Importação de XML de Nota Fiscal Eletrônica - Saída/Devolução de Venda

Navegação:  Cordilheira Escrita Fiscal > Importação >

Importação de XML de Nota Fiscal Eletrônica - Saída/Devolução de Venda

Página anteriorVoltar ao tópico principalPróxima página

Esta rotina tem como objetivo importar as Notas Fiscais de Saída , Devolução e seus respectivos Itens, através de arquivo XML.

Esta é a melhor forma de importar notas fiscais, visto que no arquivo XML tem todas as informações necessárias para a correta apuração dos tributos e geração dos arquivos para o fisco (SPED, etc).

 

ABA IMPORTAÇÃO

 

Campos da Tela:

 

Estabelecimento: Informe o estabelecimento das Notas Fiscais que irá importar.

 

Diretório: Informe o diretório onde está localizado o arquivo NF-e (.XML). Pode ser utilizado um único diretório para as notas de diversas empresas. O sistema identificará pelo CNPJ quais notas pertencem a empresa que está sendo efetuado o procedimento.

 

O botão Upload aparecerá somente para usuário NET.

 

Mês/Ano: Informe o mês e ano correspondente ao período que irá importar.

 

Período: Informe o período de emissão das notas fiscais, caso deseje importar por dia ou dias do mês.

 

Tipo de Nota: selecionar o tipo de nota, conforme arquivos.

 

Para entradas, serão consideradas notas cujo CFOP seja efetivamente de entrada, como por exemplo, devolução.

 

ATENÇÃO: As notas de entrada serão importadas como emissão Própria, por tratar-se de devolução, aquisição de produtor rural ou pessoa física, etc. Também, o Destinatário da nota fiscal será importado como Emitente.

 

Botão Carregar: Lista em tela as Notas Fiscais a importar.

 

Botão Importar: Importa as Notas Fiscais selecionadas para o sistema.

 

No quadro Total de Notas, informará a quantidade de notas que contam no arquivo. Informará a quantidade pesquisada; a quantidade selecionada para importação, ou seja, as notas cujo check "Importar" esteja marcado e também, informará a quantidade de notas canceladas.

 

NOTA FISCAL CANCELADA:

 

Se no diretório informado de arquivos houver XML referente a cancelamento, o sistema alterará a referida nota fiscal (já cadastrada anteriormente), para uma nota fiscal cancelada ou, se a nota original ainda não estiver lançada, o sistema fará o seu lançamento já com os valores zerados.

Nesta importação, será efetuado o seguinte procedimento:

 

Ao clicar em Carregar, serão exibidas as notas normais na grid e se houver notas canceladas, a quantidade delas será informada no quadro "Total de Notas". As notas canceladas não serão exibidas na grid;

 

Ao clicar em Importar, serão importadas as notas normais e para as notas canceladas, o sistema identificará, pela chave da NF-e, se esta nota está cadastrada. Se estiver cadastrada, ela será zerada, seus itens serão excluídos e será gravada a observação de nota cancelada.

 

Se a nota não estiver cadastrada, o sistema fará o seu cadastramento. Porém, o XML de cancelamento não possui todas as informações necessárias para o lançamento completo.

 

Desta forma, será adotado o seguinte procedimento:

 

Data de emissão/lançamento: Será considerado o primeiro dia do mês/ano da nota, sendo este período extraído da chave da NF-e;

 

Destinatário: No sistema este campo é de preenchimento obrigatório. Desta forma, na importação será considerado o destinatário cujo CNPJ seja igual ao do estabelecimento. Se não existir este cadastro, será considerado o primeiro ativo;

 

Natureza de Operação: Será considerada a natureza 5102, variação 01.

 

Se no diretório de arquivos houver somente XML referente a cancelamento, ao clicar no botão carregar não será exibida nenhuma nota normal na grid, porém será informada a quantidade de notas canceladas, sendo habilitado o botão Importar para finalizar o processo para estas notas canceladas.

 

ABA PARÂMETROS

 

Campos da Tela:

 

ATENÇÃO: Se utiliza a importação pelo IOB Gerencia XML, neste campo não deve ser informado o diretório definido nos parâmetros do IOB Gerencia XML (Opções/ Preferências/ Local dos arquivos xml), por exemplo "\iob-gerencia\itens a enviar". Neste campo deve ser informado outro diretório que pode ser criado.

