Funcionário / Salários

Navegação:  Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Funcionários >

Funcionário / Salários

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página
Funcionário: Selecione o funcionário.

 

Data: Informe a data no formato DD/MM/AAAA.

O sistema considera o salário para o cálculo da folha de pagamento a partir do mês informado. Desta forma, é possível agendar os salários futuros, situação comum, por exemplo, após o vencimento do contrato de experiência. Para  inserir salários em datas futuras é necessário alterar a data do sistema para o mês e ano desejado.

 

Salário: Informe o valor do salário hora ou valor mensal.

 

Dica: Deixe zerado este campo para empregados que recebem apenas comissões, ou para professores que recebem hora aula e não recebem salário fixo.

 

No quadro Tipo de Salário, marque uma das opções de acordo com o valor do salário:

 

Mensalista

Caso no campo Salário esteja informado o valor mensal do salário

Horista

Caso no campo Salário esteja informado o valor do salário por hora.

Se for categoria 111: Empregado - contrato de trabalho intermitente, somente será possível cadastrar com o tipo Horista.

Comissionista Puro

Para funcionário mensalista, se o valor do salário for zero, é possível marcar se ele é comissionista puro.

Com esta informação o sistema sabe se o funcionário deve ou não receber garantia mínima de comissão, mesmo que não tenha evento de comissão lançado no mês. Sabe também se deve considerar o valor da garantia mínima para cálculo de valores para funcionários afastados (15 primeiros dia, base de FGTS durante o afastamento, etc).

Professor(Hora Aula)

Utilize esta opção caso deseja calcular a folha para Professor(Hora Aula). Marcando esta opção não será possível marcar a opção "Horista".

 

Horas Semanais: Informe a quantidade de horas semanais que o funcionário trabalhará. Esta informação é importante tanto para funcionários mensalistas, como para funcionários horistas, pois será utilizada no cálculo de horas extras, faltas e outros eventos que utilizem o salário como base de cálculo. Este campos erá desabilitado se for categoria 111: Empregado - contrato de trabalho intermitente.

 

Regime de Tempo Parcial: Selecione o código relativo ao tipo de contrato em tempo parcial.

 

Descrição do Salário Variável: Informar o tipo de salário variável que o funcionário irá receber, se for o caso.

Por exemplo: Comissões.

 

Motivo: Atribua uma descrição referente a informação de salário. Exemplos: Salário Contratual, Reajuste Salarial, etc.

 

Remuneração para Etiqueta de Registro: Informe a remuneração do empregado que deverá constar na Etiqueta de Registro, caso o mesmo não possua salário fixo ou deva ser informado um complemento de remuneração, além do salário fixo.

 

Exemplos:

- Para comissionistas puros: Pode ser informado nesse campo o percentual da comissão e sua base de cálculo, mesmo estando o salário zerado: "Comissão de 3% sobre suas vendas." - esse texto será impresso diretamente no campo "Remuneração especificada".

- Para comissionistas mistos: Pode ser informado o complemento do salário, além do valor informado no campo salário: salário de 400,00; texto do campo "Mais comissão de 3 % sobre suas vendas." - será impresso: R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês. Mais comissão de 3% sobre suas vendas.

Nesse segundo exemplo, repare que a ligação entre os textos foi feita diretamente na digitação do campo 'Remuneração para Etiqueta de Registro'.

 

Salário Legalmente Válido a Partir de: Este campo será automaticamente preenchido baseado no último cálculo de reajuste salarial, efetuado através da rotina de Módulos/ Administração de Salários/ Reajuste Salarial/ Cálculo, permitindo alterações. Considera o primeiro dia do mês/ano correspondente a data base do reajuste efetuado.

Exemplo:

Reajuste em 01/10/2007 referente a data base 08. O salário será legalmente válido a partir de 01/08/2007, apesar de ser efetivado em 01/10/2007.

Essa data será utilizada na emissão da Ficha de Registro de Empregado (Módulos/ Registro Informatizado de Empregados/ Relatórios) e na etiqueta de Reajuste Salarial (Relatórios/ Etiquetas).

 

Não Compensar no Reajuste da Data Base: Marcando esta opção, o salário não será compensado quando houver o reajuste da data base.

Esta opção é útil para os casos em que a alteração salarial efetuada no decorrer do ano base refere-se a uma promoção, por exemplo, e não a uma antecipação salarial. Com isso, ao efetuar o reajuste salarial em Módulos\ Administração de Salários\ Reajuste Salarial será possível aplicar o percentual integral do reajuste correspondente a data base sobre o salário de promoção do funcionário e não sobre o salário da data base anterior, como ocorre nos casos de antecipação salarial.

Verifique os detalhes das opções de reajuste salarial na própria rotina de reajuste.

 

Quadro Adiantamento Salarial:

 

Há duas formas de definir o adiantamento salarial dos funcionários: 1) Parametrizado no sindicato, onde todos os funcionários do sindicato assumem os valores automaticamente; 2) Parametrizado por funcionário.

 

Regra do Sindicato: Este quadro ficará desabilitado, apenas exibindo os valores parametrizados no cadastro do sindicato. Neste caso, o funcionário assumirá automaticamente estes parâmetros para o cálculo do adiantamento.

 

A manutenção destes valores deve ser efetuada no cadastro do sindicato, em Cadastros\Genéricos\Sindicatos\Parâmetros, botão Parâmetros Gerais, aba Adiantamento.

 

Definir Regra Específica para este Funcionário: Marcar esta opção caso o funcionário receba um percentual ou valor fixo diferente daquele cadastrado no sindicato. Também deverá utilizar esta opção se há adiantamento salarial configurado no sindicato mas o funcionário em questão não recebe. Nesta última situação, deve-se marcar a opção e deixar todos os campos zerados.

 

Percentual do mês atual: Informe o percentual para cálculo do adiantamento salarial sobre os valores do mês atual.

 

Percentual do mês anterior: Informe o percentual para cálculo do adiantamento salarial sobre os valores do mês anterior. Esta opção é mais utilizada para funcionários comissionados, e só será habilitada se no cadastro do sindicato estiver parametrizado para calcular adiantamento sobre o salário do mês anterior.

 

Valor Fixo será informado no evento 932-Adiantamento de Salário 2, utilizado normalmente por funcionários comissionados. Altere a descrição deste evento conforme o necessário.

 

Verifique aqui o material completo para cálculo de adiantamento no sistema.

Após a confirmação os dados serão inclusos na grid da tela, registrando o histórico por data.

Os parâmetros de adiantamento não serão habilitados para categoria 111: Empregado - contrato de trabalho intermitente.