Duplicatas a Receber ou Recebidas

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Duplicatas a Receber ou Recebidas

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Permite visualizar as duplicatas a receber ou recebidas que foram integradas pela digitação de Notas Fiscais no módulo Vendas e Faturamento. Os campos são alimentados automaticamente quando uma Nota Fiscal de Venda é cadastrada. É permitida a inclusão de dados quando não utilizado o módulo Vendas e Faturamento.

Emita o relatório de Controle Financeiro, em Relatórios/ Controle Financeiro, guia Analítico, para conferência das duplicatas.

Importante:

Não serão permitidas alterações nas movimentações caso o período esteja com o Movimento Conferido.


Guia Dados Gerais

Importante:

Os campos da guia Dados Gerais são preenchidos automaticamente de acordo com a Nota Fiscal cadastrada no Módulo Vendas e Faturamento, mas permite a digitação para os clientes que não possuem o Módulo de Vendas e Faturamento, e desejam registrar os dados financeiros da Nota Fiscal. Os campos abaixo serão explicados levando em consideração que a Nota Fiscal será preenchida apenas no Módulo Financeiro, ou seja, não foi cadastrada no Módulo Vendas e Faturamento.

Quadro Duplicatas:

Nota: Informe o número da Nota Fiscal.

 

Tipo: Selecione o tipo da duplicata, sendo 'Fatura' o tipo padrão do sistema. Outros tipos podem ser selecionados desde que estejam previamente cadastrados em Cadastros/ Genéricos/ Tipos Globais.

Parcela: Este campo será preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no cadastro da empresa, em Cadastros/ Gerais/ Empresas/ Específicos, entretanto pode ser alterado pelo usuário.

Nr. Seqüencial: Número seqüencial controlado pelo sistema. Será preenchido após a geração dos boletos, onde o número faz referência a seqüencia de números do campo "Nosso Número".

Empresa: Selecione a empresa pressionando a tecla PageDown sobre o campo.

Descrição: Atribua uma descrição para a duplicata, que servirá de identificação na emissão de alguns relatórios.


Quadro Controles:

Importante:

Os campos Banco, Conta, Centro de Custo e Operação Contábil, caso esteja habilitado, é de preenchimento obrigatório.

Forma de Pagamento: Informe a forma de pagamento, que poderá ser utilizada como filtros nos relatórios financeiros. Se no cadastro da Forma de Pagamento existir algum valor de despesa financeira, o sistema irá lançar esse valor no campo Acréscimo das Duplicatas e Lançamentos.

Banco: Informe o banco.

Conta: Informe a conta financeira.

Importante:

A informação destes campos possibilita obter uma relação das duplicatas à receber/recebidos por banco e conta, no módulo Financeiro, em Relatório/ Duplicatas e Lançamentos.

Centro de Custo: Este campo será exibido e deverá obrigatoriamente ser preenchido somente se a empresa estiver configurada para controlar Centro de Custo. Verifique o menu Configuração, Duplicatas e Contas. Pressione a tecla PageDown sobre o campo para que todos os centros de custos cadastrados sejam relacionados.

Operação Contábil: Informe a operação contábil correspondente a esta duplicata. Esta informação será utilizada na integração contábil com o Cordilheira Sistema Contábil. Utilize a tecla PageDown para seleção das operações. Esta opção somente estará habilitada se em Cadastros/ Configurações gerais na aba Integração, estiver marcada a opção "Utiliza Operação Contábil".

Situação: Selecione a situação da duplicata.

Controle: Este campo não possui preenchimento obrigatório. No entanto, pode ser especificado com uma informação de controle interno da empresa, permitindo a emissão de relatórios, como por exemplo no módulo Financeiro, em Relatório/ Duplicatas e Lançamentos, com base na informação deste campo.

Botão Rateio: Este botão será habilitado somente se estiver marcada a opção "Controlar Centro de Custo", em Cadastros/ Configuração Geral, guia Aplicações Financeiras. Ele possibilita efetuar o rateio de uma determinada receita ou despesa, efetuando duplicatas em valor ou em percentual, em centros de custos ou contas diferentes.

Importante:

Para efetuar o rateio, primeiro preencha o campo valor original e as datas emissão, vencimento, liberação. Informe em seguida a conta, o centro de custo, e o valor ou percentual para a duplicata. Clicando em adicionar serão listadas as duplicatas a serem efetuadas para a conta/centro de custo. Depois pressione o botão rateio para concluir. Após a mensagem "Rateio Concluído" o sistema irá gerar  duplicatas e diferenciá-los pelo número da parcela.

