Neste cadastro serão registrados os Pedidos de Venda manualmente, caso o mesmo não seja gerado a partir de um Orçamento registrado no sistema. A partir do Pedido registrado poderá ser gerada a Nota Fiscal utilizando a opção de Geração das Notas Fiscais de Saída localizada em Módulos > Faturamento.
O sistema foi alterado para que, ao realizar a inclusão dos itens, o sistema passe a observar se o sistema está configurado para permitir quantidade disponível negativa e caso não esteja, bloqueie a inclusão de itens que não tenham saldo de estoque suficiente, não realizando a gravação caso seja identificado que não possui saldo em um determinado item caso o estoque esteja configurado para não permitir quantidade disponível negativa.A Configuração encontra-se em Cadastros > Configuração Vendas > Pedidos - Itens > Permite gravar item sem estoque disponível
OBS. A configuração de estoque negativo no local não será observada uma vez que o pedido não realiza movimentações físicas, somente reservas.
O Pedido de Venda poderá ser enviado por e-mail, logo após ter sido salvo. Para que o envio seja possível, deve-se antes efetuar as configurações em Utilitários/ Configurações/ Servidor de E-mail e cadastrar o e-mail do destinatário, em Cadastros/ Gerais/ Empresas, guia Principais.
Emitente: A empresa usuária do sistema será preenchida automaticamente e o campo ficará desabilitado.
Tipo: Selecione o tipo global.
Número: Número sequencial sugerido pelo sistema.
Situação: Indique a situação do pedido de venda conforme abaixo:
Normal |
No momento da inclusão o sistema sempre apontará a situação como normal. |
Cancelado |
Selecionar esta opção se o Pedido de venda for cancelado. |
Parcialmente Entregue |
Apenas alguns itens do pedido foram entregues. Será alterado automaticamente de acordo com a geração da nota fiscal. |
Bloqueado - Em Verificação |
O sistema permite alterar a situação do pedido, caso seja necessário verificar alguma situação. Como verificar item em estoque, deve-se definir a situação como Em Verificação e quando for efetuada a verificação, é necessário voltar a situação como normal. |
Bloqueado - Sem Crédito |
O sistema permite bloquear o pedido, caso o mesmo esteja sem crédito. Após o crédito ser liberado é necessário alterar a situação para normal e efetuar a venda. |
Bloqueado - Programado |
O sistema permite bloquear o pedido, caso o mesmo tenha algo programado. Como entrega de itens, fabricação do produto. Para efetuar a venda é necessário alterar a situação para normal. |
Totalmente Entregue |
Todos os itens do pedido foram entegues. Será alterado automaticamente de acordo com a geração da nota fiscal. |
Destinatário: Informe a empresa para qual esta sendo efetuado o Pedido de Venda. Utilize a tecla Page Down para pesquisa dos Destinatários.
Importante:
A respeito do benefício SUFRAMA, a regra para a rotina de Pedido de Venda é que o sistema calcule o desconto conforme a parametrização feita no cadastro do município de destino, ou seja, do município de entrega do cliente.
Portanto, se no cadastro do município da empresa matriz-filial, usuária do sistema, estiver informado o Código da SUFRAMA e marcada a opção Aplicar Desconto, o sistema calculará o desconto com base no ICMS e o deduzirá do valor total na Nota Fiscal. Caso esteja informado somente o Código da SUFRAMA e desmarcada a opção Aplicar Desconto, o sistema calculará o ICMS normal e, dessa forma, não aplicará o desconto SUFRAMA.
Ped. Cliente: Informe uma descrição/identificação para o pedido do cliente.
Tipo de Lançamento: Utilize a tecla Page Down para selecionar um Tipo de Lançamento. O sistema somente irá apresentar o tipo de lançamento se houver um tipo global devidamente cadastrado para o mesmo. A cada tipo de lançamento selecionado será habilitado os campos necessários para a execução do processo. Os campos que não forem utilizados neste processo ficarão desabilitados.
Tabela de Preço: Informe o código da tabela de preços para o pedido de venda. Utilize a tecla Page Down para pesquisa das Tabelas de Preço.
Quando a tabela não for informada a condição de pagamento permanecerá livre e o usuário continuará podendo informar várias tabelas de preço nos lançamentos dos itens.
Nat. Operação: A natureza de operação será sugerida conforme o tipo de lançamento informado, podendo ser alterada. A informação deste campo não é obrigatória para os pedidos de venda de serviço.
Moeda: Selecione a moeda. Utilize a tecla Page Down para pesquisa.
Cond. Pagto: Selecione a condição de pagamento. Utilize a tecla Page Down para pesquisa das Condições de Pagamento.
Conta Financeira: Selecione a conta financeira. Utilize a tecla Page Down para pesquisa das Contas Financeiras.
Banco: Selecione o banco para a cobrança. Utilize a tecla Page Down para pesquisa dos Bancos cadastradas.
Contato: Informe o nome da pessoa para contato ou pressione Page Down para que o sistema liste todos os contatos registrados no cadastro da empresa cliente.
Departamento: Informe o departamento (lotação) a que pertence esse contato.
Fone: Informe um telefone para contato com a empresa.
Fax: Informe o número do fax da empresa.
Emissão: Preenchimento automático com a data atual, conforme as configurações do computador, permitindo alteração.
Hora: Preenchimento automático com a hora atual, conforme as configurações do computador, permitindo alteração.
Validade: Informe a data de validade deste pedido, no formato DD/MM/AAAA.
Vendedor (1, 2 e 3): Informe até três vendedores responsáveis por este pedido de venda. Os dados informados nesses campos serão sugeridos na inclusão dos itens.
Comissão(%): Informe o percentual de comissão para cada um dos três vendedores informados.
Deverão também ser preenchidos os botões:
• | Para mais informações acesse: Itens |
• | Para mais informações acesse: Outros |
• | Para mais informações acesse: Valores |
• | Para mais informações acesse: Resumo |
Botões:
Apresenta a tela de Pedido de Venda vazia para a inclusão de um novo pedido.
Grava o registro de inclusão do Pedido de Venda.
Exibe a mensagem:Deseja realmente excluir o Pedido de Vendas atual?, possibilitando a escolha pelo Sim|Não.
Exibe a mensagem:Deseja realmente cancelar?, possibilitando a escolha pelo Sim|Não. Escolhendo Sim o(s) campo(s) é/são Limpo(s).
Exibe a tela Consulta do Pedido de Vendas, onde se deve selecionar o Tipo desejado e informar demais filtros e clicar em .
Abre a ajuda da Inclusão do Pedido.
Sai da tela de inclusão do Pedido de Venda.
Demonstra os dados relativos ao pedido selecionado no relatório ERC correspondente para posterior impressão.
Importante: o respectivo relatório ERC deve ser previamente informado no cadastro do tipo de lançamento do pedido. (Cadastros\Tipos de Lançamento)
Envia o pedido por E-mail para o endereço do contato informado no pedido.
Importante: Para utilização desta funcionalidade o sistema deve estar configurado para o envio de E-mail. Para maiores detalhes sobre como efetuar esta configuração acesse: Configurar/Servidor de E-mail.