A Auditoria Financeira tem por finalidade agilizar os lançamentos contábeis de baixa de títulos, bem como certificar-se de que os saldos das contas contábeis de clientes e fornecedores estejam condizentes com a posição financeira da empresa. A rotina não tem por finalidade controlar as contas a pagar e receber dos clientes, ou seja, não é um sistema de controle financeiro.
Para iniciar a utilização da Auditoria Financeira, é necessário incluir na contabilidade todos os títulos em aberto, de acordo com os saldos contábeis. A partir de então, toda nota de compra e venda a prazo será automaticamente gerada na auditoria, devendo as baixas de títulos (recebimentos e pagamentos) ser efetuada também na rotina própria, e não por meio de lançamentos contábeis normais.
Para utilizar a rotina, siga os seguintes passos. Em caso de dúvidas, acesse o Ajuda de cada rotina envolvida no processo:
1) DEFINIÇÃO DO MARCO INICIAL
Defina a data em que passará a utilizar a rotina, considerando a possibilidade de que seu cliente gere arquivo ou planilha com os títulos em aberto. Para maiores informações, bem como para obter o layout dos arquivos, acesse o Ajuda da rotina Inclusão de Saldos, e envie ao seu cliente o layout para que ele lhe forneça as informações. Lance todas as notas fiscais e baixas de títulos até a data em que você definiu como início da utilização. A partir de então, não faça mais nenhum lançamento de nota fiscal ou baixa de título até ter concluído as etapas seguintes.
2) PARAMETRIZAÇÃO
2.1) Acesse a rotina Cadastros/Empresas/Parâmetros/Contabilização/Integração/Auditoria Financeira, e informe os dados solicitados, bem como as contas que pretende controlar na auditoria (clientes e/ou fornecedores). São apresentadas sempre as contas sintéticas de penúltimo grau.
A partir do momento em que é selecionada a conta como integrante da Auditoria Financeira, não é possível efetuar lançamentos a débito e crédito nessas contas pelas rotinas normais da contabilidade (lançamento on-line, em lote etc). Todos os lançamentos serão efetuados pelo Fiscal, quando do lançamento de notas a prazo, ou das rotinas de baixa de títulos na Auditoria Financeira. Lançamentos nestas contas pelas rotinas contábeis somente serão habilitadas ao usuário devidamente autorizado para tal.
2.2) Certifique-se de que todas as contas contábeis com saldo em aberto estão associadas a um Emitente/Destinatário no Fiscal. Para isso, acesse a rotina Módulos/Auditoria Financeira/Relatórios e emita o relatório Contas com saldo.
3) INCLUSÃO DE SALDOS
Inclua os títulos em aberto através da rotina Inclusão de saldo. Este processo pode ser feito manualmente, incluindo-se todos os títulos e parcelas (caso tenha optado nos parâmetros para controlar parcelas). Você pode também inserir os títulos por meio de importação via arquivo texto ou planilha Excel gerada a partir do Sistema Financeiro (ERP) do seu cliente. Caso isso não seja possível, há ainda uma terceira possibilidade, que é geração dos títulos a partir do saldo das contas contábeis. Neste caso, será gerado um único título para cada conta com saldo na contabilidade, devendo ser efetuadas baixas parciais, a medida em que os títulos venham sendo pagos/recebidos. A importação dos saldos deve ser efetuada para cada estabelecimento da empresa, uma vez que os títulos serão controlados por estabelecimento.
4) CONFERÊNCIA DE SALDOS
Certifique-se de que os saldos da auditoria estão condizentes com os saldos contábeis. Acesse a rotina Módulos/Auditoria Financeira/Relatórios e emita o relatório Controle de Saldo (Auditoria x Contábil). Caso haja diferenças, efetue as correções através de Ajustes para mais ou para menos no saldo dos títulos, acessando a rotina Módulos/Auditoria Financeira/Lançamento de Ajustes. Caso queira, pode também emitir o relatório de títulos em aberto para envio ao seu cliente para conferência, acessando a rotina Módulos/Auditoria Financeira/Relatórios/Controle de Títulos em Aberto.
5) UTILIZAÇÃO DA AUDITORIA
Estando OK os saldos contábeis com os saldos da Auditoria, você pode voltar a lançar as notas fiscais. Toda compra e venda a prazo irá gerar os títulos na Auditoria Financeira, e as baixas de títulos a receber ou a pagar serão muito mais fáceis, podendo inclusive ser feitos mediante arquivo ou planilha Excel gerada a partir de sistema ERP de seu cliente.
Verifique aqui o material completo para uso da Auditoria Financeira.
Rotinas Relacionadas: