Cadastro de Tipos de Lançamentos

Navegação:  Cordilheira Escrita Fiscal > Cadastros > Genéricos >

Cadastro de Tipos de Lançamentos

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Possibilita a parametrização da tela de lançamentos de notas fiscais, evitando a digitação desnecessária de dados repetitivos e desabilitando os campos que não são utilizados. Por ser um cadastro genérico pode ser criado ou alterado em qualquer estabelecimento, valendo para todas as demais.

Alguns tipos de lançamento já estão cadastrados, podendo ser alterados se assim o desejar. Pode-se cadastrar tipos de lançamentos específicos para notas de entradas, notas de saídas, serviços, conhecimento de frete, etc., agilizando ao máximo o lançamento das notas.

1.Código: Informe um código de cadastro, campo numérico.

 

2.Descrição: Informe uma descrição a fim de identificar o tipo de lançamento.

No quadro Opções de Lançamento, parametrize a forma como serão solicitados alguns campos durante o lançamento.

3.Branco: Após a confirmação o conteúdo do campo é limpo para o lançamento seguinte.

 

4.Repete: O conteúdo do campo será repetido no lançamento seguinte, evitando ter que redigitá-lo.

 

5.Não pede: O campo é desabilitado e o cursor pulará este campo, agilizando os lançamentos.

 

6.Incrementa: No lançamento seguinte será acrescentado 1(um) ao número digitado anteriormente.

Está disponível somente para o número da nota fiscal e pode ser utilizado para o lançamento de várias notas em sequência numérica.

 

No quadro Solicitação Opcional, marque os itens que deverão obrigatoriamente ser pedidos durante o lançamento, o cursor será posicionado nestes campos, mesmo que o seu conteúdo seja automaticamente calculado.

A maioria dos valores são calculados e apresentados na tela logo após a informação do valor contábil e valor do IPI. Pode-se então movimentar o cursor para este campo na tela ou clicar direto no botão OK, dependendo do tipo de lançamento. Entretanto, mesmo que se tenha optado por não pedir determinado valor, este poderá ser alterado. Para tanto basta mover o mouse e posicionar o cursor sobre o campo desejado, mesmo que o nome do campo esteja desabilitado (em cinza claro).

Os itens constantes deste quadro são:

7.Somente serviço: Informe se a nota fiscal é somente de serviço (para tributação exclusiva pelo ISS). Não deve estar marcado se o tipo de lançamento for utilizado para notas fiscais de mercadorias e serviços. Ao marcar este campo, outros itens desta rotina serão desabilitados, uma vez que não serão necessários no lançamento.

 

8.Pedir informações de ICMS: Marque este campo caso deseje que os valores de ICMS, Isentas e Outras sejam solicitados durante o lançamento.

 

9.Pedir informações de IPI: Marque este campo caso deseje que os valores de IPI (base de cálculo, valor, isentas e outras) sejam solicitados durante o lançamento.

 

10.  Pedir Valor de IPI: Marque para habilitar o campo Valor do IPI que fica logo abaixo do Valor Contábil. Será utilizado somente pelas estabelecimentos contribuintes do IPI.

 

11.  Pedir informações de Contribuições/Impostos: Marque para habilitar os campos de base de cálculo do PIS, COFINS, CSLL e IRPJ. Estes valores são automaticamente calculados, baseado nos percentuais para a base de cálculo destes tributos informadas nos parâmetros do estabelecimento, que são aplicadas sobre o valor contábil da nota excluindo-se o valor do IPI.

 

12.  Pedir informações de Serviço: Marque este campo caso deseje que sejam solicitados valores referentes a serviços sujeitos ao ISS. Neste caso serão solicitados o valor do serviço, a alíquota de ISS (apresentando como padrão a alíquota informada nos parâmetros do estabelecimento), o valor do ISS, Valores isentos de ISS, Valores de Materiais, Valores de Subempreitadas e os valores dos tributos retidos (PIS, COFINS, CSLL, IRRF, INSS e FUNRURAL).

 

13.  Pedir informações de Substituição Tributária: Informe se deseja que sejam solicitados valores referentes à substituição tributária (não calculado automaticamente pelo sistema). Neste caso serão solicitados os valores referentes a base de cálculo, valor de mercadorias, e imposto retido.

 

14.  Pedir informações de Mercadorias Diferidas: Semelhante a substituição tributária, este campo não será calculado pelo sistema.

 

15.  Pedir Observações: Marque este campo caso deseje que seja solicitado o campo de observações em cada lançamento.

 

16.  Pedir Complemento: Marque para habilitar a guia Complemento que contém informações sobre o frete, Dados para Geração do DCP e Valores Extras para Contabilização.

 

17.  Pedir Itens da Nota: Marque caso deseje lançar os itens (produtos) da nota fiscal.

 

18.  Excluir IPI dos Valores de ICMS: Informe se ao calcular os valores de ICMS (base de cálculo, isentas e outras) deve ser subtraído do valor contábil da nota fiscal o valor do IPI.

 

19.  Pedir Informações de Retenções (Bases): Marque para habilitar os campos relacionados as bases de cálculo dos tributos retidos, lançados na guia Bases.

 

20.  Pedir Informações do Simples Nacional: Marque para habilitar a guia Simples Nacional, durante os lançamentos das notas fiscais. Essa guia somente será habilitada se a empresa for optante pelo Simples Nacional.

 

21.  Marcar como Nota à Vista: Marque esta opção para otimizar a digitação de Notas Fiscais à vista nos lançamentos. A opção "Nota à vista" fica preenchida, sem que o usuário precise marcar a cada lançamento.

Percentual para base de cálculo do ICMS: Informe o percentual para formação da base de cálculo do ICMS, a ser aplicado sobre o valor contábil da nota. Para tributação total, informe 100%. Para notas sem base de cálculo informe 0%. Para notas com redução de base de cálculo informe a diferença entre o percentual a reduzir e 100% (Ex: para notas com redução de 20%, informe neste campo o valor 80%).

No quadro Diferença entre Base ICMS/Valor Contábil : Informe se a diferença entre o valor contábil da nota fiscal e a base de cálculo do ICMS deverá ser lançado no campo de isentas de ICMS ou outras de ICMS.

No quadro Frete: Selecione uma das opções:

Sem cobrança de frete
Por conta do Remetente (CIF)
Por conta do Destinatário (FOB)
Por conta do Emitente
Por conta de Terceiros

De acordo com a opção selecionada, a mesma será apresentada nas telas de Lançamentos.

No quadro Situação, escolha uma das opções.