Nesta rotina é efetuada a baixa individual de parcelas recebidas. Ao gravar a baixa serão efetuados os lançamentos contábeis, conforme contas e históricos parametrizados no cadastro da empresa e os valores informados em tela.
Para a baixa, na tela de "Recebimento de Clientes", selecionar a parcela com duplo clique, ou marcar o check e clicar em Baixar. Abrirá uma nova tela para que seja selecionada a conta de caixa/banco e informados os valores de pagamento.
Nesta tela de baixa, no campo Total Pago, deve ser informado o valor que efetivamente foi desembolsado. Com isso o sistema calcula automaticamente possíveis juros ou desconto, com base no valor original da parcela, conforme exemplos abaixo:
Caso o controle seja pelo saldo da nota, é possível efetuar a baixa parcial da parcela. Neste caso, informa-se o valor no campo Total Pago e o sistema lançará toda a diferença como desconto. Ajusta-se este valor de desconto e/ou informa juros e grava a baixa com pagamento parcial.
Controle das Retenções pela Auditoria Financeira
Se no cadastro do estabelecimento, em Parâmetros/Escrita Fiscal/Tributação/Retenção de Tributos estiver selecionada a opção 'Controle pela Auditoria Financeira', a compensação dos tributos (PIS/COFINS/CSLL) será efetuada pela data de pagamento das parcelas na Auditoria Financeira.
Para cada parcela, apresenta a Retenção Total Estimada para a Nota Fiscal e habilita os campos para informar os valores de retenção que serão compensados por parcela.
Ao gravar a baixa, os valores serão efetivamente retidos e contabilizados, e na Apuração Mensal de Tributos, para compor o valor a compensar de PIS, COFINS e CSLL, serão considerados estes valores gravados na Auditoria Financeira, cuja data de pagamento esteja dentro do mês de apuração.