Importação de XML de Nota Fiscal Eletrônica - Entrada

Navegação:  Cordilheira Escrita Fiscal > Importação >

Importação de XML de Nota Fiscal Eletrônica - Entrada

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Esta rotina tem como objetivo importar as Notas Fiscais de Entrada correspondentes ao estabelecimento, a partir de uma nota de saída de seu fornecedor.

 

Sua principal característica está no processo de “aprender” com as importações, trazendo automaticamente os dados parametrizados na importação anterior, se as operações e os produtos se repetirem.

 

Além disso é possível efetuar previamente o cadastro da vinculação entre os CFOP de saída e os CFOP de entrada, bem como a codificação dos produtos utilizada pelo fornecedor e a utilizada no controle de estoque do adquirente.

Buscar notas do DropDrive NFe: Esta opção será marcada automaticamente se a opção de mesmo nome estiver marcada no cadastro do estabelecimento, aba Parâmetros\ Escrita Fiscal\ Importação. Podendo ser alterada por esta rotina. Clique aqui para verificar como será efetuada a busca dos arquivos NF-e pelo DropDrive NFe.
 
IMPORTANTE: Se esta opção for alterada por esta rotina, a alteração será gravada no cadastro do estabelecimento, para que venha como padrão nas próximas importações.

 

Informações do Pagamento: Permite selecionar o tipo de pagamento com o qual as notas serão importadas.

 

 - Conforme consta no documento fiscal: Com esta opção selecionada, considera o tipo de pagamento que consta no XML. Será habilitado o campo Caixa/Banco para que seja informada a conta caixa/banco para contabilização.
 
 - À vista: Selecionando esta opção, todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento à vista, independente do tipo que consta no XML. É obrigatório o preenchimento do campo Caixa/Banco para que seja informada a conta para contabilização.

 

 - A prazo: Todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento a prazo, independente de como consta no XML.

 

 - Sem pagamento: Todas as notas serão importadas como sem pagamento, independente de como consta no XML.

 

IOB Gerencia XML: O IOB Gerencia XML é um aplicativo que reconhece os XML’s de e-mails cadastrados e importa NFe e CTe direto do site da SEFAZ e Receita Federal, de forma automática.

 

Este aplicativo também mantém as NFe´s e CTe´s organizadas e disponíveis para consultas pelo tempo que for necessário, através do sistema de armazenamento em nuvem.

 

Para utilizar o IOB Gerencia XML, este aplicativo deve ser adquirido junto ao comercial da EBS - SAGE. Verifique mais detalhes aqui.

 

Buscar notas da SEFAZ: O escritório contábil ou empresa, fará a baixa diretamente da SEFAZ.

 

Com esta opção marcada, ao clicar em “Carregar” exibirá uma nova tela do IOB Gerencia Download XML, que fará a busca das notas diretamente na SEFAZ. Neste primeiro momento, estará disponível esta baixa apenas para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

Após baixar as notas, elas serão listadas na grid para posterior importação, pelo processo normal da rotina.

Esta opção elimina a necessidade de envio dos arquivos XML dos clientes ao escritório.

OBSERVAÇÕES:

Para PE, a cada importação do site da SEFAZ é possível buscar apenas 500 notas. Caso no primeiro filtro não consiga baixar todas as notas, deverá ser utilizado o filtro de período para restringir a quantidade de notas a serem baixadas.
Para RS, não será habilitado o filtro de período, pois no site da SEFAZ a baixa só pode ser efetuada para o mês inteiro.
Para baixar corretamente as notas, é necessário que os seguintes sites estejam com acesso liberado:

http://efisco.sefaz.pe.gov.br/

http://nfe.sefaz.pe.gov.br/

http://www.sefaz.pe.gov.br/

https://www.sefaz.rs.gov.br/

 

https://www.nfe.fazenda.gov.br/NFeConsultaDest/NFeConsultaDest.asmx

 

https://www1.nfe.fazenda.gov.br/NFeDistribuicaoDFe/NFeDistribuicaoDFe.asmx

 

Buscar as chaves das NF-E do portal da RFB:Nesta opção, as notas de entrada são baixadas diretamente no portal da RFB, através de um serviço de consulta da relação de documentos destinados para um determinado CNPJ, disponibilizada pela Receita Federal.
Buscar notas armazenadas: Nesta opção, a baixa das notas ocorre direto no cliente e o escritório busca as notas já baixadas para importar no Cordilheira Escrita Fiscal.

