Esta rotina gera duplicatas através da tela de títulos e tem por objetivo agilizar o procedimento dos parcelamentos nas Contas Fixas, possibilitando ao usuário informar quantas parcelas terá determinado título, ou seja, o usuário define quantas parcelas e o valor da cada parcela que o sistema cria automaticamente, evitando que sejam lançadas uma a uma das parcelas, o que possibilitaria erros de digitação além do dispêndio de tempo para tal processo.
Código: Codificação automática do sistema.
Descrição: Atribua uma descrição para o lançamento que servirá de identificação.
Guia Nota Fiscal
Número: Informe o número da nota fiscal.
Tipo: Selecione o tipo do título para o lançamento. Será sugerido o tipo Fatura por ser padrão do sistema, porém permite alterar o tipo selecionando-o na pesquisa.
Empresa: Pressione Page Down para pesquisa e seleção.
Valor Parcela: Informe o valor para cada parcela.
Emissão: O sistema sugere a data atual mas permite alteração.
Parcelas: Informe o número de parcelas.
Guia Duplicatas:
Data de vencimento: O sistema sugere 30 mas permite alterar.
Banco: Pressione Page Down para pesquisa e seleção.
Conta: Pressione Page Down para pesquisa e seleção.
Centro Custo: Este campo será habilitado e deverá obrigatoriamente ser preenchido se a empresa estiver configurada para controlar Centro de Custo, em Cadastros/Configuração Geral/Duplicatas e Contas.
Se no cadastro da nota fiscal foi especificado o centro de custo, este será transportado automaticamente para os títulos. Caso contrário, pressione a tecla PageDown sobre o campo para que todos os centros de custos cadastrados sejam relacionados para seleção.
Operação Contábil: Informe a operação contábil correspondente a este título. Este campo será habilitado e obrigatório se marcada a opção Utiliza Integração Contábil em Cadastro/Configuração Geral/Geral e a informação será utilizada na integração contábil com o Cordilheira Sistema Contábil. (Page Down)
Moeda: Informe a moeda que deseja controlar o título (Dólar, Euro, etc). (Page Down)
Os cadastros de moedas estão disponíveis em Cadastros/Índices/Moedas e Cadastros/Índices/Cotações, sendo que neste último são registradas as variações cambiais.
Regra Exceção: Marque se deseja Antecipar ou Prorrogar o pagamento caso o vencimento não seja dia útil.
Botão Rateio: Este botão será habilitado somente se estiver marcada a opção Controlar Centro de Custo em Cadastros/Configuração Geral/Duplicatas e Contas. Rateia a partir de uma receita ou despesa e gera os lançamentos, em valor ou em percentual, nos centros de custos ou contas diferentes.
Guia Financeiro:
Serão listados os títulos para pesquisa e seleção.
Botão Gravar: O código do título será gerado somente no momento de salvar o registro.
Botão Calcular: Gera os títulos de acordo com as informações inseridas.
Botão Excluir: Será possível excluir o registro somente se não existir duplicatas geradas.
Botão Excluir Duplicatas: Será possível excluir as duplicatas somente se não existirem registros baixados, caso existam baixas será preciso excluir a baixa e a duplicata, nesta ordem, pela rotina de Geração de Títulos, pois não é possível excluir na tela de duplicatas por terem sido geradas pela tela de Títulos.