Esta rotina tem a finalidade de registrar todas as informações necessárias para a inclusão de Notas Fiscais de Entrada . Ela antecede a emissão da Nota Fiscal e permite possíveis alterações nas informações, uma vez que, depois de emitida, a Nota Fiscal não poderá sofrer alterações do seu conteúdo.
Importante:
Quando o fornecedor não enviar a Nota Fiscal de Entrada depois de efetuada uma compra, é necessário cadastrar a Nota Fiscal de Entrada no sistema e transmitir essas informações para a Receita Federal. Para que isto ocorra é necessário que seja utilizado no Módulo Compras, um Tipo Global que esteja devidamente configurado para o controle sequencial das Notas Fiscais de Saída. Ao utiliza-lo, o sistema irá desabilitar os campos Número e Série das Notas Fiscais de Entrada e irá buscar essas informações das Notas Fiscais de Saída, assim ao finalizar a Nota Fiscal de Entrada, essas informações serão disponibilizadas automaticamente na tela de Manutenção de Notas Fiscais Eletrônicas, em Vendas e Faturamento/ Módulos/ Faturamento/ NFe(Sefaz)/ Transmissão. Para os fornecedores que enviam a Nota Fiscal de Entrada quando realizada uma compra, é necessário utilizar um outro Tipo Global que não esteja configurado para o controle sequencial das Notas Fiscais de Saída, assim o sistema irá habilitar os campos Número e Série, para registro da Nota Fiscal de Entrada.
Estabelecimento: Campo desabilitado e de preenchimento automático com o nome da empresa usuária do sistema.
Importante:
A respeito do benefício SUFRAMA, a regra para a rotina de Inclusão da Nota Fiscal de Entrada é que o sistema calcule o desconto conforme a parametrização feita no cadastro do município de entrega da empresa matriz-filial, usuária do sistema.
Portanto, se no cadastro do município da empresa matriz-filial, usuária do sistema, estiver informado o Código da SUFRAMA e marcada a opção Aplicar Desconto, o sistema calculará o desconto com base no ICMS e o deduzirá do valor total na Nota Fiscal. Caso esteja informado somente o Código da SUFRAMA e desmarcada a opção Aplicar Desconto, o sistema calculará o ICMS normal e, dessa forma, não aplicará o desconto SUFRAMA.
Número: Campo desabilitado, cujo número é sequencial e sugerido pelo sistema no momento da gravação da inclusão da Nota Fiscal, ou seja, o registro das informações necessárias para a sua emissão.
Tipo: Selecione o Tipo Global. O sistema sugere como padrão o tipo Fatura, mas permite alteração.
Tipo de Lançamento: Utilize a tecla PageDown para selecionar um Tipo de Lançamento. O sistema somente apresentará o tipo de lançamento se houver um tipo global devidamente cadastrado.
Nota Fiscal: Informe o número da Nota Fiscal de Entrada.
Serie: Informe a serie da Nota Fiscal.
Fornecedor: Informe a empresa da qual está sendo efetuada a Compra. Para pesquisar utilize a tecla PageDown
Pedido do Fornecedor: Campo alfanumérico de preenchimento opcional, utilizado para vincular o número, ou outras informações, do pedido emitido pelo fornecedor, apenas como forma de controle.
Importante:
Através do tipo de lançamento será definido se a Nota Fiscal simplesmente é de entrada, ou Complementar, Devolução ou Importação. A cada tipo de lançamento selecionado será habilitado os campos necessários para a execução do processo. Os campos que não forem utilizados neste processo ficarão desabilitados.
Projeto: Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar um projeto que deverá estar previamente cadastrado na rotina Cadastro\Genéricos\Projetos. O preenchimento deste campo é opcional.
Natureza de Operação: O sistema preenche este campo de acordo com a natureza de operação informada no cadastro de tipos de lançamentos, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar uma natureza de operação.
Moeda: O campo será preenchido automaticamente com a moeda informada no cadastro da empresa, na rotina Utilitários\Configurações\Sistema, na aba Sistema, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar outra opção.
Cond. Pagto: O sistema preenche este campo com a condição de pagamento informada no cadastro da empresa, na rotina Cadastro\Gerais\Empresas, na aba Específicos, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar outra opção.
Centro de Custo: Campo habilitado quando, na rotina Cadastro\Configuração de Compras, na aba Compras-Itens, a opção de Controlar Centro de Custo em Compras estiver marcada. Utilize a tecla PageDown para a pesquisa e seleção de um centro de custo.
Banco: O campo será preenchido de acordo com o banco informado no cadastro da empresa, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar outro Banco, que deverá estar previamente cadastrado no Módulo Financeiro em Cadastros\Banco\Caixa.
Conta Financeira: O número da conta será preenchido automaticamente de acordo com a conta financeira informada no cadastro da empresa, na rotina Cadastro\Gerais\Empresas, na aba Específicos, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar outra opção.
