Log de Operações

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Log de Operações

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Nesta rotina podem ser visualizadas, através de relatório, as operações armazenadas conforme os parâmetros definidos em Utilitários\ Configurações.

 

Com o crescente aumento das exigências legais, que tornam os processos mais complexos, com prazos cada vez mais apertados, vê-se a necessidade de um controle automático sobre as operações realizadas pelos usuários, dentro dos sistemas.

 

Esta funcionalidade, propicia aos gerentes e supervisores maior controle das ações dos usuários, mais segurança e rastreabilidade. Por ela, pode ser facilmente identificado o que foi efetuado em determinada rotina, quando e por quem.

Assim como nas configurações do log, algumas opções também estão disponíveis somente para banco de dados SQL.

Log_de_operações

 

Filtros: para visualizar as operações armazenadas, podem ser determinados alguns critérios de pesquisa, como: período; usuário; empresa e sistema. Ao selecionar um sistema, são listadas as rotinas e pode ser selecionada apenas uma delas, se desejar.
Operações a consultar: pode ser definida qual operação será visualizada. As operações disponíveis dependem das parametrizações efetuadas na tela de Configurações do log. Lembrando também, que algumas operações estão disponíveis somente para SQL.

Ao selecionar a opção "Totaliza por Usuário", irá listar ao final do relatório um bloco de totais por usuário, somando a quantidade de execuções por rotina gerada no log, conforme o filtro utilizado na impressão.

Imprimir detalhes das operações: com esta opção marcada, a operação realizada será listada no relatório com os detalhes. Por exemplo: em uma alteração de cadastro, será informado o campo alterado e qual era o conteúdo anterior.

Os detalhes variam de acordo com o tipo de operação realizada e com a tela de processamento/cadastro executado pelo usuário. Elas fornecem dados específicos para identificar e rastrear exatamente o que foi efetuado.

Imprimir dados em destaque: com esta opção marcada, as operações serão listadas no relatório de forma mais separada, ou seja, uma linha destacada e outra não. Conforme figura acima.
Classificação Crescente: com esta opção marcada, o relatório será emitido em ordem crescente de operações gravadas, ou seja, da primeira alteração até a última.
Classificação Decrescente: com esta opção marcada, o relatório será emitido em ordem decrescente de operações gravadas, ou seja, da última alteração até a primeira.