Lançamentos a Receber ou Recebidos

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Lançamentos a Receber ou Recebidos

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Permite o cadastro dos lançamentos extras, ou seja, os que não foram originados pelo Faturamento. Para facilitar, nos casos de lançamentos com vários vencimentos, sugere-se que seja utilizada a rotina de "Contas Fixas/Previsão" em Módulos/Contas a Receber/Contas fixas/Previsão. No momento do recebimento/concretização da previsão, serão permitidas alterações nos dados caso seja necessário.

Emita o relatório de Controle Financeiro, em Relatórios/Controle Financeiro, guia Analítico, para conferência dos lançamentos realizados.

Importante:

Não serão permitidas alterações nas movimentações caso o período esteja com o Movimento Conferido.


Guia Dados Gerais

Quadro Lançamentos:

Código: Número sequencial sugerido pelo sistema, mas permite alteração.

 

Tipo: Selecione o tipo do lançamento, sendo 'Fatura' o tipo padrão do sistema. Outros tipos podem ser selecionados desde que estejam previamente cadastrados em Cadastros/ Genéricos/ Tipos Globais.

Parcela: Informe o número da parcela do lançamento.

Nr. Sequencial: Número sequencial controlado pelo sistema. Será preenchido após a geração dos boletos, onde o número faz referência a seqüencia de números do campo "Nosso Número".

Empresa: Selecione a empresa pressionando a tecla PageDown sobre o campo.

Descrição: Atribua uma descrição para o lançamento. Esta servirá de identificação na emissão de alguns relatórios.


Quadro Controles:

Importante:

Os campos Banco, Conta, Centro de Custo e Operação Contábil, caso estejam habilitados, serão de preenchimento obrigatório.

Forma de Pagamento: Informe a forma de pagamento, que poderá ser utilizada como filtros nos relatórios financeiros. Se no cadastro da Forma de Pagamento existir algum valor de despesa financeira, o sistema irá lançar esse valor no campo Acréscimo das Duplicatas e Lançamentos.

Banco: Informe o banco.

Conta: Informe a conta financeira.

Importante:

A informação destes campos possibilita obter uma relação dos lançamentos à receber/recebidos por banco e conta, no módulo Financeiro, em Relatório/ Duplicatas e Lançamentos.

Centro de Custo: Este campo será exibido e deverá obrigatoriamente ser preenchido somente se a empresa estiver configurada para controlar Centro de Custo. Verifique o menu Configuração, Duplicatas e Contas. Pressione a tecla PageDown sobre o campo para que todos os centros de custos cadastrados sejam relacionados.

Operação Contábil: Informe a operação contábil correspondente a este lançamento. Esta informação será utilizada na integração contábil com o Cordilheira Sistema Contábil. Utilize a tecla PageDown para seleção das operações. Esta opção somente estará habilitada se em Cadastros/ Configurações gerais na aba Integração, estiver marcada a opção "Utiliza Operação Contábil".

Situação: Selecione a situação do lançamento.

Controle: Este campo não possui preenchimento obrigatório. No entanto, pode ser especificado com uma informação de controle interno da empresa, permitindo a emissão de relatórios, como por exemplo no módulo Financeiro, em Relatório/ Duplicatas e Lançamentos, com base na informação deste campo.

Botão Rateio: Este botão será habilitado somente se estiver marcada a opção "Controlar Centro de Custo", em Cadastros/ Configuração Geral, guia Aplicações Financeiras. Possibilita efetuar o rateio de uma determinada receita ou despesa, efetuando lançamentos em valor ou em percentual, em centros de custos ou contas diferentes.

Importante:

Para efetuar o rateio, primeiro preencha o campo valor original e as datas emissão, vencimento, liberação. Informe em seguida a conta, o centro de custo, e o valor ou percentual para o lançamento. Clicando em adicionar serão listados os lançamentos a serem efetuados para a conta/centro de custo. Depois pressione o botão rateio para concluir. Após a mensagem "Rateio Concluído" o sistema vai gerar lançamentos sequenciais dentro desta rotina.