Conciliado: Esta opção possibilita ao usuário marcar as duplicatas que foram conciliadas.

Exemplo: Um cheque emitido para um fornecedor onde o mesmo não descontou o cheque. Neste caso esta duplicata não está conciliada e poderá ser emitido relatórios com este filtro para saber, por exemplo, dentro do extrato bancário o saldo conciliado de um determinado banco.


 

Quadro Valores:

Moeda: Este campo só deve ser preenchido se o usuário deseja controlar a duplicata em outra moeda (Dólar, Euro, etc). Os cadastros de moedas são: Cadastros/ Índices/ Moedas e Cadastros/ Índices/ Cotações, onde neste último são registradas as variações cambiais.

Valor Original: Informe o valor original da duplicata. Não serão permitidas alterações neste campo quando a duplicata for originada de uma Nota Fiscal. As alterações deverão ser realizadas na sua origem, ou seja, no cadastro da Nota Fiscal no módulo Vendas.

 

Acréscimo: Informe o valor de acréscimo (juros/multas).

 

Abatimento: Informe o valor dos descontos.

Soma dos Valores/Total: Totaliza automaticamente os valores informados acima.

 


Quadro Datas:

Emissão: Informe a data de emissão da duplicata.

Vencimento: Informe a data de vencimento.

Pagamento: Informe a data do pagamento:

Liberação: Informe a data da liberação, sendo que não pode ser inferior a data do pagamento. Esta data refere-se efetivamente a data de disponibilidade do dinheiro recebido no controle financeiro. Geralmente utiliza-se o preenchimento do campo de data de liberação com 2 dias a mais da data de pagamento, sendo estipulada a regra de acordo com os procedimento do Departamento Financeiro.

Importante:

Caso o recebimento da duplicata seja posterior a data de vencimento, o sistema exibirá um alerta que a conta está sendo recebida com atraso e permitirá que seja informado um acréscimo ou multa sobre o valor da duplicata. Este acréscimo não é obrigatório.


Quadro Baixas:

Op. Contábil: Informe a operação contábil de baixa da duplicata.

Este campo somente estará habilitado se estiver marcada a opção "Utiliza Operação Contábil", em Cadastros/ Configurações Gerais, na aba Integração.

Usuário: Preenchimento automático. O sistema registra o usuário que cadastrou ou alterou este cadastro.

 


 

Guia Adicionais

Quadro Observações:

Utilize para informar detalhes referente a duplicata que está sendo registrada.

 


Quadro Multa, Juro e Desconto:

Percentual de Multa: Informe o percentual definido para cálculo da multa.

Valor da Multa: Informe o valor referente multa.

Percentual de Mora: Informe o percentual definido para cálculo de mora.

Valor Mora Diária: Informe o valor da mora diária

Valor para Desconto por Pontualidade: Informe o valor para desconto em caso de pagamento antecipado.

 


 

Quadro Dados Adicionais:

Os campos Cidade e Estado são preenchidos pelo sistema com as informações do cadastro da empresa usuária do sistema (tipo matriz/filial).

 


Guia Outros

Quadro Origem do Cheque:

As informações inseridas neste quadro são referentes ao cadastro do cheque do cliente.

Banco: Informe o código do banco.

Agência: Informe o número da agência correspondente ao banco informado.

Conta Corrente: Informe o número da conta corrente.

Correntista: Informe o nome do correntista.

 


Linha Digitável: Grava o número do boleto.

Nosso Número: Número seqüencial controlado pelo sistema. Será preenchido após a geração de boletos.

Carteira: Grava o número da carteira de cobrança que o cliente utiliza para as duplicatas a receber.

 


Quadro Endereço de Cobrança:

Este quadro será preenchido automaticamente quando as duplicatas forem originadas de uma Nota Fiscal, caso contrário é necessário informar apenas o Código, e os demais campos CEP, Cidade, UF, Endereço, Bairro serão preenchidos automaticamente. Utilize a tecla PageDown para busca e seleção dos endereços de cobrança informados no cadastro de empresas na guia Outras Informações. Quando não houver nenhum endereço informado nesta guia, o sistema irá apresentar o endereço constante na guia principais do cadastro de empresas.

Os dados do quadro de endereço de cobrança são de uso da rotina de Cobrança Bancária que encontra-se em Módulos/ Sistema Cobrança Bancária - Novo/ Recebimento/ Emissão de boleto, e Módulos/ Sistema Cobrança Bancária - Novo/ Recebimento/ Emissão de remessa.