Importação de XML de Nota Fiscal Eletrônica - Saída/Devolução de Venda

Navegação:  Fiscal > Importação >

Importação de XML de Nota Fiscal Eletrônica - Saída/Devolução de Venda

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Esta rotina tem como objetivo importar as Notas Fiscais de Saída , Devolução e seus respectivos Itens, através de arquivo XML.

Esta é a melhor forma de importar notas fiscais, visto que no arquivo XML tem todas as informações necessárias para a correta apuração dos tributos e geração dos arquivos para o fisco (SPED, etc).

 

Erros na Importação clique aqui.

 

ABA IMPORTAÇÃO
 
NF_Emissão Propria_Aba Importação

 

Campos da Tela:
 

 

Estabelecimento: Informe o estabelecimento das Notas Fiscais que irá importar.

 

Diretório: Informe o diretório onde está localizado o arquivo NF-e (.XML). Pode ser utilizado um único diretório para as notas de diversas empresas. O sistema identificará pelo CNPJ quais notas pertencem a empresa que está sendo efetuado o procedimento.

 

Mês/Ano: Informe o mês e ano correspondente ao período que irá importar.

 

Período: Informe o período de emissão das notas fiscais, caso deseje importar por dia ou dias do mês.

 

Tipo de Nota: selecionar o tipo de nota, conforme arquivos.

 

Para entradas, serão consideradas notas cujo CFOP seja efetivamente de entrada, como por exemplo, devolução.
 

ATENÇÃO: As notas de entrada serão importadas como emissão Própria, por tratar-se de devolução, aquisição de produtor rural ou pessoa física, etc. Também, o Destinatário da nota fiscal será importado como Emitente.
 

 

Botão Carregar: Lista em tela as Notas Fiscais a importar.

 

Botão Importar: Importa as Notas Fiscais selecionadas para o sistema.

 

No quadro Total de Notas, informará a quantidade de notas que contam no arquivo. Informará a quantidade pesquisada; a quantidade selecionada para importação, ou seja, as notas cujo check "Importar" esteja marcado e também, informará a quantidade de notas canceladas.

 

 

NA MODALIDADE .NET:

 

A importação pode ser feita utilizando o campo Diretório ou o botão Upload.

 

 

ATENÇÃO: Arquivos compactados (zip) devem ser importados através do botão Upload.
 

 

Estabelecimento: Informe o estabelecimento das Notas Fiscais que irá importar.

 

Diretório: Informe o diretório onde está localizado o arquivo NF-e (XML).
 
Mês/Ano: Informe o mês e ano correspondente ao período que irá importar.

 

Período: Informe o período de emissão das notas fiscais, caso deseje importar por dia ou dias do mês.

 

Tipo de Nota: selecionar o tipo de nota, conforme arquivos.

 

Botão Carregar: Lista em tela as Notas Fiscais a importar.

 

Botão Importar: Importa as Notas Fiscais selecionadas para o sistema.

 

Botão Upload: Informe o local onde estão localizados os arquivos de notas (xml)

 

 

Upload de Arquivo para estrutura .NET

 

 

 

NOTA FISCAL CANCELADA:

 

Se no diretório informado de arquivos houver XML referente a cancelamento, o sistema alterará a referida nota fiscal (já cadastrada anteriormente), para uma nota fiscal cancelada ou, se a nota original ainda não estiver lançada, o sistema fará o seu lançamento já com os valores zerados.

Nesta importação, será efetuado o seguinte procedimento:

 

Ao clicar em Carregar, serão exibidas as notas normais na grid e se houver notas canceladas, a quantidade delas será informada no quadro "Total de Notas". As notas canceladas não serão exibidas na grid;

 

Ao clicar em Importar, serão importadas as notas normais e para as notas canceladas, o sistema identificará, pela chave da NF-e, se esta nota está cadastrada. Se estiver cadastrada, ela será zerada, seus itens serão excluídos e será gravada a observação de nota cancelada.

 

Se a nota não estiver cadastrada, o sistema fará o seu cadastramento. Porém, o XML de cancelamento não possui todas as informações necessárias para o lançamento completo.

