Pagamento de Guias

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Pagamento de Guias

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Nesta rotina é possível registrar o pagamento dos tributos total ou parcial, sendo possível contabilizar os pagamentos de forma on-line se parametrizado no cadastro da empresa. Os dados de pagamento dos tributos são utilizados na geração da DCTF.

A baixa das guias pode ser efetuada de forma manual ou automática, através do Portal eCAC da Receita Federal. Para efetuar a baixa automática, utilizar o botão eCAC localizado no rodapé da tela:

cefimpecac Verifique aqui os detalhes da baixa automática de guias pelo Portal eCAC.

 


A baixa pelo eCAC está disponível apenas para clientes que possuem a extensão "Central de Tributos". Para saber mais, entre em contato com o departamento comercial da ao3.


Procedimento para a baixa manual:

Na tela de pesquisa estão disponíveis os filtros: Estabelecimento, intervalo de Data de Vencimento, intervalo de Mês/Ano de Apuração e a opção de Listar tributos com saldo zerado, ou seja, os que já foram pagos.

Depois de pressionar o botão OK serão listados os tributos de acordo com os filtros informados.

Botão Pagar:

 

Possibilita registrar o pagamento do tributo selecionado. Ao pressioná-lo é aberta a rotina de Pagamento de Tributos com os campos abaixo:

 

Estabelecimento: Preenchimento automático de acordo com o tributo selecionado na tela anterior. Não permite alteração.

 

Mês/Ano: Preenchimento automático de acordo com o tributo selecionado na tela anterior. Não permite alteração.

 

Tributo: Preenchimento automático de acordo com o tributo selecionado na tela anterior. Não permite alteração.

 

Data de Vencimento: Preenchimento automático conforme o tributo selecionado na tela anterior. Não permite alteração.

 

Valor Original: Preenchimento automático com valor integral apurado do tributo selecionado. Não permite alteração.

 

Saldo Atual: Valor original do tributo menos os valores pagos anteriormente, ou seja, o valor pendente de pagamento. Não permite alteração.

 

Data do Pagamento: Informar a data do pagamento do tributo.

 

Valor do Pagamento:Preenchimento automático com o valor do saldo atual do tributo. Pode ser alterado para o valor que foi efetivamente pago.

Quando selecionado um dos tributos de INSS os valores são exibidos por tipo de recolhimento para que seja possível especificar qual parte do INSS foi paga em caso de pagamento parcelado.

Quadro Segurados:
Valor: Preenchimento automático com o total líquido a recolher da parte dos segurados. Não permite alteração.
Valor a Pagar: Preenchimento automático com o total líquido a recolher da parte dos segurados menos valores pagos anteriormente. Pode ser alterado para o valor que foi efetivamente pago.
Quadro Empresa:
Valor FPAS: Preenchimento automático com o total líquido a recolher da parte de FPAS. Não permite alteração.
Valor RAT: Preenchimento automático com o total líquido a recolher da parte de RAT. Não permite alteração.
Valor a Pagar: Preenchimento automático com o total líquido a recolher da parte do FPAS e do RAT menos valores pagos anteriormente. Pode ser alterado para o valor que foi efetivamente pago.
Quadro Outras Entidades:
Valor Terceiros: Preenchimento automático com o total líquido a recolher da parte de Terceiros. Não permite alteração.
Valor a Pagar: Preenchimento automático com o total líquido a recolher da parte de Terceiros menos valores pagos anteriormente. Pode ser alterado para o valor que foi efetivamente pago.

 

Multa: Informar o valor correspondente à multa incidente em caso de recolhimento em atraso, usar vírgula para separar os centavos.

 

Juros: Informar o valor correspondente aos juros incidentes em caso de recolhimento em atraso, usar vírgula para separar os centavos.

 

Valor Pago: Valor que corresponde à soma dos campos Valor do Pagamento + Multa + Juros. É de preenchimento automático e não permite alteração.

 

Saldo a Pagar: Valor que corresponde à diferença dos campos Valor Saldo Atual – Valor Pago. É de preenchimento automático e não permite alteração.

 

Contabilização: As informações deste quadro são habilitadas apenas para empresas parametrizadas para contabilizar o registro de pagamentos dos tributos pela Folha, em Cadastros/ Empresas/ Parâmetros/ Contabilização/ Integração/ Parâmetros.

 

Botão Histórico:

Apresenta históricos de pagamentos efetuados, permite realizar a exclusão de um ou mais pagamento de tributos lançados, se no cadastro da empresa a opção Contabilizar pagamento de tributos da Folha estiver marcada, e for realizada a exclusão de um pagamento, o mesmo será excluído da contabilidade.

 

Para exclusão, selecione o pagamento e clique no botão excluir.

Os campos segurados/empresa/outras entidades/demais informações serão apenas para conferência dos valores, não permite alterações.

Na coluna SSC, se estiver marcado o check, significa que este registro de pagamento foi efetuado pelo módulo Contabilidade, pela rotina Lançamentos\ Protocolados.

 

Botão Baixar:

Registra a baixa dos tributos assinalados na coluna Baixa Múltipla, efetuando a contabilização dos mesmos, caso a empresa esteja configurada para contabilizar o pagamento dos tributos do SFP. Para isso, é necessário selecionar a opção “Contabilizar pagamento de tributos do CRH”, no cadastro da empresa em Parâmetros\ Contabilização\ Integração\ Parâmetros.

Essa rotina deve ser utilizada para registrar o pagamento de tributos pagos anteriormente sem que tenha sido efetuado o registro destes no sistema e para baixar tributos pagos na data do vencimento.

Ao salvar o registro do pagamento a data de vencimento é informada como data de pagamento e o valor original do tributo informado como valor pago.

Se a empresa estiver parametrizada para baixar os protocolos pela rotina de pagamento dos tributos, ao efetuar a baixa múltipla, as informações da baixa dos documentos na rotina de Protocolos, em Módulos Extras/ Protocolos/ Manutenção de Protocolos, são gravadas como:

Recebido por = descrição do login do usuário que executou a baixa múltipla.

Data de retorno = data prevista para retorno do documento.

Observações = Documento baixado pela rotina de Pagamento de Tributos - Baixa Múltipla.

Observações:

Com exceção do FGTS, para informar o pagamento dos tributos primeiro é necessário emitir a guia de recolhimento pelo sistema. A emissão da guia pode ser feita a qualquer momento após a apuração mensal.

 

Na tela Pesquisa Pagamento de Tributos estão disponíveis os filtros: Estabelecimento, intervalo de Data de Vencimento, intervalo de Mês/Ano de Apuração, Tributo, intervalo de Sindicato, intervalo de Tomador e a opção para Listar tributos com saldo zerado, ou seja, os que já foram pagos. Ao pressionar no botão Pesquisar serão listados os tributos de acordo com os filtros informados.
O filtro de 'Sindicato' será habilitado apenas quando selecionados os Tributos GRCSU e o filtro 'Tomador' para os Tributos INSS – Pagamento Mensal – Tomador – Cessão de Mão de Obra ou Obra de Construção Civil e INSS – Pagamento 13º Salário – Cessão de Mão de Obra e Obra de Construção Civil.
Para efetuar a contabilização do pagamento dos tributos, devem existir os cadastros do Caixa/Banco e das contas de Pagamento , na rotina Cadastros / Contabilização.