Visualizar a Inclusão da Nota Fiscal de Saída

Navegação:  FOX Gerenciador de Sistemas > Sistemas > FOX Vendas e Faturamento > Módulos > Faturamento > Inclusão da Nota Fiscal de Saída/Devolução >

Visualizar a Inclusão da Nota Fiscal de Saída

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Mostra a Pré-nota Fiscal de Saída gerada para conferência e, para notas fiscais manuais, é onde os campos de impostos totais da nota serão preenchidos.

A partir da versão 2.95a o sistema grava a informação da Classificação Fiscal (NCM) nos itens (Produtos) da Nota Fiscal, desta forma se a NCM for alterada no Cadastro do Produto por algum motivo, a mesma não será alterada na nota fiscal pois esta gravada.


 

Botões:

 

Finalizar: validará a pré-nota, se todas as informações estiverem corretas, fechará a Nota Fiscal para transmissão.

 

 Importante: O sistema fará após clicar neste botão, validações de estrutura e as informações da nota para evitar rejeições 225 (Falha de Schema).

 

 Erros na finalização da Nota Fiscal de Saída: O sistema validará a sua Nota Fiscal, antes da finalização, para ajudá-lo a não ter rejeições de Notas Fiscais pela SEFAZ.

 

Relacionado à rejeição 225 (Falha do Schema), fazem-se relevantes duas verificações; Formato do endereço da empresa destinatária da Nota Fiscal e, situações tributárias de PIS e COFINS informadas junto a forma de tributação escolhida.

 

Formato de endereço: A SEFAZ exige que os endereços usados na Nota Fiscal estejam dentro de um padrão. O formato aceito é: “Logradouro, 999” + Complemento. O logradouro de uma empresa (Rua, Avenida, Travessa, etc.) deve ser escrito apenas com letras, ruas que sejam numeradas, devem ser escritas por extenso, exemplo: “Rua 5000, 999 lote 10” deverá ser descrita da seguinte forma; Rua cinco mil, 999 lote dez.

 

Situações tributárias: São informações muito relevantes, a SEFAZ identifica primeiramente quais as situações tributárias informadas na Nota Fiscal para validar os impostos. Estas informações, são parametrizadas antes da Nota Fiscal, e não aparecem na mesma. Comumente chamadas de ST's, estes códigos vão definir para a SEFAZ se na Nota Fiscal poderá haver valores para determinado imposto, ou não. Ao confeccionar uma Nota Fiscal, é importante verificar se a ST de PIS e COFINS está alinhada com o valor de impostos, por exemplo; Para ST 01 – Operação Tributável com Alíquota Básica, é exigido que exista valor calculado para o imposto. Existem dois cadastros de onde o sistema pode buscar a ST dos impostos; Cadastro de Produto e Cadastro de Naturezas de Operação. Para corrigir, caso o sistema tenha o alertado na finalização, acesse primeiramente o Cadastro dos Produtos usados na Nota Fiscal em: Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos: Guia Impostos, quadro Situações Tributárias. Utilize a tecla PageDown nos campos, para verificar se a ST escolhida descreve corretamente seu caso de tributação. Caso o campo não esteja preenchido, verifique as Naturezas de Operação utilizadas nos itens da Nota Fiscal (CFOP) e acesse: Cadastros > Naturezas de Operação, quadro Situações Tributárias. Utilize a tecla PageDown nos campos, para verificar se a ST escolhida descreve corretamente seu caso de tributação.

 

Após verificar estes parâmetros, finalize a Nota Fiscal novamente.

 

Financeiro: Mostra o resumo das parcelas que serão geradas no módulo financeiro referentes à Nota Fiscal.

 

Adicionais: Mostrará as Observações da Nota Fiscal. Estas observações são preenchidas no botão Outros da tela de Inclusão da Nota Fiscal de Saída.

 

Ajuda: Abre o Ajuda do Sistema para a tela.

 

Sair: Sair da tela.