Operação Contábil: Campo de preenchimento obrigatório quando, na rotina Cadastro\Configurações Gerais, na aba Integração, a opção Utiliza Integração Contábil estiver marcada. Utilize a tecla PageDown para pesquisa e seleção das operações cadastradas. Esta informação será utilizada na integração contábil com o Cordilheira Sistema Contábil. Poderá ser alterada no lançamento contábil, se necessário.
Tipo de Compra: Selecione uma das opções de tipo de compra. Esta informação influenciará no preço do produto.
Destinação: Selecione uma das opções de destinação. Esta informação influenciará no valor dos impostos.
Chave Acesso: Campo utilizado nos casos de pré-nota de devolução, para inserir o número da chave de acesso da nota enviada pelo cliente devolvendo a mercadoria.
Obs.: Este campo é validado apenas para o tamanho da chave de acesso (quantidade de números).
Data: Campo desabilitado e de preenchimento automático. Registra a data atual no momento da gravação de uma nova inclusão.
Hora: Campo desabilitado e de preenchimento automático. Registra a hora no momento da gravação de uma nova inclusão.
Usuário: Campo desabilitado e de preenchimento automático. Registra o usuário, através do login no sistema, no momento da gravação de uma nova inclusão.
Data de Emissão: Campo de preenchimento automático com a data atual, mas permite alteração.
Data de Entrada: Informe a data de entrada para a Nota Fiscal. Este campo é de preenchimento automático com a data de emissão da nota, mas permite alteração pois a Nota Fiscal pode ser lançada em uma data e ser emitida em outra. O campo é de preenchimento obrigatório e tem como umas das funções principais, servir de base para compor a data da duplicata no Fox Financeiro.
Impostos: a opção de Cálculo Automático, aparecerá nesta tela apenas quando o usuário selecionar um tipo de lançamento de importação e, por padrão do sistema, estará desmarcada, o que possibilita ao usuário informar manualmente os impostos da Nota Fiscal de importação, na tela de digitação de itens, no botão Impostos, cujos valores serão considerados pelo sistema na totalização da Nota Fiscal. Caso a opção de cálculo automático esteja marcada, o sistema realizará os cálculos dos impostos conforme a parametrização do sistema.
Proveniente de Produtor Rural: Esta opção deve ser marcada para emissão de nota fiscal de entrada (contra nota) na aquisição de produtos provenientes de produtor rural. Ao marcar esta opção os seguintes campos serão habilitados para preenchimento com informações da nota fiscal emitida pelo produtor:
Nota Fiscal: Informe o número da Nota Fiscal.
Série: Informe a série da Nota Fiscal.
Modelo: Informe o modelo da Nota Fiscal.
OBS.: Somente os modelos 1 e 4 serão aceitos para emissão de contra nota.
Dt. Emissão: Informe a data de emissão da Nota Fiscal.
Chave Acesso CT-e: Para atender a versão 4.0 da NF-e foi criado este campo para que seja possível informar a Chave de acesso do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) quando o transporte dos produtos for realizado por uma Transportadora.
No cadastro de Notas Fiscais de Entradas, no rodapé da tela de registro, estão disponíveis para operação e consulta os seguinte Botões:
Configuração para lançamento de Notas Fiscais de Crédito de ICMS:
Para realizar o lançamento de notas fiscais de crédito de ICMS, é necessário fazer as seguintes configurações para a inclusão da nota:
• Inserir no cadastro de “Tipos de Lançamento”: Um registro contendo o tipo NF de Crédito de ICMS de Compra.
• Inserir no cadastro do produto um item com a descrição por exemplo “Crédito de ICMS”.
Ao incluir o item na Nota Fiscal, deverá preencher os seguintes campos
• A Situação Tributária do item deverá possuir o valor “0-90”.
• As CFOPs aceitas para este tipo de lançamento são 1.604, 1.949 e 2.949
• Os campos “Quantidade”, “Valor Unitário” e “Percentual de desconto” não deverão possuir valor, por este motivo os campos foram desabilitados.
• Nos valores de Impostos, deverá ser informado o valor da Base ICMS, Valor ICMS e obrigatoriamente a Alíquota de 100%.
• Deverá somente ser lançado um item nesta nota.
Ao visualizar a Nota Fiscal, o sistema irá preencher automaticamente o valor de base ICMS e valor ICMS no cabeçalho da nota fiscal.
Importante:
O campo Total Nota Fiscal deve ser preenchido com o mesmo Valor do ICMS.
Botões:
Novo: Apresenta a tela de cadastro vazia para o preenchimento de um novo cadastro.
Gravar: Grava o registro de inclusão de Notas Fiscais de Entrada, mas não finaliza a geração da Nota Fiscal.
Excluir: Permite a exclusão da Nota Fiscal de Entrada, antes da mesma ser finalizada.
Cancelar: Cancela as informações do registro antes de gravar.
Pesquisar: Pesquisa todos os registros de inclusão de Nota Fiscal de Entrada não finalizados.
Visualizar: Apresenta um espelho da Nota Fiscal de Entrada.
Finalizar: Finaliza o processo da geração da Pré-Nota Fiscal de Entrada.
Ajuda: Abre o arquivo de Ajuda correspondente a esta rotina.
Sair: Fecha a tela de Inclusão de Nota Fiscal de Entrada.