Geração do Arquivo da DIRF

Navegação:  Fiscal > Módulos > Geração de Arquivos >

Geração do Arquivo da DIRF

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Gera o arquivo para a DIRF, considerando as notas fiscais de entrada que tiveram retenção de PIS, COFINS e CSLL, e os pagamentos que tiveram retenção de IR para cada beneficiário (emitente da nota), separados por código de receita.

Importante: Para a validação do arquivo gerado deverá ser utilizado o programa Gerador (PGD).

Obs.: O aplicativo validador da DIRF permite importar os arquivos gerados pelo Folha de Pagamento, que contém as informações sobre o Imposto de Renda dos sócios, autônomos e funcionários, e o arquivo gerado pelo Fiscal, que contém informações sobre as retenções de PIS, COFINS e CSLL, e os pagamentos com retenção de IR. Os arquivos são gerados separadamente, mas podem ser agrupados no validador, importando-se primeiro um e depois o outro arquivo.

Ano Base: Informe o ano base de geração no formato AAAA.

 

CPF Responsável pela Geração: Campo preenchido automaticamente com o CPF de contato informado no cadastro do responsável vinculado ao estabelecimento matriz.

 

CPF Responsável pelo Estabelecimento: Campo preenchido automaticamente com o CPF do representante legal informado no cadastro do estabelecimento matriz.

 

Período: Campo preenchido automaticamente conforme o ano base, permitindo alteração caso seja necessário delimitar um intervalo dentro deste ano.

 

Diretório: Informar o diretório onde será gerado o arquivo. Buscar o arquivo deste diretório ao efetuar a importação no programa da DIRF.

 

Nome do Arquivo: Este campo será preenchido automaticamente com DIRFNNN.TXT, onde NNN é o número da empresa, permitindo alteração. Utilizando o código da empresa no nome do arquivo,  é possível gerar várias empresas no mesmo diretório, sem que os mesmos sejam sobrepostos.

 

Natureza Jurídica: Este campo será preenchido automaticamente, conforme a Natureza Jurídica cadastrada no estabelecimento Matriz. A regra será a seguinte:

 

Naturezas 1015, 1040, 1074, 1104, 1139, 1996, gera com código 1;
Naturezas 1023, 1031, 1058, 1066, 1082, 1090, 1112, 1120, 1147, 1155, 2011, 2020, gera com código 2;
Natureza 2038 gera com código 3;
Demais naturezas serão geradas com código 0.

 

Este campo poderá ser alterado, se necessário.

 

Emitentes: Se desejar poderá filtrar o arquivo informando um intervalo de emitente(s).

 

Imprimir relatório após a geração: Marcando esta opção será emitido um relatório com os dados gerados no arquivo, para conferência.

O arquivo é gerado centralizado na matriz. Se o mesmo emitente possuir notas lançadas em mais de um estabelecimento da empresa, estes serão somados em um único registro do arquivo.