Diretório de Exportação: Informe a pasta onde o arquivo da FCI será gerado. O sistema exibirá sempre a última pasta utilizada (formato X:\nomedapasta onde “X” representa a unidade que o arquivo será gerado).
Quadro Exportação da FCI (filtros):
Produto: tem a função de filtrar o produto cujas informações serão demonstradas abaixo no grid. Pressione a tecla PageDown para pesquisa. Em seguida pressione o botão Consultar para exibi-lo no grid abaixo.
NCM: informe neste campo o código do NCM, todos os produtos vinculados à este código serão exibidos no grid para geração da FCI. Pressione a tecla PageDown para pesquisa. Em seguida pressione o botão Consultar para exibi-los no grid abaixo.
Grupo: informe neste campo o intervalo de grupos de produtos que serão exibidos no grid para geração da FCI. Pressione a tecla PageDown para pesquisa.
Subgrupo: informe o intervalo de subgrupos de produtos que serão exibidos no grid para geração da FCI. Pressione a tecla PageDown para pesquisa.
Mais Informações sobre a FCI clique Aqui: Convênio 38/2013
_______________________________________________________________________________________________________________
Botões:
Consultar: demonstra todas as informações do grid conforme os filtros informados. Caso não sejam informados filtros, o sistema demonstrará todos os produtos configurados para geração da FCI.
Exportar: clique neste botão para gerar a FCI no diretório/pasta configurado acima.
Quadro Seleção:
Botões:
Todas: este botão tem a função de seleção, selecionará todos os produtos listados no grid (caixa de seleção do grid).
Nenhum: clique neste botão para desmarcar os produtos listados no grid (caixa de seleção do grid).
“Variação maior que 5%”: Listará somente os produtos que possuem, na coluna % Variação, um valor maior que 5%. De acordo com a legislação quando a variação do conteúdo de importação for SUPERIOR a 5%, deverá ser enviada uma nova FCI.
Campos Grid
Produto: Serão listados os produtos acabados e/ou subconjuntos que foram configuradas para geração da FCI, respeitando os filtros do quadro Exportação.
Valor total da operação de saída: neste campo serão demonstrados os valores relativos às notas fiscais de saída interestaduais.
De acordo com a legislação o valor total da operação de saída interestadual é o valor total do bem ou da mercadoria, incluídos os tributos incidentes na operação própria do remetente.
Os valores serão calculados e demonstrados de acordo com a forma de apuração escolhida, ou seja, caso o parâmetro “Calcula Conteúdo Importação por Período (FCI)” esteja desabilitado, será calculada a média aritmética ponderada das notas fiscais emitidas nos últimos 30 dias.
Caso esteja habilitado, será calculada a média aritmética ponderada das notas fiscais emitidas conforme o período de apuração informado.
Os valores demonstrados nesta coluna são compostos pelas seguintes variáveis (sempre apresentando a média aritmética ponderada):Valor da venda unitária - Descontos + Frete e Seguro + Despesas acessórias = Valor total da operação de saída
É possível que em alguns casos o ICMS ST possa ser retirado desta apuração. Para calcular os valores sem o referido imposto, acesse Cadastro / Configuração Geral / guia Produtos, quadro Ficha de conteúdo de importação (FCI) e desmarque o parâmetro “Considera o valor do ICMS ST no valor da operação da venda para geração da FCI”.
Outro ponto é a inclusão de operações internas no cálculo. Caso exista a necessidade de incluir estas operações, marque o parâmetro “Considera operações internas na geração da FCI”, localizado em Cadastros / Configuração Geral / guia Produtos, quadro Ficha de conteúdo de importação (FCI).
Observação:
Visualize a memória do cálculo efetuado clicando no botão do “binóculo”, localizado ao lado direito da coluna Valor total da operação de saída. As notas fiscais utilizadas para o cálculo serão demonstradas em uma nova janela.
