Importação de Lançamentos

Navegação:  Cordilheira Escrita Fiscal > Importação > Layout Padrão >

Importação de Lançamentos

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Efetua a importação de lançamentos de entradas e saídas, de arquivos textos gerados por sistemas de emissão de notas fiscais.

Deve-se enviar o Layout de Importação para o programador do sistema de emissão de notas. Para que gere o arquivo texto conforme as especificações.

Estabelecimento: Selecione o estabelecimento (F12).

 

Diretório: Informe a localização do arquivo de importação.

 

Procure pelos arquivos NOTAENT.TXT ou NOTASAI.TXT.

 

Mês/Ano: Informe o mês e ano de registro das notas.

 

Importar notas duplicadas: Com esta opção marcada serão importadas notas em duplicidade. Isto normalmente ocorre para separar itens que possuem CFOP's diferentes na mesma nota fiscal.

 

ATENÇÃO: Se a empresa estiver obrigada à entrega do SPED (Fiscal e/ou EFD Contribuições), esta opção não deve ser utilizada, pois a duplicidade de nota gera erros. Neste caso, a geração do arquivo com as notas deve ser alterada para contemplar todos os itens em um único registro de nota fiscal, informando os respectivos CFOP's no registro tipo 2, que refere-se aos itens da nota.

 

Regravar Emitentes/Destinatários: Sobrepõe os dados já registrados, atualizando o cadastro dos emitentes e destinatários conforme as informações do arquivo texto.

 

ATENÇÃO! Marcando esta opção, os dados dos emitentes/destinatários já cadastrados no sistema serão sobrescritos com os dados constantes no arquivo de importação. Pode ocorrer perda de informações, caso no arquivo os dados cadastrais não estejam completos.

 

Listar Registros com Advertência: Informe se deseja listar no relatório de validação os registros com advertência, estes não impedem a importação.

 

No quadro Lançamentos, selecione uma das opções.

 

Entradas

Importa lançamentos de Entradas e Emitentes. (NOTAENT.TXT)

Saídas

Importa lançamentos de Saídas, Serviço e Destinatários. (NOTASAI.TXT)

 

No quadro Dados Complementares informe eventuais dados que não constam no arquivo texto, mas são importantes para o sistema, como:
Informar Tipo de Lançamento
Informar conta para Nota Fiscal à vista: Marcando esta opção, será habilitado o campo Caixa/Banco para que seja informada a conta caixa/banco para contabilização. Se a nota fiscal que está sendo importada for à vista, será gravada esta conta caixa/banco para posterior contabilização da nota.
Informar o Item de Serviço
Informar a Operação Contábil
Informar variação para os CFOPs: Neste campo, pode ser definida uma variação que será considerada para as notas que estão sendo importadas.

 

Regras:

 

- Se não for informado nada no campo, será considerada automaticamente a primeira variação ativa dos CFOPs das notas;

 

- Se informada uma variação no campo, será considerada esta variação para os CFOPs das notas. Se o CFOP não possuir a variação vinculada, será considerada a primeira variação ativa dos CFOPs.

 

Informar Classificações: Neste campo, podem ser definidas as classificações da natureza para contabilização.

 

Regra:

 

- A classificação informada, tanto no campo 1 quanto no campo 2, será considerada para todas as notas fiscais importadas, independente do CFOP. Se o CFOP preponderante não possuir a classificação parametrizada, esta será desconsiderada.

 

Considerar como data de lançamento nas notas de serviço: Este campo só será habilitado para importação de lançamento de saída.

 

Data de emissão da NFSe: Se marcada esta opção, será considerada como data de lançamento a data de emissão da NFSe.

 

Data de emissão do RPS: Se marcada esta opção, será considerada como data de lançamento a data de emissão do RPS, no caso de não ter esta informação no arquivo será considerado a data de emissão da NFSe.

 

Clique no botão Validar. Gerará um relatório em tela com as mensagens de erros e advertências, somente os registros sem erros serão importados.

 

Clique no botão Importar. Serão importados os lançamentos que não apresentarem erros.

 

OBSERVAÇÃO:

Se nos parâmetros da empresa estiver definido para cadastrar contas contábeis de cliente/fornecedor automaticamente e, no arquivo tiver registros de emitentes/destinatários, serão criadas as contas contábeis.

Clique aqui para verificar o tratamento do sistema no cadastro automático das contas contábeis.

 

DICA: Consulte o Material de Ajuda - Importação de Arquivos (Erros/Advertências)

 

Tópico relacionado:

Layout de Importação de Emitentes/Destinatários