Inclusão do Pedido

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Inclusão do Pedido

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Neste cadastro serão registrados os Pedidos de Venda manualmente, caso o mesmo não seja gerado a partir de um Orçamento registrado no sistema. A partir do Pedido registrado poderá ser gerada a Nota Fiscal utilizando a opção de Geração das Notas Fiscais de Saída localizada em Módulos > Faturamento.

O sistema foi alterado para que, ao realizar a inclusão dos itens, o sistema passe a observar se o sistema está configurado para permitir quantidade disponível negativa e caso não esteja, bloqueie a inclusão de itens que não tenham saldo de estoque suficiente, não realizando a gravação caso seja identificado que não possui saldo em um determinado item caso o estoque esteja configurado para não permitir quantidade disponível negativa.A Configuração encontra-se em Cadastros > Configuração Vendas > Pedidos - Itens > Permite gravar item sem estoque disponível

 

OBS. A configuração de estoque negativo no local não será observada uma vez que o pedido não realiza movimentações físicas, somente reservas.

O Pedido de Venda poderá ser enviado por e-mail, logo após ter sido salvo. Para que o envio seja possível, deve-se antes efetuar as configurações em Utilitários/ Configurações/ Servidor de E-mail e cadastrar o e-mail do destinatário, em Cadastros/ Gerais/ Empresas, guia Principais.


 

Emitente: A empresa usuária do sistema será preenchida automaticamente e o campo ficará desabilitado.

Tipo: Selecione o tipo global.

Número: Número sequencial sugerido pelo sistema.

Situação: Indique a situação do pedido de venda conforme abaixo:

Normal

No momento da inclusão o sistema sempre apontará a situação como normal.

Cancelado

Selecionar esta opção se o Pedido de venda for cancelado.

Parcialmente Entregue

Apenas alguns itens do pedido foram entregues. Será alterado automaticamente de acordo com a geração da nota fiscal.

Bloqueado - Em Verificação

O sistema permite alterar a situação do pedido, caso seja necessário verificar alguma situação. Como verificar item em estoque, deve-se definir a situação como Em Verificação e quando for efetuada a verificação, é necessário voltar a situação como normal.

Bloqueado - Sem Crédito

O sistema permite bloquear o pedido, caso o mesmo esteja sem crédito. Após o crédito ser liberado é necessário alterar a situação para normal e efetuar a venda.

Bloqueado - Programado

O sistema permite bloquear o pedido, caso o mesmo tenha algo programado. Como entrega de itens, fabricação do produto. Para efetuar a venda é necessário alterar a situação para normal.

Totalmente Entregue

Todos os itens do pedido foram entegues. Será alterado automaticamente de acordo com a geração da nota fiscal.

Destinatário: Informe a empresa para qual esta sendo efetuado o Pedido de Venda. Utilize a tecla Page Down para pesquisa dos Destinatários.

Importante:

A respeito do benefício SUFRAMA, a regra para a rotina de Pedido de Venda é que o sistema calcule o desconto conforme a parametrização feita no cadastro do município de destino, ou seja, do município de entrega do cliente.

Portanto, se no cadastro do município da empresa matriz-filial, usuária do sistema, estiver informado o Código da SUFRAMA e marcada a opção Aplicar Desconto, o sistema calculará o desconto com base no ICMS e o deduzirá do valor total na Nota Fiscal. Caso esteja informado somente o Código da SUFRAMA e desmarcada a opção Aplicar Desconto, o sistema calculará o ICMS normal e, dessa forma, não aplicará o desconto SUFRAMA.

Ped. Cliente: Informe uma descrição/identificação para o pedido do cliente.

Tipo de Lançamento: Utilize a tecla Page Down  para selecionar um Tipo de Lançamento. O sistema somente irá apresentar o tipo de lançamento se houver um tipo global devidamente cadastrado para o mesmo.  A cada tipo de lançamento selecionado será habilitado os campos necessários para a execução do processo. Os campos que não forem utilizados neste processo ficarão desabilitados.

Tabela de Preço: Informe o código da tabela de preços para o pedido de venda. Utilize a tecla Page Down para pesquisa das Tabelas de Preço.

Quando a tabela não for informada a condição de pagamento permanecerá livre e o usuário continuará podendo informar várias tabelas de preço nos lançamentos dos itens.

Nat. Operação: A natureza de operação será sugerida conforme o tipo de lançamento informado, podendo ser alterada. A informação deste campo não é obrigatória para os pedidos de venda de serviço.

Moeda: Selecione a moeda. Utilize a tecla Page Down para pesquisa.

Cond. Pagto: Selecione a condição de pagamento. Utilize a tecla Page Down para pesquisa das Condições de Pagamento.

Conta Financeira: Selecione a conta financeira. Utilize a tecla Page Down para pesquisa das Contas Financeiras.

Banco: Selecione o banco para a cobrança. Utilize a tecla Page Down para pesquisa dos Bancos cadastradas.

Contato: Informe o nome da pessoa para contato ou pressione Page Down para que o sistema liste todos os contatos registrados no cadastro da empresa cliente.

Departamento: Informe o departamento (lotação) a que pertence esse contato.

Fone: Informe um telefone para contato com a empresa.

Fax: Informe o número do fax da empresa.

Emissão: Preenchimento automático com a data atual, conforme as configurações do computador, permitindo alteração.

Hora: Preenchimento automático com a hora atual, conforme as configurações do computador, permitindo alteração.

Validade: Informe a data de validade deste pedido, no formato DD/MM/AAAA.

Vendedor (1, 2 e 3): Informe até três vendedores responsáveis por este pedido de venda. Os dados informados nesses campos serão sugeridos na inclusão dos itens.

Comissão(%): Informe o percentual de comissão para cada um dos três vendedores informados.

 


Deverão também ser preenchidos os botões:

BItensFoxPara mais informações acesse: Itens
BOutrosFoxPara mais informações acesse: Outros
BValoresFoxPara mais informações acesse: Valores
BResumoFoxPara mais informações acesse: Resumo

Botões:

BNovoFoxApresenta a tela de Pedido de Venda vazia para a inclusão de um novo pedido.

BGravarFoxGrava o registro de inclusão do Pedido de Venda.

BExcluirFoxExibe a mensagem:Deseja realmente excluir o Pedido de Vendas atual?, possibilitando a escolha pelo Sim|Não.

BTCancelarFoxExibe a mensagem:Deseja realmente cancelar?, possibilitando a escolha pelo Sim|Não. Escolhendo Sim o(s) campo(s) é/são Limpo(s).

BPesquisarFoxExibe a tela Consulta do Pedido de Vendas, onde se deve selecionar o Tipo desejado e informar demais filtros e clicar em BExecutarFox.

BTAjudaFoxAbre a ajuda da Inclusão do Pedido.

BSairFoxSai da tela de inclusão do Pedido de Venda.

BImprimirRelDemonstra os dados relativos ao pedido selecionado no relatório ERC correspondente para posterior impressão.

Importanteo respectivo relatório ERC deve ser previamente informado no cadastro do tipo de lançamento do pedido. (Cadastros\Tipos de Lançamento)

BEnviarEmailEnvia o pedido por E-mail para o endereço do contato informado no pedido.

Importante: Para utilização desta funcionalidade o sistema deve estar configurado para o envio de E-mail. Para maiores detalhes sobre como efetuar esta configuração acesse: Configurar/Servidor de E-mail.