Geração do Arquivo da RAIS

Navegação:  Folha de Pagamento > Módulos > Rotinas Anuais >

Geração do Arquivo da RAIS

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Gera o arquivo para posterior validação no programa da RAIS. Antes de gerar ou validar o arquivo verifique se os programas Folha de Pagamento e o GDRAIS estão atualizados.

Tipo de Entrega - Validador RAIS: Selecionar neste quadro o validador que será utilizado para gerar a declaração de envio das informações da RAIS.
RAIS - Ano Base: Marcar esta opção para gerar o arquivo com informações correspondentes ao ano base. Podendo ser de retificação ou não.
RAIS - Genérico: Marcar esta opção para gerar o arquivo com as informações de anos anteriores ao ano base. Assim como na opção anterior poderão ser gerados arquivos de retificação ou não.
Gerar Rais Retificadora: Se marcada serão habilitados os campos CREA e Data da Retificação. Como as instruções para geração deste arquivo variam de um ano para outro, acessar o site da RAIS para maiores informações.

 

CREA para Retificação: Informe o código do CREA da declaração que será retificada. Este código encontra-se no recibo de envio do arquivo.
Data da Retificação: Informe a data da retificação.
Ano: Informar o ano para geração das informações para o arquivo RAIS.

 

Responsável pela Geração: Selecione o código do responsável pelas informações da RAIS.

 

Diretório Destino: Informe o diretório onde o arquivo será gerado.

 

Nome do Arquivo: Será preenchido automaticamente com RAISNNNNN.DEC, onde NNNNN corresponde ao número da empresa, podendo ser alterado. Esse recurso permite gerar arquivos de empresas diferentes no mesmo diretório, sem que os mesmos sejam sobrepostos.
Opção Empresa exerceu atividades durante todo o ano base: O estabelecimento sem empregados (RAIS NEGATIVA), deve informar se exerceu atividade durante o mês de dezembro do ano base que está sendo declarado, marcando esta opção. Caso contrário, a opção não deve ser selecionada.
Os campos Estabelecimento, Funcionário, Função, Centro de Custo, Nível 1 (Departamento). Nível 2 (Setor) e Nível 3 (Seção) são filtros para a geração do arquivo.

 

Botão "Geração Agrupada": permite o acesso à rotina Módulos\ Processamentos Agrupados, que possibilita gerar o arquivo, correspondente ao validador RAIS - Ano Base, de várias empresas ao mesmo tempo. Esta funcionalidade está disponível apenas para clientes que possuem a extensão "Processamentos Agrupados". Para saber mais, entre em contato com o departamento comercial da ao3.

 

 

O botão Participante do PAT abre a tela que permite informar os dados para o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

O botão Contribuições Patronais dá acesso a rotina para informação das contribuições patronais, por estabelecimento.

O botão Controle de Ponto dá acesso a rotina para seleção do tipo de Controle de Ponto adotado em cada estabelecimento da empresa.

 

RAIS Negativa:  O arquivo para a entrega da RAIS Negativa deve ser gerado da mesma forma. O aplicativo da RAIS converterá o arquivo quando não existir vínculos de funcionários no ano.

IMPORTANTE:

Conforme orientações do MTE existem regras e procedimentos distintos para gerar o arquivo de retificação, tanto do ano base quanto de anos anteriores, os quais variam de acordo com as informações que serão retificadas. Sendo assim todos os funcionários, correspondentes ao ano informado em tela, serão gerados no arquivo gerado pelo módulo Folha de Pagamento.

Caso seja necessário retificar informações de apenas alguns funcionários, o próprio validador permitirá selecionar os funcionários que deverão constar no arquivo de retificação, ao executar a rotina 'Gravar Retificação da Declaração'.

 

 

Tópicos relacionados:

 

Manutenção de RAIS/DIRF

 

Relatório para conferência da Rais

 

Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
 
Contribuições Patronais
 
Processamentos Agrupados - Rotinas Anuais