Demonstração do Resultado do Exercício - Comparativo

E Análise Horizontal e Vertical

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Demonstração do Resultado do Exercício - Comparativo

E Análise Horizontal e Vertical

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O que é?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo. A DRE de uma Empresa é composta basicamente na seguinte estrutura:
 

(+) Receita Bruta.

(-) Deduções e abatimentos.

(=) Receita Líquida.

(-) CPV (Custo de Produtos Vendidos) ou CMV (Custos de Mercadorias Vendidas)

(=) Lucro Bruto.

(-) Despesas com Vendas.

(-) Despesas Administrativas.

(-) Despesas Financeiras.

 

Fundamento Legal

Nesta rotina é possível emitir a Demonstração do Resultado do Exercício – Comparativo, conforme orientações da "NBC T 19.41 (Resolução CFC nº 1255/09), item 3.14" e "NBC TG 1001".

 

Ao emitir o relatório é possível informar Mês/Ano distintos, para que os valores de ambos os períodos sejam gerados no mesmo relatório.

 

Para a correta emissão é necessário informar os Tipos para a DRE no cadastro do plano de contas.

Antes da emissão deste relatório verifique se as contas de 3º, 4º, 5º ou 6º grau, do sistema de resultados, possuem os tipos de conta informados através da rotina de Cadastro do Plano de Contas.

 

Campos da Tela:

 

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12)

 

Mês/Ano: Informe o intervalo de datas, no formato MM/AAAA.  Exemplo: 01/2023 a 12/2023.

 

Mês/Ano 1: Sugerido automaticamente, com Mês/Ano informado. Permite alteração. Exemplo: 01/2023 a 12/2023.

 

Mês/Ano 2: Sugerido automaticamente, com mês/ano do exercício anterior ao período informado no campo Mês/Ano. Permite alteração. Exemplo: 01/2022 a 12/2022.

 

Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento.

 

Modelo: Selecione um dos Modelos disponíveis para impressão.

1 - DRE - Comparativo

2 - DRE - NBC TG 1001

 

Data de Emissão: Preenchimento automático com a data do dia corrente. Permite alteração.

Quando utilizado o Modelo "2 - DRE - NBC TG 1001", esse campo será preenchido com a última data do exercício informado no campo Ano, sendo possível edita-la se necessário

 

Índice para Cálculo: Os valores da DRE serão divididos pelo índice informado.

 

 

Opções Para Impressão:

 

Oficial: Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que a DRE tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar Dados para Assinatura: Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário.

 

Listar Títulos com Saldo Zero: Mostrará todos os Títulos da DRE, inclusive os que tiverem com saldo zero.

 

Listar Título Correção Monetária do Balanço: Se não for marcada a opção e não houver valor de correção monetária, então não imprime o título correspondente no relatório.

Se não for marcada a opção, mas houver valor de correção monetária, então deverá emitir o título de qualquer maneira, para que não ocorra inconsistência no demonstrativo. Se marcada a opção, emite o título correspondente.

 

Saltar Linha na Quebra de Grau: Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2).

 

Listar Custos e Despesas com Sinal Negativo: Será invertido o sinal das contas e dos saldos das contas cujo tipo para DRE seja igual à DR, CT, DO, DO2, DO8, DO4, DO6, RN2, CM, CS ou PI.

 

Listar CNPJ: Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz.

 

Gerar Saldo Acumulado: Marcando essa opção os saldos serão demonstrados de forma acumulada, conforme data informada no campo "Mes/Ano".

 

Gerar Saldo Anterior: Marcando essa opção o relatório passará a considerar os saldos cadastrados em Saldos de Balanço, referente as contas de resultado (Receita/ Custo e Despesa).

 

Contas com Saldo Zero: Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções:
 
Listar somente sintéticas: que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero 
Listar sintéticas e analíticas: que emitirá todas as contas com saldos zerados.
 

Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado.
 

 

Analise Horizontal e Vertical
 

Quadro da Análise Horizontal e Vertical: Proporcionará a opção de análise gerencial destes relatórios contábeis na empresa. Poderá visualizar as análises horizontal e vertical, apenas a horizontal ou apenas a vertical. O relatório será impresso mediante a opção parametrizada.

 

Análise Vertical: Utilizado para analisar o percentual de representatividade de cada setor da empresa, possibilitando analisar os resultados separadamente e a influência de cada um deles no resultado final.
Análise Horizontal: Permite avaliar a evolução dos resultados da empresa ao longo de um determinado período, que pode ser anual, semestral ou mensal, conforme as políticas da companhia.
Quadro Realizar Análise Por: Somente ficará habilitado apenas quando estiver marcado a opção “Análise Vertical” ou “Análise Horizontal e Vertical”.
Esta opção será aplicada apenas para a “Análise Vertical” ou “Análise Horizontal e Vertical” da DRE.
 
Quando selecionada “Receita Bruta”, o sistema irá entender que o total é a Receita Bruta e irá começar a análise em cima desse valor.
 
Quando selecionada “Receita Líquida”, o sistema irá entender que o total é a Receita Líquida e irá começar a análise em cima desse valor.
 
Exemplo: Se for selecionada “Receita Líquida” e a Receita Bruta for superior, o percentual será maior que 100%.

 

Importante:
Somente será possível a impressão desse relatório no “Modelo 1” e também quando não for utilizado a opção “Oficial”, pois esse formato de relatório apenas possui finalidade de análise gerencial.

 

 

No Quadro Valores informe os valores que constarão na DRE a título de Participações e Contribuições (Debêntures, Empregados, Administradores, Partes Beneficiárias e Instituições/Fundos/Previdência a Empregados) e Lucro por Ação.

 

No quadro Consolidação, selecione a opção desejada.

 

Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura". Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".