Férias Coletivas / Por Intervalo

Navegação:  Folha de Pagamento > Módulos > Férias > Férias Coletivas >

Férias Coletivas / Por Intervalo

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Efetua o cálculo das férias coletivas, permitindo a informação de intervalos para o mesmo. Este cálculo poderá ser estornado.  E a exemplo das férias normais é composto de três fases. A primeira do pré-cálculo (simulação), a segunda de conferência e a terceira da confirmação do cálculo.

 

Início das Férias: Informe a data de início no formato DD/MM/AAAA. Não é possível informar data de início das férias coletivas em mês diferente da data de processamento do sistema (barra de atalhos).
Dias a Conceder: Informe o número de dias de gozo.
Período de Gozo: Preenchimento automático.
Data de Emissão: Preenchimento automático. Permite alteração.
Data do Pagamento: Preenchimento automático. Permite alteração.
Data do Retorno: Preenchimento automático. Permite alteração.
Os campos Estabelecimento, Funcionário, Função, Centro de Custo, Nível 1 (Departamento). Nível 2 (Setor) e Nível 3 (Seção) são filtros para o cálculo.
No quadro Funcionários com férias em dobro, marcar a opção Calcular se houver direito para o sistema calcular automaticamente os eventos de férias em dobro, caso haja funcionários com o período concessivo vencido. Quando essa opção estiver desmarcada os eventos de dobro das férias não serão calculados e será exibida uma advertência para alertar quais funcionários teriam direito ao dobro.
O botão Relatório de Simulação é um atalho para emissão do relatório detalhado dos funcionários que possuem pré-cálculo de férias já gerado.
Quadro Medida Provisória 927/2020
Não pagar adicional de 1/3 s/ férias:Se marcado esta opção, o sistema não irá calcular o evento 128-ADICIONAL 1/3 S/FÉRIAS.

FeriasColIntervalo_TelaInicial

 

Ao clicar em Calcular, será aberta uma nova tela, detalhando os recibos processados.

 

FeriasColIntervalo_Valores

 

Na primeira grid (1) serão listados os funcionários, selecionados no filtro da tela anterior, com o resultado do processamento (2), podendo ser:

 

Verde: Processado com sucesso
Amarelo: Processado com advertência
Vermelho: Não processado

 

Na imagem acima, a funcionária 6 está com status vermelho e ao clicar sobre o ícone (bolinha vermelha), abre uma tela com a informação de porque o recibo não foi processado, conforme abaixo:

 

FeriasColIntervalo_Status

 

Na grid de baixo (3), aparecem os detalhes do recibo de cada funcionário selecionado na grid de cima (1). Conforme vai mudando o funcionário, vai mostrando em baixo os dados do recibo de cada funcionário. Neste quadro podem ser conferidos os valores antes de efetivamente confirmar o cálculo das férias.

 

No quadro Dados Gerais das Férias (4), lista os dados de início das férias coletivas, que será o mesmo para todos os funcionários.

 

No quadro Dados Individuais das Férias (5), lista os dados de término das férias coletivas e o total de dias, que pode variar entre os funcionários caso tenha mais de um sindicato com parametrização diferente de feriados a desconsiderar.

 

No quadro Relatórios para Conferência (6), podem ser listados diversos relatórios, sendo:

 

Ocorrências: Lista as ocorrências encontradas durante o processamento, para todos os funcionários, que impedem ou não o cálculo das férias. As ocorrências podem ser erros ou advertências, que são mostradas nos ícones verde, amarelo e vermelho.

 

Memória de Cálculo: Lista o cálculo das médias de eventos variáveis, para os funcionários processados e que tem este tipo de evento lançado nos holerites mensais.

 

Recibos: Lista os recibos de todos os funcionários, para conferência.

 

Relação: Lista uma relação simples de todos os funcionários processados, com informação de total de vencimentos, descontos e líquido.

 

Durante o pré-cálculo é possível excluir o recibo de algum funcionário, caso não deseje mantê-lo. Para tanto, selecionar o check na coluna Excluir (7) e clicar no botão Excluir. Serão mantidos os demais funcionários não selecionados para exclusão. A opção de excluir pode ser utilizada também, caso tenha efetuado o cálculo apenas como uma simulação, para ter uma ideia de valores. Porém, não é obrigatória a exclusão caso não deseje efetivar o cálculo, pois o sistema excluirá automaticamente quando efetuado o cálculo da folha ou rescisão.

 

Antes de confirmar o cálculo, nesta tela é possível também alterar eventos (8). Para tanto, pode ser utilizado o botão Alterar ou através de duplo clique sobre o evento na grid. Abrirá uma nova tela, onde os eventos podem ser alterados, incluídos ou excluídos. Ao gravar a alteração, os impostos serão recalculados automaticamente.

 

Se antes de confirmar o cálculo optar por Sair da tela (9), será exibida uma mensagem informando que este pré-cálculo, de todos os funcionários, pode ser continuado depois. Ou seja, esta simulação ficará gravada para continuar depois, mas ainda não será efetivado o cálculo oficial das férias. Ao acessar novamente a rotina de férias, os funcionários que já têm um pré-cálculo para aquele início de gozo, apenas trará o que já foi calculado anteriormente.

 

Para efetivar o cálculo oficial das férias, deve clicar em Confirmar (10). Neste momento será gravado o cálculo oficial, com o reflexo devido nas demais funcionalidades do sistema, como por exemplo, envio do arquivo de afastamento temporário (S-2230) ao eSocial.
Os recibos de férias poderão ser emitidos logo após a confirmação do cálculo oficial ou na rotina Módulos/Férias/Emissão de recibos, selecionando o tipo Férias Coletivas.

Tópicos relacionados:

Emissão do Termo

 

Estorno do Cálculo

 

Memória de Cálculo

 

Relatório de Simulação