Valor da parcela importada do exterior: é o valor da importação, que corresponde ao valor da base de cálculo do ICMS incidente na operação de importação. A composição desta base de cálculo é regulamentada no art. 13, inciso V, da Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996. Os valores demonstrados nesta coluna são compostos pelas seguintes variáveis (sempre apresentando a média aritmética ponderada):
Valor de compra unitário do produto em moeda nacional + Imposto de Importação ( II ) + IPI + Despesas Aduaneiras + PIS / COFINS + Imposto sobre operações de câmbio (IOF) x Quantidade de composição do componente no produto acabado = Valor da parcela importada do exterior
Note que após somar os impostos e despesas ao valor de compra do produto, é feita uma multiplicação do resultado pela quantidade de composição que este produto representa no produto acabado principal. Para saber a quantidade de composição utilizada no cálculo acesse o cadastro de produtos, localize o produto acabado e na guia árvore/kit localize o produto correspondente com sua composição (campo quantidade).
Observação:
Visualize a memória do cálculo efetuado clicando no botão do “binóculo”, localizado ao lado direito da coluna Valor da parcela importada do exterior. As notas fiscais utilizadas para o cálculo serão demonstradas em uma nova janela. Para visualizar os valores das notas fiscais de produtos que compõem um subconjunto do produto acabado principal, clique no ícone da última coluna. Ele será demonstrado somente nestas situações.
% Conteúdo de importação: segundo a legislação, Conteúdo de Importação é o percentual correspondente ao quociente entre o valor da parcela importada do exterior e o valor total da operação de saída interestadual da mercadoria ou bem submetido a processo de industrialização.
O Conteúdo de Importação deverá ser recalculado sempre que, após sua última aferição, a mercadoria ou bem objeto de operação interestadual tenha sido submetido a novo processo de industrialização.
Neste campo, o sistema calculará o quociente entre os valores das colunas Valor total da operação de saída e valor da parcela importada do exterior.
Exemplo:
Valor total da operação de saída: R$ 500,00
Valor da parcela importada do exterior: R$ 45,00
% Conteúdo de importação = 9% onde (45,00 / 500,00) * 100)
% Último conteúdo de importação: neste campo será demonstrado o último percentual válido do conteúdo de importação calculado pelo sistema e exportado para entrega da FCI. Este valor servirá como histórico para futuras consultas e geração de novas FCI´s cuja variação do conteúdo de importação seja superior a 5%. De acordo com a legislação, caso este percentual seja superior a 5%, uma nova FCI deverá ser enviada.
Data da última exportação: campo informativo que traz a data em que a FCI foi gerada, para futuras consultas, para evitar o reprocessamento de outra FCI em uma mesma data e para o mesmo produto.
% Variação: campo responsável por informar o percentual de variação entre o Conteúdo de importação e o Último conteúdo de importação. De acordo com a legislação, caso este percentual seja superior a 5%, uma nova FCI deverá ser enviada. Para facilitar sua geração e conferência desta variação, utilize o filtro “Variação maior que 5%” localizado acima no quadro Seleção.
Ao efetuar a primeira geração o sistema exibirá o percentual de 100% neste campo. Confira todos os valores gerados e se existe a necessidade de gerar a FCI neste primeiro momento.
Para gerar a FCI clique no botão Exportar e proceda com a transmissão do arquivo.
Procedimentos para importação da FCI no Sistema Fox
Clique na guia Importação. Digite o caminho do Diretório de Importação e clique no botão Consultar: Serão listados os arquivos que contém os números de controle da FCI.
Importar: O sistema gravará em cada produto os respectivos números de controle da ficha e o percentual do conteúdo de importação. Estes valores podem ser visualizados no cadastro de produtos, após a importação, no quadro Operações interestaduais, campos “% Conteúdo de Importação” e “Número de controle de FCI”. Você pode imprimir o relatório de controle da FCI, localizado no menu Utilitários / Relatórios ERC / Vendas / Outros / 232 – Ficha de Conteúdo de Importação.
Importante:
Caso encontre problemas para realizar a importação do arquivo, obtido por download no sistema Web da FCI, é possível também informar os valores manualmente nos campos “Conteúdo de Importação” e “Número de controle de FCI”. Para isso é necessário habilitar o parâmetro “Permite inserir/alterar as informações da FCI (“% Conteúdo de Importação e “Número de controle de FCI”).
Botões:
Sair: Fecha a tela da Exportação/Importação.
Ajuda: Abre o arquivo de Ajuda correspondente a esta rotina.