Lançamento de Recebimentos - Regime de Caixa

Navegação:  Fiscal > Lançamentos >

Lançamento de Recebimentos - Regime de Caixa

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Nesta rotina devem ser efetuados os lançamentos dos recebimentos, para apuração dos tributos federais pelo regime da caixa e geração da EFD Contribuições do Lucro Presumido.

O lançamento dos recebimentos pode ser efetuado de forma individualizada, ou seja, recebimento a recebimento, ou pode ser agrupado por cliente, modelo, CFOP e alíquota de PIS/COFINS. Nos recebimentos de administradoras de cartões é obrigatória a separação por modelo, CFOP e alíquota de PIS/COFINS, inclusive nos recebimentos referentes a operações tributadas por unidade de medida.

Os recebimentos podem também ser importados, a partir do layout próprio da AO3. Verifique aqui os detalhes para importação.

Campos da tela:

Estabelecimento: Informar/Selecionar o estabelecimento correspondente ao recebimento.
Data de Recebimento: Informar a data da recebimento, dd/mm/aaaa.
Valor Recebido: Informar o valor líquido recebido (valor principal + juros - descontos).
Valor de Juros: Informar o valor pago correspondente a juros, se houver.
Valor de Desconto: Informar o valor concedido de desconto, se houver.
Valor de Exclusões: Informar valores que fazem parte do recebimento mas não integram a base de cálculo dos tributos.
Fonte Pagadora: Informar/Selecionar a fonte do recebimento, entre: Cliente ou Administradora de Cartões.
Cliente: Se na fonte pagadora for selecionada a opção Cliente, selecionar neste campo o emitente/destinatário que deve estar previamente cadastrado, em Cadastros\ Genéricos\ Emitentes/Destinatários.

Se na fonte pagador for selecionada a opção Administradora de Cartões, este campo será denominado "Administradora" e deve ser selecionado o cadastro correspondente, que deve estar previamente cadastrado em Cadastros\ Genéricos\ Administradoras de Cartões.

Modelo da Nota: Selecionar o modelo do documento fiscal que originou o recebimento, conforme convênio ICMS 57/95.
Natureza de Operação: Informar/Selecionar o Código Fiscal de Operações (CFOP) referente a operação que originou o recebimento.
Código da SCP: Selecionar o código da SCP previamente cadastrada, se o valor se referir a uma Sociedade em Conta de Participação.
CST PIS/COFINS: Informar/Selecionar  Código da Situação Tributária correspondente a operação que originou o recebimento.
Alíquota PIS (%): Informar a alíquota de PIS. Este campo será habilitado apenas para CST diferente de 3. Neste campo pode ser informado valor zero.
Alíquota COFINS (%): Informar a alíquota de COFINS. Este campo será habilitado apenas para CST diferente de 3. Neste campo pode ser informado valor zero.
Quantidade de Base PIS/COFINS: Informar a quantidade de base de PIS/COFINS. Este campo será habilitado apenas para CST igual a 3.
Alíquota PIS (R$): Informar a alíquota de PIS em valor. Este campo será habilitado apenas para CST igual a 3.
Alíquota COFINS (R$): Informar a alíquota de COFINS em valor. Este campo será habilitado apenas para CST igual a 3.