Apuração de Tributos Retidos 1ª Quinzena

Navegação:  Fiscal > Tributos >

Apuração de Tributos Retidos 1ª Quinzena

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

ATENÇÃO: A partir de 07/2015 a apuração de PIS/ COFINS/ CSLL Retido, deixou de ser quinzenal. Desta forma, a apuração deve ser realizada mensalmente, em Tributos\ Apuração Mensal.

 

Nesta rotina, é apurada a primeira quinzena dos tributos retidos (PIS, COFINS, CSLL e PIS/COFINS/CSLL). O sistema identifica, através dos lançamentos de entrada com valor de tributos retidos, quais os tributos a empresa deverá recolher e relaciona-os na tela, permitindo a emissão das guias, do relatório memória de cálculo, entre outras funcionalidades.

 

A apuração da primeira quinzena refere-se a lançamentos cuja data de pagamento seja de 1º a 15 do mês.

Para iniciar a apuração, basta informar Mês/Ano e clicar em Calcular.

 

ATENÇÃO: Uma vez efetuada a apuração gravando-a, o botão Calcular tem sua descrição alterada para Recalcular.

Os tributos apurados nesta rotina são:

 

PIS: se na nota fiscal tiver apenas este tributo informado;

 

COFINS: se na nota fiscal tiver somente este tributo informado;

 

CSLL: se na nota fiscal tiver somente este tributo informado;

 

PIS/COFINS/CSLL: se na nota fiscal tiver os três tributos informados.

 

FUNCIONALIDADES DA ROTINA

 

Memória de Cálculo: Ao lado do tributo tem o botão Emitir correspondente a memória de cálculo. Nesta opção lista um relatório detalhado da apuração do tributo.

 

A memória de cálculo pode ser emitida também pela rotina Tributos\ Memória de Cálculo.

Emissão das Guias: Ao lado do tributo tem o check para emissão da guia. Ao clicar no botão Emitir Guias, serão geradas em tela as guias correspondentes aos tributos selecionados.

 

Protocolar: Ao lado do tributo tem o check para protocolar a emissão da guia. Ao clicar no botão Protocolar, serão gerados os registros da emissão das guias na rotina de protocolos, para posterior controle de entrega e retorno das guias aos clientes do escritório.

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

PIS/COFINS/CSLL Retido 2ª Quinzena: A apuração de PIS, COFINS, CSLL e PIS/COFINS/CSLL retidos, referente a segunda quinzena do mês, deverá ser efetuada em Tributos\ Apuração Mensal, juntamente com os demais tributos mensais.

 

Os tributos IRRF, PIS/COFINS/CSLL retidos serão listados conforme a opção de agrupamento para geração dos DARFs, selecionada no cadastro do estabelecimento, e a quantidade de DARFs destes tributos estará relacionada a esta opção.

 

Apuração de Tributos Retidos 1ª quinzena somente até a competência 06/2015. A partir de 07/2015 utilizar a rotina de apuração mensal.

 

 

 

Tópicos Relacionados:

 

Parâmetros do estabelecimento

 

Memória de cálculo

 

Guias de recolhimento

 

Protocolo

 

Apuração mensal de tributos