Nesta rotina são visualizadas e baixadas as notas de saída que estão em aberto no sistema. Pode ser controle por parcelas ou pelo saldo da nota fiscal, conforme definido nos parâmetros da Auditoria, no cadastro da Empresa.
Na tela, selecionar os filtros desejados clicando em Pesquisar, para que sejam listados os registros. No filtro "Cliente", pode ser digitado o CNPJ/CPF do cliente que o sistema efetua a busca do código conforme cadastro do emitente/destinatário no Cordilheira Escrita Fiscal.
No campo "Considerar lançamentos até", traz por padrão a data do Windows, permitindo alteração. Este campo informa até que data devem ser considerados os lançamentos efetuados nos títulos (baixas, ajustes, etc) para fins de composição do saldo.
O campo é necessário porque alguns usuários efetuam a baixa do título em data futura (procedimento não usual nem recomendável), fazendo com que o saldo do título apresentado na tela não leve em consideração estas baixas. Neste caso, a data a ser informada neste campo deve ser posterior à data atual, justamente para que sejam apresentadas todas as baixas efetuadas nos títulos.
Ao baixar um título, após informar a data de pagamento, o sistema irá verificar se existem lançamentos no título após esta data (ou a data informada no campo mencionado acima, caso esta seja posterior a data de pagamento). Caso haja lançamentos, o sistema irá apresentar uma mensagem de alerta, possibilitando a baixa se o usuário confirmar. Além disso, será feita uma checagem adicional para evitar que o saldo do título após a baixa fique negativo. Neste caso, será apresentada uma mensagem de advertência e o título não será baixado.
OBSERVAÇÃO: Se houver parcela zero, ela corresponde ao valor da entrada informado no lançamento da nota fiscal. Deve-se efetuar a baixa desta parcela para contabilizar este pagamento, visto que esta contabilização não ocorre pela nota fiscal.
Nesta tela, é possível visualizar também, na grid de baixo, as notas fiscais de devolução de venda que ainda não foram vinculadas aos respectivos títulos de venda originais. Verifique aqui o procedimento para vincular as notas de devolução
BAIXA DAS PARCELAS
Baixa Múltipla:
Quando o controle na Auditoria é por parcela, pode ser efetuada a baixa múltipla, ou seja, a baixa de várias parcelas de uma única vez. Para isso, selecionar as parcelas no check. Será apresentado na tela o valor total dos títulos selecionados. Ao clicar em Baixar, abrirá uma nova tela para que seja selecionada a conta de caixa/banco, informado complemento de histórico e definido o critério para a data da baixa. Ao baixar, todas as parcelas serão contabilizadas pelo valor original e pela data do vencimento, se selecionada esta opção, ou por outra data, se informada. O complemento de histórico informado nesta tela será adicionado além do histórico parametrizado no cadastro da empresa.
Se entre as parcelas selecionadas para baixa múltipla não for possível gerar o lançamento contábil de alguma(s) (por falta de calendário, data fechada, etc), exibirá uma mensagem de alerta, mantendo esta(s) parcela(s) em aberto. Deve-se efetuar a baixa individual para identificar o motivo da inconsistência.
Baixa Individual:
Pode também ser efetuada a baixa individual, ou seja, parcela por parcela ou abatimento de saldo. Para isso, selecionar a parcela com duplo clique, ou marcar o check e clicar em Baixar. Abrirá uma nova tela para que seja selecionada a conta de caixa/banco e informados os valores de pagamento.
Verifique aqui os procedimentos para baixa individual.
Verifique aqui o vídeo sobre a baixa de títulos.
Verifique aqui o material completo para uso da Auditoria Financeira.