Demonstração do Resultado do Exercício - Modelo 2

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Demonstração do Resultado do Exercício - Modelo 2

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O que é?

A DRE é um importante relatório. Para a sua correta emissão é necessário informar os Tipos para a DRE no cadastro do plano de contas.

Antes da emissão deste relatório verifique se as contas de 3º, 4º, 5º ou 6º grau, do sistema de resultados, possuem os tipos de conta informados através da rotina de Cadastro do Plano de Contas.
 

A diferença entre o modelo 2 e o modelo normal é a forma de totalização das contas e seus grupos. Na Demonstração do Resultado do Exercício os resultados são alinhados em uma única coluna, com o total do grupo acima das contas dele, enquanto no modelo 2, o total do grupo é demonstrado abaixo das contas pertencentes a ele e ainda em uma coluna diferente a direita.

 

Campos da Tela:

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12)

 

Mês/Ano: Informe o intervalo de datas, no formato MM/AAAA.

 

Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento.

 

Período: o período deve estar contido dentro do Mês/Ano informado. Este filtro não será obrigatório, mas se informado vai ser levado em consideração.

 

Data de Emissão: Informe a data de emissão do relatório.

 

Índice para Cálculo: Os valores da DRE serão divididos pelo índice informado.

 

 

Opções Para Impressão:

 

Oficial: Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que a DRE tome a seqüência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar Dados para Assinatura: Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Se marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. Ficará selecionada automaticamente ao marcar a opção "Oficial" quando o Balanço Patrimonial for impresso com a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007".

 

Listar Títulos com Saldo Zero: Mostrará todas títulos da DRE, inclusive os que tiverem com saldo zero.

 

Listar Título Correção Monetária do Balanço: Se não for marcada a opção e não houver valor de correção monetária, então não imprime o título correspondente no relatório.
Se não for marcada a opção, mas houver valor de correção monetária, então deverá emitir o título de qualquer maneira, para que não ocorra inconsistência no demonstrativo.
Se marcada a opção, emite o título correspondente.

 

Saltar Linha na Quebra de Grau: Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2).

 

Listar Custos e Despesas com Sinal Negativo: Será invertido o sinal das contas e dos saldos das contas cujo tipo para DRE seja igual à DR, CT, DO, DO2, DO8, DO4, DO6, RN2, CM, CS ou PI.

 

Listar CNPJ: Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. Ficará selecionada automaticamente ao marcar a opção "Oficial" quando o Balanço Patrimonial for impresso com a opção "Ofício Circular DNRC nº 166/2007".

 

Gerar Saldo Acumulado: Marcando essa opção os saldos serão demonstrados de forma acumulada, conforme data informada no campo "Mes/Ano".

 

Gerar Saldo Anterior: Marcando essa opção o relatório passará a considerar os saldos cadastrados em Saldos de Balanço, referente as contas de resultado (Receita/ Custo e Despesa).

 

Mostrar Descrição Completa da Conta: Marcando esta opção será impresso a descrição completa das contas contábeis. 
Obs.: Caso a nomenclatura da conta contabil for muito extensa, ocorrerá a quebra de linha na apresentação do relatório.

 

Contas com Saldo Zero: Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções:
 
Listar somente sintéticas: que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero 
Listar sintéticas e analíticas: que emitirá todas as contas com saldos zerados.

 

Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado.

 

Gerar Saldo Acumulado: Marcando essa opção os saldos serão demonstrados de forma acumulada, conforme data informada no campo "Mes/Ano".

 

No quadro Valores informe os valores que constarão na DRE a título de Participações e Contribuições (Debêntures, Empregados, Administradores, Partes Beneficiárias e Instituições/Fundos/Previdência a Empregados) e Lucro por Ação.

 

No quadro Consolidação, selecione a opção desejada.

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura".

 

Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".

 

Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.