Geração do Arquivo da ECD

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Geração do Arquivo da ECD

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Nesta rotina, será possivel seguir com a geração do arquivo da Escrituração Contábil Digital (ECD).

 

Esta rotina está organizada nas seguintes guias:

 

Guia Dados Gerais
Guia Auditoria Independente
Guia Demonstrações Contábeis
Guia Registros I051 e I052

 

Orientações de como Gerar o SPED Contábil:

 

   Para maiores informações de como proceder com a Geração Passo a Passo da ECD no Sistema, clique aqui.

 

1.O cadastro do estabelecimento deve estar preenchido de modo completo, caso contrário a Receita Federal ou a Junta Comercial podem posteriormente rejeitar o arquivo e exigir retificação.

 

2.Deve estar informado no cadastro do estabelecimento o número de  livro e página dos livros Contábeis, sendo estes maior que zero.

 

3.Em Empresas/ Cadastro de Empresa/ Cadastro do Estabelecimento/ Parâmetros/ Contabilidade, deve estar informada a Conta para Zeramento e Conta Patrimônio Líquido correspondente ao que é cadastrado no módulo Contábil/ Módulos/ Transferência de Resultados.

 

4.Através da rotina Contabilidade/ Módulos/ Escrituração Contábil Digital/Plano Referencial/ Vinculação Automática, é possível vincular o Plano de Contas cadastrado, independente da estrutura, com o Plano Referencial do SPED. As contas cadastradas no sistema Fiscal na rotina Cadastros/Contabilização/Apropriação de Impostos/Geral, também serão vinculadas automaticamente com o Plano Referencial.

 

5.Para verificar quais contas estão vinculadas com o Plano Referencial, poderá ser emitido um relatório através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Plano Referencial/ Relatório.

 

6.No relatório emitido poderá identificar se as contas vinculadas estão corretas, caso necessário poderão ser alteradas através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Plano Referencial/ Manutenção, ou através do cadastro do Plano de Contas.Deve-se atentar ao fato de que muitas contas do Plano Referencial perderam a validade em 31/12/2008, devendo então, ser substituídas por contas válidas. O Sped acusará advertência para as contas que estão vinculadas e perderam a validade.

 

7.Para os casos em que há vários lotes de transferência no exercício, por ser controle mensal, trimestral, semestral, somente será possível gerar o arquivo corretamente se a conta para zeramento informada na transferência de resultados for a mesma. Do contrário será necessário estornar os lotes e gerá-los novamente com a mesma conta de zeramento em todas as transferências, ou gerar somente um lote no final do exercício.

 

8.Mesmo quando há vários lotes de transferência, por ser controle mensal, trimestral, semestral, o arquivo será gerado com informação de todos os saldos de cada conta constantes no lote de transferência do período correspondente ao do lote(exceto a conta informada em Conta para Zeramento). No caso de haver vários estabelecimentos, será gerado no arquivo os lançamentos de cada conta do lote de transferência, independente se o lote foi gerado consolidado por Empresa ou Estabelecimento, os valores de cada conta serão somados.

 

9.Quando há lançamentos On-Line ou em Lote (Exceto de Transferência de Resultados), ou Saldo de Balanço, para a conta que foi utilizada na rotina Módulos/ Transferência de Resultados, no campo Conta para Zeramento, o SPED acusará diferença de valores, pois o IOB Gestão Contábil desconsidera a conta informada no campo "Conta para Zeramento" da rotina de Transferência de Resultados ao gerar o arquivo ECD.txt.

 

10.Após a verificação dos parâmetros, poderá ser gerado arquivo ECD.txt, através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Geração do Arquivo.

 

11.Caso ocorra o erro na validação: "Soma dos saldos Iniciais é diferente da soma dos saldos finais do registro I150", deverá ser corrigido da seguinte forma: Não pode haver Saldo de Balanço ou Lançamentos On-Line ou por Lote (exceto de Transferência) para conta que foi utilizada na Transferência de Resultados no campo Conta para Zeramento. Estornar Lote de Transferência e gerar outro lote de Transferência com outra conta ou corrigir lançamentos para a conta informada.

 

12.Se ocorrer uma reestruturação bem significativa no plano de contas, ou se a primeira vinculação foi efetuada com parâmetros incorretos, poderá ser efetuada novamente a vinculação automática. Este procedimento poderá ser feito através da rotina Módulos/ Escrituração Contábil Digital/ Plano Referencial/ Vinculação Automática, marcando a opção "Eliminar Vinculação Já Existente". Com esta opção marcada, a vinculação efetuada anteriormente será eliminada, inclusive das contas que foram vinculadas manualmente.

 

13.No caso de plano de contas com mais de um grupo de resultado, todos os grupos de resultado serão vinculados de forma igual conforme opção selecionada no momento da vinculação. (verificar tabela de vinculação).