Nesta rotina é possível importar o cadastro dos autônomos e o cálculo dos RPA's, a partir de um layout específico.
Verifique aqui o layout para importação.
Campos da Tela:
➢ | Arquivo: Selecione o arquivo que será importado. O arquivo pode conter somente dados do cadastro de autônomos, somente dados de recibos, bem como, ambos os dados (cadastros e recibos). |
➢ | Importar cadastros: Marcar esta opção se no arquivo houver dados do cadastro e/ou se desejar importar os dados cadastrais. |
Marcando esta opção, ainda é possível marcar se deseja "Regravar cadastros já existentes". Com esta opção marcada, os cadastros já existentes serão sobrescritos com os dados constantes no arquivo de importação.
ATENÇÃO: O sistema identifica se o cadastro já existe através do número do CPF.
➢ | Importar RPA: Marcar esta opção se no arquivo houver dados do recibos dos autônomos e/ou se deseja importar estes recibos. |
Marcando esta opção, deve-se informar à qual "Mês/Ano" os recibos pertencem. Se no arquivo houver recibos de outro período, a importação não será permitida, exibindo relatório de erro.
Também será possível marcar se deseja "Regravar os recibos já existentes". COm esta opção marcada, os RPA's já calculados/importados anteriormente serão sobrescritos com os dados constantes no arquivo de importação.
O sistema identifica a qual autônomo o recibo pertence pelo número do CPF. E para identificar se o recibo já existe, considera o número do recibo dentro do mês/ano de importação.
IMPORTANTE: Ao consultar recibos importados, em Módulos\ Autônomos\ Pagamentos, será exibido um sinalizador de que o recibo foi importado e não calculado pelo sistema.
Para que a apuração de tributos, geração de SEFIP, etc., sejam processadas com sucesso, é imprescindível que os valores importados estejam corretos. O sistema considerará os valores constantes no arquivo e não fará validação de cálculo.