Importação do Arquivo SPED Fiscal / EFD Contribuições

Navegação:  Fiscal > Importação >

Importação do Arquivo SPED Fiscal / EFD Contribuições

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Efetua a importação de lançamentos de entradas e saídas, emitentes/destinatários, produtos, cupom fiscal, inventário, bombas, movimentação de combustíveis a partir do arquivo SPED Fiscal/Contribuições, gerado no layout da Receita Federal.
 


ATENÇÃO: Para a correta importação dos lançamentos é imprescindível que o arquivo esteja validando sem erros no validador SPED. Se tiver algum problema no arquivo, poderá ocorrer erro durante a importação ou poderá importar dados incorretamente.
 


 
Fiscal_Layout_ImpSped
 
Dados Gerais:
 

Estabelecimento: Informe/selecione o estabelecimento (F12).

 

Arquivo: Selecione o arquivo SPED que será importado.

 

Mês/Ano: Este campo é preenchido automaticamente com o mês/ano do arquivo, quando clicar em Carregar.

 

Tipo Arquivo: O tipo do arquivo será preenchido automaticamente, de acordo com o arquivo selecionado.
 
 

Dados Complementares:
 

 

Dados para Importação: Ao Carregar o arquivo, serão marcadas as opções, conforme dados do arquivo SPED que está sendo importado. Podem ser desmarcadas algumas opções, se não desejar importá-las. Porém, para a correta importação dos lançamentos, é imprescindível que sejam importados os emitentes/destinatários e os produtos.

 

Emitentes\ Destinatários
Produtos
Lançamentos de Entrada
Lançamentos de Sáida
Cupom Fiscal
Itens Vendidos (Cupom Fiscal)
Inventário
Bombas, Lacres e Bicos (Combustíveis)
Movimentação de Combustíveis
Controle da Produção e do Estoque (Bloco K)
Observações dos Lançamentos Fiscais - EFD
Observações de Interesse do Fisco        

 
 

Dados para Importação de Lançamentos: Marcar o check e será habilitado o campo para seleção:

 

Informar Tipo de Lançamento

 

Informar conta para Nota Fiscal à vista: Marcando esta opção, será habilitado o campo Caixa/Banco para que seja informada a conta caixa/banco para contabilização. Se a nota fiscal que está sendo importada for à vista, será gravada esta conta caixa/banco para posterior contabilização da nota.

 

Informar o Item de Serviço

 

Informar a Operação Contábil de entrada e de saída

 

Informar variação para os CFOPs: Neste campo, pode ser definida uma variação que será considerada para as notas que estão sendo importadas.

 

Regras:

 

- Se não for informado nada no campo, será considerada automaticamente a primeira variação ativa dos CFOP's das notas;

 

- Se informada uma variação no campo, será considerada esta variação para os CFOPs das notas. Se o CFOP não possuir a variação vinculada, será considerada a primeira variação ativa do CFOP.
 

 

Informar Classificações: Neste campo, podem ser definidas as classificações da natureza para contabilização.

 

Regra:

 

- A classificação informada, tanto no campo 1 quanto no campo 2, será considerada para todas as notas fiscais importadas, independente do CFOP. Se o CFOP preponderante não possuir a classificação parametrizada, esta será desconsiderada.
 

 

Listar Registros com Advertência: Se marcada, ao final da importação emite um relatório com as advertência da importação. As advertências não impedem a importação do arquivo. Se a opção não for marcada, serão listados somente os erros.
 

 

Regravar Registros Existentes: Sobrepõe os dados já registrados, atualizando o cadastro dos emitentes e destinatários e produtos conforme as informações do arquivo. Esta opção é válida somente para Emitentes/Destinatários, Produtos e Inventário.
 

 

Cadastrar Contas de Clientes/Fornecedores Automaticamente no Plano de Contas: Esta opção estará habilitada somente se nos parâmetros da empresa estiver definido que cadastra contas automaticamente.

 

A opção estará por padrão sempre desmarcada e se realmente desejar cadastrar as contas contábeis dos clientes/fornecedores a partir desta importação, deverá marcá-la.

 
 
 

Clique aqui para verificar o tratamento do sistema no cadastro automático das contas contábeis.
 

 

IMPORTANTE:
 

Na geração do SPED referente a notas fiscais eletrônicas, modelo 55, não são gerados os registros correspondentes aos itens da nota (registros C170). Esta é uma limitação do layout do SPED, ou seja, ao gerar o SPED não podem ser informados os itens destas notas, pois o validador rejeita.

Desta forma, ao importar a partir do SPED para o Fiscal, os lançamentos de notas fiscais eletrônicas virão sem os respectivos itens, o que impede a correta geração de outras declarações (como por exemplo, EFD Contribuições).

Para notas fiscais eletrônicas, a melhor forma de importar para o IOB, é através do arquivo XML. Nesta importação os lançamentos ficarão completos para posterior geração de arquivos ao FISCO (SPED Fiscal, EFD Contribuições etc.).

Com relação ao arquivo da EFD Contribuições, registros consolidados não serão importados, pois não é possível separá-los para efetuar os lançamentos.