Para a conferência dos valores da GPS utilize o Resumo da Folha Mensal, emitido em Relatórios/ Mensais. Lembre-se de marcar a opção Geral para a emissão deste relatório.
Quadro Bases de Cálculo:
Base de INSS = Total dos eventos que incidem INSS - Excesso de INSS.
Excesso de INSS = Total dos valores por funcionário, que ultrapassaram o teto máximo da tabela de INSS.
Base de INSS Diretores/Autônomos = Total dos valores gerados para pagamento de sócios e autônomos em Módulo/ Retiradas, e Módulo/ Autônomos. Sugerimos emitir uma relação de pagamento nestas rotinas para conferência dos valores.
Quadro Valores Calculados pelo Cordilheira:
INSS Retido: Total dos valores de INSS efetivamente descontado nos recibos dos funcionários, sócios e autônomos.
FPAS: Resultado do percentual informado em Cadastros/ Empresa/ Estabelecimento/ Parâmetros/ Recursos Humanos, quadro FPAS, campo Alíquota s/ Folha e Alíquota s/ Prolabore e RPA multiplicado pela (Base de INSS + Excesso de INSS + Base de INSS Diretores/Autônomos).
SAT: Resultado do percentual informado em Cadastros/ Empresa/ Estabelecimento/ Parâmetros/ Recursos Humanos, quadro RAT, multiplicado pela (Base de INSS + Excesso de INSS).
Terceiros: Resultado do percentual informado em Cadastros/ Empresa/ Estabelecimento/ Parâmetros/ Recursos Humanos, quadro Terceiros, campo Alíquota, multiplicado pela (Base de INSS + Excesso de INSS).
Salário Educação:Resultado do percentual informado em Cadastros/ Empresa/ Estabelecimento/ Parâmetros/ Recursos Humanos, quadro Terceiros, campo Alíquota de Salário Educação, multiplicado pela (Base de INSS + Excesso de INSS).
SEST/SENAT: Resultado do percentual informado em Cadastros/ Empresa/ Estabelecimento/ Parâmetros/ Recursos Humanos, quadro Terceiros, campo SEST/SENAC, multiplicado pela Base de INSS apenas dos Autônomos com tipo de serviço igual a frete de carga ou frete de passageiro.
Deduções: Total dos valores que serão deduzidos da guia de INSS, como salário família e salário maternidade.
INSS Retido Anteriormente (-): Valor informado na emissão da GPS (tela anterior).
Quadro Valores Acumulados de Meses Anteriores:
INSS Empresa e Valor de Terceiros: O sistema informará automaticamente os valores acumulados, das guias das competências anteriores que não atingiram o valor mínimo para recolhimento. Este deve estar informado pelo usuário em Cadastros/ Genéricos/ Tabelas Legais, no campo Valor mínimo para emissão da GPS.
Quadro Valores a recolher na GPS (SEFIP):
Valor do INSS (campo 6 da GPS): Soma dos valores INSS Retido, FPAS, SAT, Valores Acumulados de Meses Anteriores menos os valores de Deduções.
Valor de Outras Entidades (campo 9 da GPS): Valor de Terceiros a SEST/SENAT.
ATM/Multa/Juros (campo 10 da GPS): Valor informado pelo usuário.
Total a Recolher: Totalização dos campos 6, 9 e 10.