Jornadas de Trabalho

Navegação:  Folha de Pagamento > Cadastros > Horários >

Jornadas de Trabalho

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

O cadastro de Jornada de Trabalho é indispensável para atender a informação dos horários de trabalho junto ao eSocial.

 

É necessário primeiramente cadastrar as jornadas de trabalho, cadastrar as tabelas horárias e depois, vincular uma tabela horária no cadastro de cada funcionário.

 

Nesta rotina devem ser cadastradas todas as jornadas de trabalho praticadas na empresa. Este cadastro é dos horários, sem se preocupar com dias da semana e pessoas que irão trabalhar neste horário. Depois é que serão criadas as tabelas, informado o horário por dia de semana e esta tabela será vinculada ao funcionário.

 

Campos da tela:

 

Informar um código e uma descrição para a jornada. Estes campos serão utilizados no cadastro de tabelas horárias, e servem para identificar a qual jornada se refere.

Por exemplo:

1- Administrativo
2- Produção
3- Atendimento

 

Ou, quando não há variação de horários na empresa, pode ser criada uma única jornada com a descrição "Geral", por exemplo.

 

Exemplo de cadastro:

 

Jornada_Sage1

 

Informar a hora de entrada da jornada. Deve ser informado horário entre 00:00 e 23:59.

 

Informar a hora de saída da jornada. Deve ser informado horário entre 00:00 e 23:59.

 

Permite Horário Flexível: Marque esta opção caso seja permitida flexibilidade de horário.

 

Horário Noturno : Marcando esta opção, serão habilitados os campos "Total de Horas Diurnas" e "Total de Horas Noturnas".

 

   . Exemplo de calculo "Horário Noturno" :        

 

                 Entrada = 19:00

                 Saída = 07:00

Total de Horas Diurnas = 06:00

                 Total de Horas Noturnas = 06:00

                 Horas Noturnas Reduzidas = 6,00 horas (formato centesimal) x 1,1428571 = 6,85 horas que equivalem a 06:51 (seis                                                           horas e cinquenta e um minutos).

                  Assim :

 

                  Duração da Jornada (horas) = Horas Diurnas (06:00) + Horas Noturnas Reduzidas (06:51) = 12:51

                  Duração da Jornada (minutos) = 12:00 x 60 = 720 + 00:51= 771

 

clip0188

 

 

ATENÇÃO: Deve ser informada a quantidade total de horas, sem descontar os intervalos, pois, ao gerar o arquivo para o eSocial, o sistema irá descontar automaticamente os intervalos e enviar a jornada conforme definido no manual do eSocial.

 

No exemplo: Tendo 01:00 horas de intervalo (60 minutos), será gerado para o eSocial, como duração da jornada, 711 minutos (771 - 60).

 

 

Em Duração da Jornada (horas), o sistema calcula a quantidade de horas da jornada, entre entrada e saída.

 

Em duração da Jornada (minutos), o sistema calcula a quantidade de minutos da jornada, entre entrada e saída.

 

Selecionar o Tipo de Intervalo, entre as opções:
1: Intervalo em horário fixo
2: Intervalo em horário variável

 

Informar a hora de início do intervalo. Deve ser informado horário entre 00:00 e 23:59. Este campo será habilitado somente se o tipo de intervalo for 1- Intervalo em horário fixo.

 

Informar a hora de término do intervalo. Deve ser informado horário entre 00:00 e 23:59. Este campo será habilitado somente se o tipo de intervalo for 1- Intervalo em horário fixo.

 

Em Duração do Intervalo (horas), o sistema calcula a quantidade de horas do intervalo, entre início e término. Será habilitado para informação pelo usuário somente se o tipo de intervalo for 2- Intervalo em horário variável.

 

Em duração da Jornada (minutos), o sistema calcula a quantidade de minutos do intervalo, entre início e término.

 

Botão Mais Intervalos : cadastre quantos intervalos desejar.
No quadro Registros eSocial, irá mostrar o último arquivo referente ao horário, enviado ao eSocial e seu status. No botão Histórico, abre uma nova tela, onde podem ser visualizados todos os arquivos enviados ao horário.

Veja aqui mais detalhes sobre o histórico e a retificação.

 

OBS.: No campo Código eSocial, o sistema irá gerar a mesma informação do campo código e precisará ser alterado somente se for necessário, em função de base migrada, em que o envio inicial tenha sido realizado por outro software/contador. Este código manterá a compatibilidade do cadastro que já foi enviado, para evitar erros de duplicidade.

 

Este código será utilizado na geração do arquivo S-1050 - Tabela de Horários/Turnos de Trabalho.

 

Rotinas Relacionadas:

 

Cadastro de tabelas horárias

 

Mais Intervalos

 

 

IOB DIAGNÓSTICO eSOCIAL:

Ferramenta de diagnóstico, que mostra ao usuário se o cadastro está apto ou não para envio ao eSocial, apontando quais campos estão pendentes de preenchimento.

Esta ferramenta deve ser adquirida junto ao comercial da ao3.

No layout do eSocial há campos que são de preenchimento obrigatório e há campos que são de preenchimento opcional. É possível optar pelo nível de verificação dos dados: 1) verificar somente campos obrigatórios; 2) verificar campos obrigatórios e não obrigatórios. Esta definição deve ser efetuada no cadastro da empresa, em Parâmetros/ eSocial/REINF.

Ao efetuar o cadastro de uma nova jornada, conforme for gravando os dados, aparecerá um ícone do lado direito da tela indicando o status deste cadastro ao eSocial.

Este ícone de status poderá ser visualizado também nos cadastros já existentes, ou seja, ao acessar o cadastro da jornada, o IOB Diagnóstico eSocial faz a verificação dos dados e mostra o status, se está apto ou não.

 

Há três status diferentes:

 

clip0023

 

Para visualizar quais campos estão pendentes de preenchimento, acessar o ícone com duplo clique. Abrirá uma nova tela informando os campos obrigatórios e não obrigatórios.

 

A partir desta tela, preencher os campos no cadastro. Conforme for gravando as alterações, o status será atualizado.