Cadastro de Funções

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Cadastro de Funções

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Cadastre as funções/cargos que serão utilizados na empresa, com seus respectivos CBOs (Códigos Brasileiros de Ocupações). Estes dados serão utilizados no cadastro dos funcionários, e nos filtros das consultas, processamentos e relatórios.
Código: Informe um código numérico para o cadastro da função.

 

Código eSocial: O sistema irá gerar neste campo a mesma informação do campo código e precisará ser alterado somente se for necessário, em função de base migrada, em que o envio inicial tenha sido realizado por outro software/contador. Este código manterá a compatibilidade do cadastro que já foi enviado, para evitar erros de duplicidade.

 

Este código será utilizado na geração do arquivo S-1030 - Tabela de Cargos/Empregos Públicos.

 

Descrição: Informe o nome da função, com até 19 caracteres.
Descrição Completa: Quando informar esta descrição, esta será utilizada para informar a função dos funcionários nos relatórios:

 

- Contrato de Experiência.

- Contrato de Trabalho Temporário/ por Tempo Determinado.

- Holerites.

CBO 2002: Selecione o código da Classificação Brasileira de Ocupação, ou clique no botão Pesquisar CBO para procurar por grupo ou pela descrição.
CBO para SEFIP: Informar o código do CBO conforme tabela antiga, caso o código do CBO 2002 não seja aceito no validador da SEFIP. Só informar este campo se ocorrer esta situação.  
Ocupação IR: Informe o código de ocupação conforme definido pelo regulamento do Imposto de Renda. Esta informação é solicitada para abertura de conta no Banco do Brasil. Código da natureza (dois dígitos) + Código de ocupação (três dígitos).

Consulte os códigos de ocupação através do programa da Receita Federal ou no site www.receita.fazenda.gov.br.

 

Descrição das Atividades: Descrever todas as atividades realizadas pelo funcionário que exercer esta função.

 

Refere-se a Cargo Público: Marcar a opção se a função for para cargo e emprego público. Ao marcar, são habilitados mais campos de preenchimento obrigatório. Estas informações são para o eSocial.

 

Acúmulo de Cargo: Preencher com o código correspondente à possibilidade de acumulação de cargos:

1 - Não acumulável

2 - Profissional de Saúde

3 - Professor

4 - Técnico/Científico

 

Contagem de Tempo Especial: Preencher com o código correspondente a possibilidade de contagem de tempo especial:

1 - Não

2 - Professor (Infantil, Fundamental e Médio)

3 - Professor de Ensino Superior, Magistrado, Membro de Ministério Público, Membro do Tribunal de Contas (com ingresso anterior a 16/12/1998 EC nr. 20/98)

4 - Atividade de risco

 

Lei que Criou/Extinguiu: Informar o número da Lei que criou/extingiu/reestruturou o cargo.

 

Data da Lei: Informar a data da Lei.

 

Situação Gerada pela Lei: Preencher com a situação gerada pela Lei.

1 - Criação

2 - Extinção

3 - Reestruturação

 

Cargo com dedicação exclusiva: Indicar se é cargo de dedicação exclusiva

As informações abaixo serão utilizadas na emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e terão prioridade sobre as informações cadastradas em Cadatros/Genéricos/Dados do CBO.

Clique no botão imprimir para emitir o relatório de funções.
No quadro Registros eSocial, irá mostrar o último arquivo referente a função, enviado ao eSocial e seu status. No botão Histórico, abre uma nova tela, onde podem ser visualizados todos os arquivos enviados a função, bem como, nesta tela poderá ser efetuada a retificação de alguns arquivos.

Veja aqui mais detalhes sobre o histórico e a retificação.

 

IOB DIAGNÓSTICO eSOCIAL:

Ferramenta de diagnóstico, que mostra ao usuário se o cadastro está apto ou não para envio ao eSocial, apontando quais campos estão pendentes de preenchimento.

Esta ferramenta deve ser adquirida junto ao comercial da Sage, através do site http://www.sage.com.br/iobdiagnostico/.

No layout do eSocial há campos que são de preenchimento obrigatório e há campos que são de preenchimento opcional. É possível optar pelo nível de verificação dos dados: 1) verificar somente campos obrigatórios; 2) verificar campos obrigatórios e não obrigatórios. Esta definição deve ser efetuada no cadastro da empresa, em Parâmetros/ eSocial/REINF.

Ao efetuar o cadastro de uma nova função, conforme for gravando os dados, aparecerá um ícone do lado direito da tela indicando o status deste cadastro ao eSocial.

Este ícone de status poderá ser visualizado também nos cadastros já existentes, ou seja, ao acessar o cadastro da função, o IOB Diagnóstico eSocial faz a verificação dos dados e mostra o status, se está apto ou não.

 

Há três status diferentes:

 

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Para visualizar quais campos estão pendentes de preenchimento, acessar o ícone com duplo clique. Abrirá uma nova tela informando os campos obrigatórios e não obrigatórios.

 

A partir desta tela, preencher os campos no cadastro. Conforme for gravando as alterações, o status será atualizado.