Excluir Eventos Periódicos sem Recibo

Navegação:  Folha de Pagamento > eSocial > Rotinas Auxiliares >

Excluir Eventos Periódicos sem Recibo

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Problemas e instabilidades na comunicação com o ambiente de produção do eSocial ocasionaram, em algumas empresas, a conclusão de eventos periódicos S-1200/S-1210 sem a devida gravação do recibo de entrega.

Se o cálculo da folha de pagamento for estornado após a gravação desses eventos inconsistentes, os eventos de exclusão S-3000 retornarão com erro, já que são exigidos os recibos de entrega relacionados.

 

Como consequência, não é possível recalcular a folha de pagamento do período, pois uma das exigências é que todos os eventos S-1200 relacionados tenham sido excluídos do eSocial através da recepção com sucesso de eventos S-3000. Nesse caso, será apresentada a mensagem abaixo:

 

 

CalculoFolha_Mensagem_Folha_Processada

 

 

Essa rotina foi criada para permitir que os eventos S-1200, S-1210 e S-3000 inconsistentes do período sejam excluídos, liberando a rotina de cálculo da folha mensal do período.

 

A tela exige a informação apenas do Mês/Ano de competência.

 

 

ExcluirEventosPeriodicosSemRecibo

 

 

Ao clicar no botão Excluir, será exibida mensagem que detalha quais eventos e situações serão considerados para exclusão.

 

 

MensagemInicio_ExcluirEventosPeriodicosSemRecibo

 

 

Ao confirmar a execução, serão removidos da base todos os eventos S-1200 e S-1210 dos funcionários, diretores ou autônomos que atendam aos seguintes critérios:

 

Funcionários: sem folha de pagamento processada no período e com evento S-1200 ou S-1210 concluído sem recibo de entrega.

 

Diretores:  sem recibos de pagamento de retiradas dentro do período e com evento S-1200 ou S-1210 concluído sem recibo de entrega.

 

Autônomos: sem RPAs emitidos dentro do período e com evento S-1200 ou S-1210 concluído sem recibo de entrega.

 

Também será analisado se existem eventos S-3000 vinculados aos eventos S-1200/S-1210 excluídos. Se houver, também serão removidos da base.

 

Logo após a execução dessa rotina, o cálculo da folha mensal poderá ser efetuado, desde que não existam outros impedimentos.

Na sequência, devem ser executadas as rotinas Tributos\ Apuração Mensal e eSocial\ Geração de Eventos Periódicos.

 

IMPORTANTE: Como ocorreu o recálculo da folha mensal e a exclusão automática dos eventos periódicos não pode ser realizada pela falta dos recibos de entrega, se os eventos S-1200 e S-1210 estiverem gravados no eSocial, será necessário acessar o Portal Web do eSocial e exclui-los manualmente, caso contrário esses eventos retornarão com erro 106, que indica o envio em duplicidade.

 

Para excluir os eventos periódicos no Portal do eSocial, acessar a rotina Folha de Pagamento\ Gestão de Folha e selecionar o Ano e o Mês de competência.

 

 

PortaleSocial_GestaoFolha

 

 

Em seguida, acessar Eventos da Folha\ Trabalhadores e selecione Remuneração Devida. A Situação da Folha deve ser igual a Aberta para permitir a exclusão de eventos. Se estiver Fechada, utilizar o botão Reabrir Folha.

 

 

TelaeSocial_RemuneracaoDevida

 

 

Ao selecionar Remuneração Devida, serão listados todos os trabalhadores com remuneração informada para o período.

Na linha de cada trabalhador, selecionar o botão Ver Remuneração\ Excluir Remuneração.

 

TelaeSocial_ExcluirRemuneracao

 

Executar esse procedimento para todas as remunerações que tenham retornado com erro 106.

Caso algum evento S-1210 também tenha retornado com erro 106, na tela anterior selecionar Pagamentos e em seguida, Ver Pagamentos\ Excluir Pagamentos.

 

Após a exclusão de todos os eventos que retornaram com erro 106, na tela eSocial - Transmissão de Eventos Periódicos e Não Periódicos, clicar no botão Reenviar para que os eventos sejam novamente enviados ao eSocial.