Nesta rotina é possível emitir o Balanço Patrimonial – Comparativo, conforme orientações da NBC T 19.41, ítem 3.14, aprovada pela Resolução CFC nº 1255/09. Ao emitir o relatório é possível informar Mês/Ano distintos, para que os valores de ambos os períodos sejam gerados no mesmo relatório.
➢ | Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12) |
➢ | Exercício: Informe o ano mais recente que será usado para comparação dos valores. Exemplo: 2011. |
➢ | Mês/Ano 1: Sugerido automaticamente pelo sistema, com o último mês do exercício informado. Permite alteração. Exemplo: 12/2011. |
➢ | Mês/Ano 2: Sugerido automaticamente pelo sistema, com o último mês do ano anterior ao exercício informado. Permite alteração. Exemplo: 12/2010. |
➢ | Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento. |
➢ | Data de emissão: Preenchimento automático com a data do dia corrente. Permite alteração. |
➢ | Data de Encerramento: Preenchimento automático com o último dia do Mês/Ano mais recente, informado para emissão do relatório. Permite alteração. |
➢ | Índice para cálculo: Os valores do Balanço Patrimonial serão divididos pelo índice informado. |
➢ | Opções do relatório: |
Oficial |
Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balanço tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
Listar dados para assinatura |
Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
Saltar linha na quebra de grau |
Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2). |
Listar CNPJ |
Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. |
Listar termo de responsabilidade |
Com esta opção marcada, é impresso no final do relatório um texto que refere-se ao termo de responsabilidade. |
Contas com saldo zero |
Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções: Listar somente sintéticas, que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero e Listar sintéticas e analíticas que emitirá todas as contas com saldos zerados. Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado. |
➢ | No quadro Consolidação, selecione a opção desejada. |
➢ | Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura". Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento). |