Para as empresas obrigadas a iniciar a entrega oficial, após realizar os testes, é necessário parametrizar a empresa para fazer o envio oficial no ambiente de produção, conforme o prazo legal do faseamento.
É necessário primeiro fazer o envio da carga inicial do empregador e tabelas e depois, conforme os prazos do faseamento, deverá ser realizado o envio da carga inicial dos trabalhadores.
O envio das cargas iniciais corre em um processo semelhante ao executado no ambiente de testes.
Porém, uma vez iniciado o processo oficial, não há mais como voltar a trás e, a partir da carga inicial finalizada com sucesso, as alterações ou novas inclusões realizadas nos cadastros também serão enviadas ao eSocial, automaticamente, em um ciclo de atualização de dados. Os cadastros no eSocial serão um espelho dos cadastros no sistema.
DICA: Execute primeiro a geração no ambiente de testes, logo no início do prazo (conforme faseamento). Após corrigidos todos os possíveis problemas encontrados, determine um dia para enviar a carga inicial no ambiente oficial. Se prepare para isso, pois levará um tempo para ser concluído e você precisará aguardar a conclusão do processo, com sucesso, para continuar os trabalhos na empresa. Não deixe para a última hora.
ATENÇÃO:
Para a correta geração dos arquivos e alteração nos controles para que estes arquivos possam ser enviados ao eSocial, é imprescindível que seja executado sem interrupções. Desta forma, durante a geração o processo não deve ser interrompido, fechando o sistema. Se isso ocorrer, tudo precisará ser iniciado novamente.
Se isto ocorre, ao acessar novamente a rotina de geração da carga inicial, o sistema emitirá um alerta de que os arquivos não foram gerados de forma completa, fará a exclusão dos registros nas tabelas e permitirá que o processo seja iniciado novamente.
A geração da carga inicial pode ser um pouco demorada, dependendo da quantidade de arquivos, do processador da máquina, etc. É necessário aguardar a finalização para que o processo ocorra corretamente.
DICA: O cadastro de eventos tende a ser o mais demorado, pois é gerado um arquivo para cada evento e, todos eles são gerados para todas as empresas. Cabe aqui uma análise no cadastro dos eventos, verificando aqueles eventos que não são mais utilizados, deixando-os como inativos. Os cadastros inativos não são gerados ao eSocial. Desta forma, diminui a quantidade de cadastros e consequentemente o tempo de geração/ envio e recebimento dos retornos.
Verifique aqui os detalhes para executar o envio em produção.