 

Desta forma, será adotado o seguinte procedimento:

 

Data de emissão/lançamento: Será considerado o primeiro dia do mês/ano da nota, sendo este período extraído da chave da NF-e;

 

Destinatário: No sistema este campo é de preenchimento obrigatório. Desta forma, na importação será considerado o destinatário cujo CNPJ seja igual ao do estabelecimento. Se não existir este cadastro, será considerado o primeiro ativo;

 

Natureza de Operação: Será considerada a natureza 5102, variação 01.

 

Se no diretório de arquivos houver somente XML referente a cancelamento, ao clicar no botão carregar não será exibida nenhuma nota normal na grid, porém será informada a quantidade de notas canceladas, sendo habilitado o botão Importar para finalizar o processo para estas notas canceladas.
 
 

 

ABA PARÂMETROS
 
NF_Emissão Propria_Aba Parametros

 

 

Campos da Tela:
 

 

ATENÇÃO: Se utiliza a importação pelo IOB Gerencia XML, neste campo não deve ser informado o diretório definido nos parâmetros do IOB Gerencia XML (Opções/ Preferências/ Local dos arquivos xml), por exemplo "\iob-gerencia\itens a enviar". Neste campo deve ser informado outro diretório que pode ser criado.
 

 

Buscar notas do DropDrive NFe: Esta opção será marcada automaticamente se a opção de mesmo nome estiver marcada no cadastro do estabelecimento, aba Parâmetros\ Escrita Fiscal\ Importação. Podendo ser alterada por esta rotina. Clique aqui para verificar como será efetuada a busca dos arquivos NF-e pelo DropDrive NFe.
 
 

IMPORTANTE: Se esta opção for alterada por esta rotina, a alteração será gravada no cadastro do estabelecimento, para que venha como padrão nas próximas importações.
 

 

Atualizar dados de Emitentes/Destinatários: Se marcada esta opção, e já existir algum emitente/destinatário com mesmo CNPJ/CPF no sistema, esse cadastro será atualizado com as informações do XML a ser importado.  
 

 

ATENÇÃO: Marcando esta opção, os dados dos emitentes/destinatários já cadastrados no sistema serão atualizados com os dados constantes no arquivo de importação. Pode ocorrer perda de informações, caso no arquivo os dados cadastrais não estejam completos.

 

Se a opção não for marcada, será considerado o emitente/destinatário já cadastrado, sem alterá-lo.
 

Regravar Produtos: Caso esta opção esteja selecionada, os produtos do arquivo a ser importado, irão sobrepor os produtos já existentes no sistema. Se a opção não for marcada, será considerado o produto já cadastrado, sem alterá-lo.

 

Importar observações: Com esta opção marcada, as observações constantes no XML serão importadas para o campo de Observações do lançamento, limitadas a 100 caracteres.
 

 

ATENÇÃO: As observações do XML referem-se a emissão das notas fiscais e não necessariamente são observações válidas para a escrituração fiscal.
 

 

IOB Gerencia XML: O IOB Gerencia XML é um aplicativo que reconhece os XML’s de e-mails cadastrados e importa NFe e CTe direto do site da SEFAZ e Receita Federal, de forma automática.

 

Este aplicativo também mantém as NFe´s e CTe´s organizadas e disponíveis para consultas pelo tempo que for necessário, através do sistema de armazenamento em nuvem.

 

Para utilizar o IOB Gerencia XML, este aplicativo deve ser adquirido junto ao comercial da IOB.

 

O IOB Gerencia XML pode ser utilizado de duas formas:
 

 

1. Somente pelo escritório contábil ou empresa, que fará a baixa diretamente da SEFAZ ou RFB. Nesta opção, o escritório precisa ter acesso ao certificado digital de seu cliente.

 

Neste caso deve ser marcada a opção "Buscar notas da SEFAZ".

 

Com esta opção marcada, ao clicar em "Carregar" exibirá uma nova tela do IOB Gerencia Download XML, que fará a busca das notas diretamente na SEFAZ. Neste primeiro momento, estará disponível esta baixa apenas para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

Se for certificado modelo A1, ele precisa ser previamente instalado no computador.
Se for certificado modelo A3, ele precisa estar conectado ao computador. Neste certificado é necessário também informar a senha.

