Pedido de Compras (Novo)

Navegação:  FOX Gerenciador de Sistemas > Sistemas > FOX Compras > Módulos > Compras >

Pedido de Compras (Novo)

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Esta rotina tem a finalidade de registrar os Pedidos de Compra manualmente, caso o mesmo não seja emitido através de uma Cotação. A partir do Pedido registrado poderá ser gerada a Nota Fiscal utilizando a rotina de Geração de Nota Fiscal.


Emitente: Campo de preenchimento automático com o nome da empresa usuária do sistema.

Número: Número sequencial sugerido pelo sistema, mas permite alteração.

Situação: Indique a situação do pedido de compras conforme abaixo:

Normal

No momento da inclusão o sistema sempre apontará a situação como normal.

Cancelado

Selecionar esta opção se o Pedido de Compras for cancelado.

Parcialmente Recebido

Apenas alguns itens do pedido foram entregues. Será alterado automaticamente de acordo com a geração da nota fiscal.

Bloqueado - Programado

O sistema permite bloquear o pedido, caso o mesmo tenha algo programado. Como entrega de itens, fabricação do produto. Para efetuar a compra é necessário alterar a situação para normal.

Totalmente Recebido

Todos os itens do pedido foram entregues. Será alterado automaticamente de acordo com a geração da nota fiscal.

Tipo: Selecione o tipo global.

Fornecedor: Informe a empresa para qual esta sendo efetuado o Pedido de Compra. Utilize a tecla PageDown para pesquisa e seleção.

Ped. Fornecedor: Campo alfanumérico de preenchimento opcional, utilizado para vincular o número, ou outras informações, do pedido emitido pelo fornecedor, apenas como forma de controle.

Tipo de Lançamento: Utilize a tecla PageDown para selecionar um Tipo de Lançamento . O sistema somente irá apresentar o tipo de lançamento se houver um tipo global devidamente cadastrado para o mesmo.

Natureza de Operação: O sistema preenche este campo de acordo com a natureza de operação informada no cadastro de tipos de lançamentos, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar uma natureza de operação.

Cond. Pagto: O sistema preenche este campo com a condição de pagamento informada no cadastro da empresa, na rotina Cadastro\Gerais\Empresas, na aba Específicos, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar outra opção.

Moeda: O campo será preenchido automaticamente com a moeda informada no cadastro da empresa, na rotina Utilitários\Configurações\Sistema, na aba Sistema, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar outra opção.

Banco: O campo será preenchido de acordo com o banco informado no cadastro da empresa, mas permite alteração. Utilize a tecla  PageDown para pesquisar e selecionar outro Banco, que deverá estar previamente cadastrado no Módulo Financeiro em Cadastros\Banco\Caixa.

Conta Financeira: O sistema preenche o número da conta automaticamente de acordo com a conta financeira informada no cadastro da empresa, na rotina Cadastro\Gerais\Empresas, na aba Específicos, mas permite alteração. Utilize a tecla PageDown para pesquisar e selecionar outra opção.

Centro de Custo: Este campo estará habilitado quando, na rotina Cadastro\Configuração de Compras, na aba Compras-Itens, a opção de Controlar Centro de Custo em Compras estiver marcada. Utilize a tecla PageDown  para pesquisar e selecionar os centro de custos cadastrados.

Tipo de Compra: Selecione o tipo de compra que será efetuada. Esta informação influenciará no preço do produto.

Destinação: Selecione a destinação da mercadoria. Esta informação influenciará no valor dos impostos.

Contato: Informe o nome da pessoa para contato.

Departamento: Informe o departamento (lotação) a que pertence esse contato.

Fone: Informe um telefone para contato com a empresa.

Fax: Informe o número do fax da empresa.

Emissão: Campo de preenchimento automático. Registra a data atual no momento da gravação de uma nova inclusão, mas permite alteração.

Hora: Campo de preenchimento automático. Registra a hora no momento da gravação de uma nova inclusão, mas permite alteração.

Validade: Informe a data de validade para o pedido de compras, no formato DD/MM/AAAA.


No cadastro de Pedidos de Compra, no rodapé da tela de registro, estão disponíveis para cadastro e consulta os seguinte Botões:

Itens

Outros

Valores

Resumo


Botões:

Novo: Apresenta a tela de cadastro vazia para o preenchimento de um novo cadastro.

Gravar: Grava o registro de inclusão de Pedidos de Compra.

Excluir: Permite a exclusão dos Pedidos de Compra, desde que não tenha sido gerada a Nota Fiscal do mesmo.

Pesquisar: Pesquisa todos os registros de inclusão de Pedidos de Compra.

Sair: Fecha a tela de inclusão de Pedidos de Compra.

Imprimir: Demonstra os dados relativos ao pedido selecionado no relatório ERC correspondente para posterior impressão.

Importante: o respectivo relatório ERC deve ser previamente informado no cadastro do tipo de lançamento do pedido. (Cadastro\Tipos de Lançamento)

Enviar E-mail: Envia o pedido por E-mail para o endereço do contato informado no pedido.

Importante: Para utilização desta funcionalidade o sistema deve estar configurado para o envio de E-mail. Para maiores detalhes sobre como efetuar esta configuração acesse: Configurar/Servidor de E-mail.