Nesta rotina é possível recuperar o número do recibo de um evento de tabela já enviado com sucesso ao eSocial, mas que por motivo de falha na comunicação entre o sistema e o webservice do eSocial, impediu a correta gravação deste recibo no sistema.
Neste cenário, o arquivo é enviado e recepcionado com sucesso no eSocial, porém, o sistema não consegue receber o retorno e consequentemente gravar o recibo. Isso pode ocorrer por falha de comunicação, como por exemplo, se houver instabilidade da internet. Com isso, o sistema tenta reenviar o arquivo, gerando o erro “537- Já existe no sistema registro com mesmo código de identificação (chave) em período de vigência conflitante com o período informado no registro atual.”.
Para solucionar, é preciso acesso o portal do eSocial (Módulo Web), consultando o respectivo cadastro, que retornou com erro de duplicidade.
Por exemplo, se o problema ocorre no cadastro do empregador (S-1000), é necessário acessar o Portal Web, acessar o cadastro do empregador e na tela do cadastro, na parte inferior, localizar os campos:
• | Identificador do Evento |
• | Versão do Processo |
Na tela da carga, para o arquivo com erro, clicar no ícone de ação .
Por ser este código de erro, abrirá uma tela específica onde devem ser informados os dados visualizados no Portal Web.
Ao clicar no OK, o sistema irá gerar novamente o arquivo, exatamente com os mesmos dados do arquivo recepcionado anteriormente, e com isso, conseguirá recuperar o número do recibo gerado pelo eSocial.
Este procedimento pode ser utilizado para qualquer arquivo de tabela, em que ocorra o mesmo cenário, consultando no Portal Web os dados do referido cadastro.