 


 

ATENÇÃO!

 

Para uso do sistema na Modalidade Local, é possível utilizar Certificado Digital A1 ou A3, bem como, é possível utilizar o Certificado do Escritório de Contabilidade, através do processo de procuração.

 

Para uso do sistema na Modalidade NET, somente é possível utilizar o uso do Certificado Digital A1 (da empresa ou procuração), pois o certificado não precisa estar instalado na máquina, e sim na configuração do sistema, onde é selecionado o arquivo de instalação do certificado.

 

O Certificado A3, não é homologado para uso em Ambiente .NET, sendo assim, somente funcionará para Modalidade Local.

 


 

 

Após baixar as notas, elas serão listadas na grid para posterior importação, pelo processo normal da rotina.

Esta opção elimina a necessidade de envio dos arquivos XML dos clientes ao escritório.
 

OBSERVAÇÕES:

Para PE, a cada importação do site da SEFAZ é possível buscar apenas 500 notas. Caso no primeiro filtro não consiga baixar todas as notas, deverá ser utilizado o filtro de período para restringir a quantidade de notas a serem baixadas.

Quando utilizada procuração do escritório, pode ser utilizada procuração federal, porém o escritório precisa fazer o vínculo das empresas na Receita Estadual.

Para RS, não será habilitado o filtro de período, pois no site da SEFAZ a baixa só pode ser efetuada para o mês inteiro.

Quando utilizada procuração do escritório, pode ser utilizada procuração estadual apenas.

Para baixar corretamente as notas, é necessário que os seguintes sites estejam com acesso liberado:

http://efisco.sefaz.pe.gov.br/

http://nfe.sefaz.pe.gov.br/

http://www.sefaz.pe.gov.br/

https://www.sefaz.rs.gov.br/

 

https://www.nfe.fazenda.gov.br/NFeConsultaDest/NFeConsultaDest.asmx

 

 

2. Pelo escritório e por seu cliente, através de um plugin do IOB Gerencia XML que deve ser instalado no cliente. Assim, a baixa das notas ocorre direto no cliente e o escritório busca as notas já baixadas para importar na Escrita Fiscal. Nesta opção, o escritório não precisa ter acesso ao certificado digital do cliente.

 

Neste caso deve estar marcada a opção "Buscar notas armazenadas".

 

Para uso do plugin, o escritório deverá, através do IOB Gerencia XML, enviar o instalador juntamente com um convite a seu cliente. Assim, o cliente instalará o plugin, configurando o certificado digital e outros dados. Este plugin funcionará como um agendador, baixando automaticamente as notas e armazenando-as na “nuvem”. Verifique aqui o procedimento para enviar o plugin ao cliente. Verifique aqui o procedimento para o cliente utilizar o plugin para baixar e armazenar as notas.

 

O escritório fará a importação para o sistema, que buscará as notas baixadas anteriormente pelo seu cliente.
 

 

ENVIO DO XML PARA “NÚVEM”

 

Após efetuada a importação das notas fiscais, tanto de entrada quanto de saída, os arquivos XML serão movidos para o diretório definido nos parâmetros do IOB Gerencia XML (Opções/ Preferências/ Local dos arquivos xml). Por exemplo, \iob-gerencia\itens a enviar.

OBS.: Para cliente NET," deverá ser um caminho de rede com permissão de leitura/escrita.

A partir deste diretório, ao acessar o aplicativo IOB Gerencia é possível efetuar o envio dos XML's e posterior gerenciamento dos mesmos.

O envio dos arquivos poderá ser efetuado independente de utilizar a opção de baixa das notas pelo IOB Gerencia. Se os arquivos chegam na empresa através de e-mail por exemplo e, estiver instalado o IOB Gerencia, estes arquivos também poderão ser enviados para armazenamento em servidor externo.
 

