência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar Dados para Assinatura: Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Se marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. Ficará selecionada automaticamente ao marcar a opção "Oficial" quando o Balanço Patrimonial for impresso com a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007".

 

Listar CNPJ: Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. Ficará selecionada automaticamente ao marcar a opção "Oficial" quando o Balanço Patrimonial for impresso com a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007".

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura", exceto quando a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007" estiver selecionada.

 

Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".

 

Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.

 


Observação:

No relatório da DFC pelo Método Direto, se houver contas com lançamentos de contrapartida de caixa/equivalentes que não estejam vinculadas a nenhuma conta da estrutura DFC, estas serão listadas agrupadas sob os títulos "Outras Entradas (contas não vinculadas)" e "Outras Saídas (contas não vinculadas)". Elas devem ser vinculadas as suas respectivas contas na estrutura DFC e deve ser efetuada nova apuração de valores para que o relatório seja reimpresso corretamente.
 


 

Verifique também as Orientações Gerais, para iniciar o uso da rotina.