Conciliado: Esta opção possibilita ao usuário marcar os lançamentos que foram conciliados.

Exemplo: Um cheque emitido para um fornecedor onde o mesmo não descontou o cheque. Neste caso este lançamento não está conciliado e poderá ser emitido relatórios com este filtro para saber, por exemplo, dentro do extrato bancário o saldo conciliado de um determinado banco.


Quadro Valores:

Moeda: Este campo só deve ser preenchido se o usuário deseja controlar o lançamento em outra moeda (Dólar, Euro, etc). Os cadastros de moedas são: Cadastros/ Índices/ Moedas, e Cadastros/ Índices/ Cotações, onde neste último são registradas as variações cambiais.

 

Valor original: Informe o valor original do lançamento.

 

Acréscimo: Informe o valor de acréscimo (juros/multas).

 

Abatimento: Informe o valor dos descontos.

Soma dos Valores/Total: Totaliza automaticamente os valores informados acima.

 


Quadro Datas:

Emissão: Informe a data de emissão do lançamento.

Vencimento: Informe a data de vencimento.

Pagamento: Informe a data do pagamento:

Liberação: Informe a data da liberação.

Importante:

Caso o recebimento do lançamento seja posterior a data de vencimento, o sistema exibirá um alerta que a conta está sendo recebida com atraso e permitirá que seja informado um acréscimo ou multa sobre o valor do lançamento. Este acréscimo não é obrigatório.


Quadro Baixas:

Op. Contábil: Informe a operação contábil de baixa do lançamento.

Este campo somente estará habilitado se estiver marcada a opção "Utiliza Operação Contábil", em Cadastros/ Configurações Gerais, na aba Integração.

Usuário: Preenchimento automático. O sistema registra o usuário que cadastrou ou alterou este cadastro.

 


Guia Adicionais

Quadro Observações:

Utilize para informar detalhes referente ao lançamento que está sendo registrado.

 


 

Quadro Multa, Juro e Desconto:

Percentual de Multa: Informe o percentual definido para cálculo da multa.

Valor da Multa: Informe o valor referente multa.

Percentual de Mora: Informe o percentual definido para cálculo de mora.

Valor Mora Diária: Informe o valor da mora diária

Valor para Desconto por Pontualidade: Informe o valor para desconto em caso de pagamento antecipado.


 

Quadro Dados Adicionais:

Os campos Cidade e Estado são preenchidos pelo sistema com as informações do cadastro da empresa usuária do sistema (tipo matriz/filial).

 


Guia Outros

Quadro Origem do Cheque:

As informações inseridas neste quadro são referentes ao cadastro do cheque do cliente.

Banco: Informe o código do banco.

Agência: Informe o número da agência correspondente ao banco informado.

Conta Corrente: Informe o número da conta corrente.

Correntista: Informe o nome do correntista.

 


Linha Digitável: Grava o número do boleto.

Nosso Número: Número sequencial controlado pelo sistema. Será preenchido após a geração de boletos.

Carteira: Grava o número da carteira de cobrança que o cliente utiliza para os lançamentos a receber.

 


Quadro Endereço de Cobrança:

Neste quadro é necessário informar apenas o Código, e os demais campos CEP, Cidade, UF, Endereço, Bairro serão preenchidos automaticamente. Utilize a tecla PageDown para busca e seleção dos endereços de cobrança informados no cadastro de empresas na guia Outras Informações. Quando não houver nenhum endereço informado nesta guia, o sistema irá apresentar o endereço constante na guia principais do cadastro de empresas.

Esses dados de endereço de cobrança são de uso da rotina de Cobrança Bancária que encontra-se em Módulos/ Sistema Cobrança Bancária - Novo/ Recebimento/ Emissão de boleto, e Módulos/ Sistema Cobrança Bancária - Novo/ Recebimento/ Emissão de remessa.