É um dos relatórios mais importantes do sistema e deverá ser emitido após terem sido efetuados todos os lançamentos, inclusive a transferência de resultados. Entretanto. poderá ser emitido a qualquer tempo, para conferência dos valores lançados.
A diferença entre o modelo 2 e o modelo normal é forma de totalização das contas e seus grupos. No Balanço Patrimonial os resultados são alinhados em uma única coluna, enquanto no modelo 2 cada grupo de contas é totalizado em uma coluna.
➢ | Estabelecimento: Selecione o estabelecimento. (F12) |
➢ | Mês/Ano: Informe a data no formato MM/AAAA. |
➢ | Grau: Este campo é preenchido automaticamente com o grau padrão definido nos parâmetros da empresa, podendo ser alterado na emissão, se necessário. Quanto maior o grau, maior o nível de detalhamento. |
➢ | Data de emissão: Informe a data de emissão do relatório. |
➢ | Data de Encerramento: Informe a data do fechamento do balanço. |
➢ | índice para cálculo: Os valores do Balanço Patrimonial serão divididos pelo índice informado. |
➢ | Opções do relatório: |
Oficial |
Utilizado na emissão dos livros oficiais para registro. Esta opção faz com que o Balanço tome a sequência numérica do Diário. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
Listar dados para assinatura |
Marcado esta opção, as assinaturas serão impressas no relatório mesmo não marcando a opção Oficial e independente de consolidação. Com esta opção marcada será habilitado o botão "Responsáveis" para selecionar outros responsáveis para assinatura, se necessário. |
Saltar linha na quebra de grau |
Será inserida uma linha em branco entre dois graus diferentes (Ex: final do grau 1 e começo do grau 2). |
Listar CNPJ |
Marcando a opção, será impresso o CNPJ do estabelecimento no cabeçalho do relatório. Se consolidado por estabelecimento, será o CNPJ do estabelecimento selecionado na tela. Se consolidado por empresa, será o CNPJ da matriz. |
Balanço Inicial conforme MP 449 |
Impressão do relatório com data no primeiro dia do Mês. |
Listar termo de responsabilidade |
Com esta opção marcada, é impresso no final do relatório um texto que refere-se ao termo de responsabilidade. |
Contas com saldo zero |
Marcando esta opção serão habilitadas automaticamente outras duas opções: Listar somente sintéticas, que emitirá o relatório demonstrando as contas sintéticas com saldo zero e Listar sintéticas e analíticas que emitirá todas as contas com saldos zerados. Se não estiver marcada esta opção, não lista no relatório nenhuma conta com saldo zerado. |
8. | No quadro Consolidação, selecione a opção desejada. |
9. | Responsáveis: Este botão será habilitado se marcada a opção "Oficial" ou "Listar dados para assinatura". |
Neste tela podem ser selecionados outros responsáveis para assinatura do relatório, além do Representante e do Contador (responsável vinculado ao cadastro do Estabelecimento".
Esta opção atende a MP 449/2008, que trouxe diversas alterações na estrutura das demonstrações contábeis das SA’s, entre elas a exigência de assinatura de todos os sócios nas demonstrações a serem submetidas a arquivamento.