Guia Dados Gerais

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Dados Gerais

Nesta aba será a definição dos parâmetros iniciais da ECD, em relação ao cadastro da empresa, para compor a geração dos Registros do Bloco 0 e I.

 

SSC_Geracao_ECD_03

 

Ano Calendário: Informe o ano que deseja realizar a geração do arquivo.

 

Período: Informe o período à ser gerado (dd/mm/aaaa), dentro do ano informado.

 

Leiaute do Arquivo: São as versões de leiautes dos Arquivos ECD. A versão é marcada automaticamente conforme o ano informado.

 

Início do Período: Informe ou selecione o período nas opções abaixo:

    0- Normal;

    1- Abertura;

    2- Resultante de Cisão/ Fusão/ Incorporação;

    3- Início de obrigatoriedade da ECD no ano calendário.

 

Diretório Destino : Informe o diretório onde será gerado o arquivo. Escolha um diretório local para geração do arquivo. Ex.: C:\

 

Situação Especial: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, permitindo alterações.

    0- Não se Aplica;

    1- Cisão;

    2- Fusão;

    3- Incorporação;

    4- Extinção;

    5- Transformação.

 

Tipo da ECD: Este campo será habilitado apenas quando a empresa for parametrizada como "Sociedade em Conta de Participação" e atender as seguintes condições:
 
1. No módulo “Fiscal” possuir cadastro de SCP em “Cadastro/SCP\Fundo ou Clube de Investimento” com Classificação de Entidade igual a "4" e;
 
2. No Plano de Contas ou Centro de Custo estiver vinculado o “Código SCP”.

 
Informe o Tipo da ECD que deseja realizar a geração.

0 – ECD de empresa não participante de SCP como Socio Ostensivo.

1 – ECD de empresa participante de SCP como Sócio Ostensivo.

2 – ECD da SCP
 

Importante:
Para fins de conferências de relatórios Por SCP no Sistema, clique aqui.
 
Código da SCP: Este campo será habilitado apenas se o "Tipo da ECD" for 2. Informe o Código da SCP que deseja realizar a geração.

 

Forma de Escrituração: Irá informar o Tipo do Livro referente a escrituração a ser gerada:
Livro G (Diário Geral);
Livro R, A, Z (Escrituração Resumida Escrituração Auxiliar - Digitação Auxiliar).

 

Para maiores informações, de como proceder com a Parametrização e Geração dos Livros Auxiliares, clique aqui.

 

Nome do Arquivo: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com a Forma de Escrituração selecionada, constando informações do ano de geração e do código da empresa, permitindo alterações.

 

Número do Livro Contábil: Este campo  deve ser preenchido, sequencialmente ao último número oficial emitido.

 

Livro Auxiliar: Este campo será habilitado apenas quando a opção "Forma de Escrituração" estiver preechido com "R".

 

Nome do Arquivo Auxiliar: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema.

 

Número do Livro Auxiliar: Este campo  deve ser preenchido, sequencialmente ao último número oficial emitido.

 

Gerar Registros do Plano Referencial (I051): Quando no Cadastro do Estabelecimento\ Parâmetros\ Fiscal\ Tributação\ Geral\ a opção “Forma de Tributação” for diferente de: 6 – Não se aplica, esta opção já vem marcada. Com esta opção marcada serão gerados os registros referentes ao plano referencial (registros tipo I051).

 

Gerar DMPL/DLPA: Selecionando essa opção será gerado na ECD, o Registro J210 que é opcional, o sistema leva automaticamente apenas a DMPL com essa opção marcada. A DPLA deve ser anexada em RTF.

 

Gerar Somente Contas com Saldo ou Movimentação: Selecionando este campo, serão geradas somente as contas com saldo ou com movimentação.

 

Ao clicar em Adicionar Arquivos *.RTF, será disponibilizado a tela onde poderá incluir arquivos.

 

Gerar Código Hash Automático: Selecionando este campo, será gerado o Código do Hash code da escrituração a ser entregue (código de 40 caracteres hexadecimais).

 

Gerar Classificação com Pontos: Marcando esta opção para os parâmetros da empresa, durante a geração do arquivo ECD o sistema considerará na “Classificação das Contas” a pontuação conforme máscara de plano, já definida no Cadastro de Empresa (Cadastros\ Empresas\ Sistema Contábil\ Principal” campo “Estrutura do Plano de Contas).

 

Desconsiderar Contas de Compensação: Marcando esta opção para os parâmetros da empresa, durante a geração do arquivo da ECD, o sistema desconsidera as contas marcadas dentro do Plano de Contas marcadas como "Conta Exclusivamente de Compensação".

 

Gerar por Centro de Custo: Marcando essa opção, o sistema considerará a geração da ECD, contemplando os saldos, lançamentos de centro de custo no arquivo.

 

Obs.: Para que o sistema considere os saldos das contas corretamente na geração do arquivo, é necessário estas contas contábeis sejam evidenciadas e parametrizadas na aba Registro I051 e I052 (C.C).

 

Tipo de Escrituração: Informe se a declaração é Original ou Substituta.

 

Substituta: Campo habilitado apenas se o tipo de escrituração for substituta.
Ao clicar em Adicionar arquivos *.RTF, (J801). será disponibilizado a tela onde poderá incluir arquivos.
Recibo Anterior: Campo obrigatório caso o tipo de escrituração for diferente de original.
Resp. Substituição: Campo obrigatório, só será habilitado quando for marcada a opção “Gerar demonstrações contábeis (Balanço/DRE) e se tratar de uma escrituração tipo substituta. Vem preenchido como padrão com o contador responsável pelo estabelecimento matriz, mas pode ser alterado pelo usuário.

 

 

Botão Validar: Esse botão efetua uma validação nas configurações e preenchimentos feitos no sistema em geral e que vão para a ECD.
 
Verifica se a forma que as informações foram contabilizadas, estão de acordo com o que pede o arquivo. É importante clicar nesse botão para conferir se existe alguma configuração que falta ser efetuada, pois o que é apontado por esse botão, pode causar erros na validação.