Adicionar Chaves da NF-e: Através desta opção, a baixa das notas pode ser efetuada através das chaves de acesso da NF-e, semelhante a rotina “Importação\ NF-e (Código de Acesso – DANFe)”, porém, nesta rotina podem ser baixadas diversas notas ao mesmo tempo. Para isso, basta gravar todas as chaves desejadas e após efetuar o processo de importação de todas elas ao mesmo tempo, sem a necessidade de digitar código anti-robô.

Na tela, informar todas as chaves (pode ser efetuado através de leitor de código de barras), clicar em Gravar e após em Carregar, efetuando o processo normal de importação.
 

No Quadro Dados Complementares, informe eventuais dados que não constam no arquivo, mas são importantes para o sistema, como:

 

Informações do Pagamento: Permite selecionar o tipo de pagamento com o qual as notas serão importadas.

 

 - Conforme consta no documento fiscal: Com esta opção selecionada, considera o tipo de pagamento que consta no XML. Será habilitado o campo Caixa/Banco para que seja informada a conta caixa/banco para contabilização.
 
 - À vista: Selecionando esta opção, todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento à vista, independente do tipo que consta no XML. É obrigatório o preenchimento do campo Caixa/Banco para que seja informada a conta para contabilização.

 

 - A prazo: Todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento a prazo, independente de como consta no XML.

 

 - Sem pagamento: Todas as notas serão importadas como sem pagamento, independente de como consta no XML.
 
 

Informar Tipo de Lançamento
 
Informar variação para os CFOPs: Neste campo, pode ser definida uma variação que será considerada para as notas que estão sendo importadas.
 
Regras:

 

Se não for informado nada no campo, será considerada automaticamente a primeira variação ativa dos CFOPs das notas;

 

Se informada uma variação no campo, será considerada esta variação para o CFOP das notas. Se o CFOP não possuir a variação vinculada, será considerada a primeira variação ativa dos CFOPs.
 

 

Informar o Item de Serviço

 

Informar a Operação Contábil
 
Informar Classificações: Neste campo, podem ser definidas as classificações da natureza para contabilização.
 
Regra:

 

A classificação informada, tanto no campo 1 quanto no campo 2, será considerada para todas as notas fiscais importadas, independente do CFOP. Se o CFOP preponderante não possuir a classificação parametrizada, esta será desconsiderada.

 

 

Quadro Aquisição de Produtor Rural Pessoa Física:
Indicativo da Aquisição: Selecione o indicativo desejado, o mesmo será usado na importação de notas de entrada.
 
Observações dos Lançamentos Fiscais - EFD: Selecione o código desejado para que a importação considere o cadastro das Observações dos Lançamentos Fiscais da EFD das notas fiscais.
 
Observações de Interesse do Fisco: Selecione o código desejado para que a importação considere o cadastro dos Dados Complementares do Interesse do Fisco das notas fiscais. 
 
Com preenchimento desses campos, as notas importadas que possuírem notas referenciadas serão consideradas na importação, criando automaticamente o cadastro dentro do Lançamento da Nota “Entrada, Saída ou CT-e” > Aba Observações Fisco.
 
Obs.: Caso queira deixar esta parametrização já definida, basta acessar o Cadastro de Estabelecimento / Aba Parâmetros/ Aba Fiscal/ Aba Importação e nas Abas Complementares de Entrada, Saída e Frete, efetuar a configuração destas Observações. 
 

 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

 

A importação, quanto a advertências e/ou erros, funciona da seguinte forma:

 

Importação somente com advertência:

Ao concluir a validação, se houver somente advertências, exibirá uma mensagem perguntando ao usuário se deseja visualizá-las. Se SIM, emitirá um relatório e ao fechá-lo,  exibirá uma nova mensagem perguntando se deseja importar as notas. Se NÃO listar o relatório de advertência, também será exibida a mensagem perguntando se deseja importar as notas.

 

Importação com erros:

Ao concluir a validação, se houver erros, exibirá uma mensagem informando a ocorrência de erros que impedem a importação das notas, perguntando ao usuário se deseja visualizá-las e o processo é cancelado.

 

Ao concluir a importação, os arquivos XML serão movidos para a pasta \\SageGestaoContabil\Backup\NFe_Importadas\Codigo_Empresa\Codigo_Estabelecimento\Mês e ano, do servidor.