O escritório não precisa ter acesso ao certificado digital do cliente.

Nesta opção, as notas são baixadas previamente, através de um plugin do IOB Gerencia XML que deve ser instalado no cliente.

Para uso do plugin, o escritório deverá, através do IOB Gerencia XML, enviar o instalador juntamente com um convite a seu cliente. Assim, o cliente instalará o plugin, configurando o certificado digital e outros dados. Este plugin funcionará como um agendador, baixando automaticamente as notas e armazenando-as na “nuvem”. Verifique aqui o procedimento para enviar o plugin ao cliente. Verifique aqui o procedimento para o cliente utilizar o plugin para baixar e armazenar as notas.

 

 

ENVIO DO XML PARA “NUVEM”

 

Após efetuada a importação das notas fiscais, tanto de entrada quanto de saída, os arquivos XML serão movidos para o diretório definido nos parâmetros do IOB Gerencia (Opções/ Preferências/ Local dos arquivos xml). Por exemplo, \iob-gerencia\itens a enviar.

OBS.: Para cliente NET," deverá ser um caminho de rede com permissão de leitura/escrita.

A partir deste diretório, ao acessar o aplicativo IOB Gerencia é possível efetuar o envio dos XML's e posterior gerenciamento dos mesmos.

O envio dos arquivos poderá ser efetuado independente de utilizar a opção de baixa das notas pelo IOB Gerencia. Se os arquivos chegam na empresa através de e-mail por exemplo e, estiver instalado o IOB Gerencia, estes arquivos também poderão ser enviados para armazenamento em servidor externo.

Adicionar Chaves de NF-e: Através desta opção, a baixa das notas pode ser efetuada através das chaves de acesso da NF-e, semelhante a rotina “Importação\ NF-e (Código de Acesso – DANFe)”, porém, nesta rotina podem ser baixadas diversas notas ao mesmo tempo. Para isso, basta gravar todas as chaves desejadas e após efetuar o processo de importação de todas elas ao mesmo tempo, sem a necessidade de digitar código anti-robô.

Na tela, informar todas as chaves (pode ser efetuado através de leitor de código de barras), clicar em Gravar e após em Carregar, efetuando o processo normal de importação.

Para estes processos, é necessário o certificado digital.

 

Se for certificado modelo A1, ele precisa ser previamente instalado no computador.
Se for certificado modelo A3, ele precisa estar conectado ao computador. Neste certificado é necessário também informar a senha.

 

ATENÇÃO: Para os clientes NET, somente o certificado digital modelo A3 pode ser utilizado, pois ele é conectado diretamente no computador e o modelo A1 precisaria ser instalado no servidor da EBS, o que se torna inviável. Porém, mesmo o certificado A3 possui algumas restrições: 1) Somente leitoras (smart card)  e certificados Certisign e Serasa são homologados; 2) Se possui mais de um certificado e for necessário realizar a troca durante o uso, será necessário sair do sistema e acessar novamente.

 

Verifique aqui o manual completo para a importação de NF-e de entrada.

 

O botão Upload aparecerá somente para usuário NET.

 

OBSERVAÇÃO:

Se nos parâmetros da empresa estiver definido para cadastrar contas contábeis de cliente/fornecedor automaticamente e, no arquivo tiver registros de emitentes/destinatários, serão criadas as contas contábeis. Clique aqui para verificar o tratamento do sistema no cadastro automático das contas contábeis.

Tópicos relacionados:

Gerenciar Clientes
Parâmetros para Importação de Notas
Vínculo Certificado Digital