Geração de CAGED Individual

Navegação:  Folha de Pagamento > Módulos > CAGED >

Geração de CAGED Individual

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Nesta rotina o sistema gera o arquivo com as admissões e demissões do mês. Este arquivo será gerado com o nome CGEDaaaa.Mmm, onde "aaaa" corresponde ao ano e "mm" ao mês de referência.

 

Após gerar o arquivo, valide-o no programa do Ministério do Trabalho (ACILEI), ou no site https://granulito.mte.gov.br/portalcaged/paginas/home/home.xhtml.

 

Por esta rotina é possível gerar o arquivo mensal do CAGED bem como o arquivo antecipado.

 

O arquivo antecipado deve ser gerado quando da admissão do funcionário, quando este estiver recebendo ou tenha dado entrada no seguro desemprego. Também, deve ser gerado quando o funcionário for admitido em decorrência de ação fiscal. Nesta opção, serão considerados os funcionários cujo campo "Com percepção/requerimento de seguro desemprego na admissão" estiver marcado no cadastro do funcionário, em Dados Funcionais/ Informações Obrigatórias ou, quando o "Indicativo de Admissão" for 2- Decorrente de ação fiscal. Esta geração é para atender a Portaria MTE 1.129/2014.

 

O arquivo mensal deve ser gerado no final do mês, para ser entregue até o dia 07 do mês seguinte. Este arquivo contemplará todas as admissões que não possuírem característica de geração antecipada, bem como, as demissões e transferências.

 

Responsável: Seleciona o código do responsável pela geração.

 

Mês/Ano: Informe a data de referência no formato MM/AAAA.

 

Diretório Destino: Informe o diretório onde será gerado do arquivo.

 

Funcionário: Filtro habilitado apenas na geração de arquivo Antecipado. Pode ser selecionado um funcionário, ou um intervalo de funcionários.

 

Data de Admissão: Filtro habilitado apenas na geração de arquivo Antecipado. Pode ser selecionado uma data de admissão, um um intervalo de datas, sendo gerados todos os funcionário com esta data de admissão.

 

Quebrar página por Situação. Se a opção for marcada, a emissão de cada situação será em páginas diferentes.

 

O botão Geração Agrupada permite o acesso à rotina Módulos\ Processamentos Agrupados, que possibilita fazer a geração agrupada do CAGED, sem precisar acessar empresa por empresa para fazer a geração individual. Esta funcionalidade está disponível apenas para clientes que possuem a extensão "Processamentos Agrupados". Para saber mais, entre em contato com o departamento comercial da ao3.

 

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

1.CAGED EM ATRASO

Para gerar o arquivo do CAGED em atraso deve-se alterar a data de processamento da empresa para o mês/ano que deseja gerar o arquivo, assim os empregados demitidos ou afastados em meses posteriores não serão gerados no arquivo. Se deixar a data atual de processamento o sistema vai verificar que no mês/ano atual o funcionário está demitido e gerará informações deste no arquivo, mesmo que a geração seja de meses anteriores ao desligamento.

 

2.TRANSFERÊNCIA

Quando o empregado é admitido por transferência de outra empresa, terá no código de admissão CAGED o código 70. Na geração do CAGED ele será listado no relatório de Admitidos e não de Transferidos, pois para aquela empresa ele está sendo admitido. Serão consideradas transferências, apenas quando forem entre os estabelecimentos da empresa.

 

Se o funcionário tiver mais de uma lotação com estabelecimentos diferentes, será gerado no mês dessa lotação como transferência: código 70 na entrada e código 80 na saída do estabelecimento anterior.

 

 

Tópico(s) relacionado(s): CAGED

 

Processamentos Agrupados