Exemplo: \\SageGestaoContabil\Backup\NFe_Importadas\09999\00001

 

Serão importadas somente as notas fiscais cujo arquivo XML seja de distribuição, ou seja, já processado pela Receita. Este arquivo é identificado pela tag (nfeProc versao="1.10") ou (nfeProc versao="2.00"). Arquivos XML de envio não serão importados.

 

Na importação de Nota Fiscal Eletrônica, os impostos são compostos pelas informações provenientes dos produtos contidos na mesma. Nos produtos a informação do CST (Código da Situação Tributária) é obrigatória e é através desta informação específica que será feito o tratamento, com relação a tributação, isenção, diferimento, Subst. Tributária... da nota fiscal importada. Portanto dependerá de como é efetuado o lançamento da NF-e, para definir como serão compostos os valores no quadro de ICMS do lançamento no módulo de Escrita Fiscal.

 

Exemplos para ICMS:

Quando o Valor Contábil for maior que a base de cálculo do ICMS, a diferença deverá constar no campo outras;

CST = 30

*Quando o Valor Contábil for igual à Base de Cálculo, não haverá diferença a ser calculada, portanto não terá nenhum valor em outras;

CST = 10

*Quando não existir Base de Cálculo, o Valor Contábil deverá constar em outras.

CST = 41

*Quando houver diferimento do imposto, o valor diferido deverá constar em outras.

CST = 41

 

Na NF-e os CFOP´s são informados por produto. Portanto a nota fiscal poderá ter inúmeros CFOP´s distintos. No sistema, as Notas Fiscais com mais de dois CFOP´s serão tratadas da seguinte forma, quanto aos campos "Nat. Operação" e "Nat. Operação ST":

*Um CFOP – considera-o para o 1º campo do lançamento;

*Um CFOP normal e um CFOP ST – CFOP normal considera para o 1º campo do lançamento e o CFOP ST para o segundo;

*Dois CFOP´s normais – Considera para o primeiro campo o CFOP mais relevante, ou seja, com maior valor contábil;

*Dois CFOP´s ST – Considera para o primeiro campo um CFOP e outro para o segundo campo;

*Dois CFOP´s ST e dois CFOP´s normais - Considera para o primeiro campo o CFOP normal mais relevante, ou seja, com maior valor contábil e para o segundo campo o CFOP ST mais relevante;

 

Para exportação, não há na NF-e, informação para identificação do exterior de empresas estrangeiras, sendo utilizado para distinção o país das mesmas. Porém, este tratamento permite a importação de somente um destinatário para cada país. Para que o mesmo não seja substituído na próxima importação, sugere-se que seja alterado o campo "Identificação do Exterior" no cadastro do Destinatário;

 

Quando há NF-e complementar de imposto, o item é importado sem conteúdo para NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), causando erro no validador SPED Fiscal. Neste caso, o cadastro do produto deve ser complementado após a importação;

 

Para a importação de NF-e, é imprescindível que esteja instalado no computador o aplicativo Microsoft .NET Framework 3.5 SP1. Se este aplicativo não estiver instalado, será exibida uma mensagem de alerta, permitindo que seja realizado seu o download, através do link:

http://www.ebs.com.br/boletim/Microsoft_NET_Framework_3_5/instalacao_Microsoft_net_framework_3_5.html

 

Se nos parâmetros da empresa estiver definido para cadastrar contas contábeis de cliente/fornecedor automaticamente e, no arquivo tiver registros de emitentes/destinatários, serão criadas as contas contábeis.

 

Clique aqui para verificar o tratamento do sistema no cadastro automático das contas contábeis.

 

As observações da NF-e não serão importadas para o sistema, pois estas observações são da emissão da nota e não da escrituração. Com isso, não gera informações desnecessárias na emissão do livro registro de saídas.

 

Se a nota fiscal já estiver cadastrada no sistema, ela será desconsiderada na importação, ou seja, não será regravada nem duplicada. Exceto para nota fiscal cancelada.
 

 

Tópicos Relacionados:

 

NFe

 

Parâmetros para Importação de Notas

 

Vínculo Certificado Digital