 

Buscar notas do DropDrive NFe/ Sage One: Esta opção será marcada automaticamente se a opção de mesmo nome estiver marcada no cadastro do estabelecimento, aba Parâmetros\ Escrita Fiscal\ Importação. Podendo ser alterada por esta rotina. Clique aqui para verificar como será efetuada a busca dos arquivos NF-e pelo DropDrive NFe/ Sage One.

 

IMPORTANTE: Se esta opção for alterada por esta rotina, a alteração será gravada no cadastro do estabelecimento, para que venha como padrão nas próximas importações.

 

Atualizar dados de Emitentes/Destinatários: Se marcada esta opção, e já existir algum emitente/destinatário com mesmo CNPJ/CPF no sistema, esse cadastro será atualizado com as informações do XML a ser importado.  

 

ATENÇÃO: Marcando esta opção, os dados dos emitentes/destinatários já cadastrados no sistema serão atualizados com os dados constantes no arquivo de importação. Pode ocorrer perda de informações, caso no arquivo os dados cadastrais não estejam completos.

 

Se a opção não for marcada, será considerado o emitente/destinatário já cadastrado, sem alterá-lo.
 

Regravar Produtos: Caso esta opção esteja selecionada, os produtos do arquivo a ser importado, irão sobrepor os produtos já existentes no sistema. Se a opção não for marcada, será considerado o produto já cadastrado, sem alterá-lo.

 

Importar observações: Com esta opção marcada, as observações constantes no XML serão importadas para o campo de Observações do lançamento, limitadas a 100 caracteres.

 

ATENÇÃO: As observações do XML referem-se a emissão das notas fiscais e não necessariamente são observações válidas para a escrituração fiscal.

 

IOB Gerencia XML: O IOB Gerencia XML é um aplicativo que reconhece os XML’s de e-mails cadastrados e importa NFe e CTe direto do site da SEFAZ e Receita Federal, de forma automática.

 

Este aplicativo também mantém as NFe´s e CTe´s organizadas e disponíveis para consultas pelo tempo que for necessário, através do sistema de armazenamento em nuvem.

 

Para utilizar o IOB Gerencia XML, este aplicativo deve ser adquirido junto ao comercial da EBS - SAGE. Verifique mais detalhes aqui.

 

O IOB Gerencia XML pode ser utilizado de duas formas:

 

1)Somente pelo escritório contábil ou empresa, que fará a baixa diretamente da SEFAZ ou RFB. Nesta opção, o escritório precisa ter acesso ao certificado digital de seu cliente.

 

Neste caso deve ser marcada a opção "Buscar notas da SEFAZ".

 

Com esta opção marcada, ao clicar em "Carregar" exibirá uma nova tela do IOB Gerencia Download XML, que fará a busca das notas diretamente na SEFAZ. Neste primeiro momento, estará disponível esta baixa apenas para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

Se for certificado modelo A1, ele precisa ser previamente instalado no computador.
Se for certificado modelo A3, ele precisa estar conectado ao computador. Neste certificado é necessário também informar a senha.

 

ATENÇÃO: Para os clientes NET, somente o certificado digital modelo A3 pode ser utilizado, pois ele é conectado diretamente no computador e o modelo A1 precisaria ser instalado no servidor da EBS, o que se torna inviável. Porém, mesmo o certificado A3 possui algumas restrições: 1) Somente leitoras (smart card) e certificados Certisign e Serasa são homologados; 2) Se possui mais de um certificado e for necessário realizar a troca durante o uso, será necessário sair do sistema e acessar novamente.

 

Após baixar as notas, elas serão listadas na grid para posterior importação, pelo processo normal da rotina.

Esta opção elimina a necessidade de envio dos arquivos XML dos clientes ao escritório.

OBSERVAÇÕES:

Para PE, a cada importação do site da SEFAZ é possível buscar apenas 500 notas. Caso no primeiro filtro não consiga baixar todas as notas, deverá ser utilizado o filtro de período para restringir a quantidade de notas a serem baixadas.

Quando utilizada procuração do escritório, pode ser utilizada procuração federal, porém o escritório precisa fazer o vínculo das empresas na Receita Estadual.

Para RS, não será habilitado o filtro de período, pois no site da SEFAZ a baixa só pode ser efetuada para o mês inteiro.

Quando utilizada procuração do escritório, pode ser utilizada procuração estadual apenas.

Para baixar corretamente as notas, é necessário que os seguintes sites estejam com acesso liberado:

http://efisco.sefaz.pe.gov.br/

http://nfe.sefaz.pe.gov.br/

http://www.sefaz.pe.gov.br/

https://www.sefaz.rs.gov.br/

 

https://www.nfe.fazenda.gov.br/NFeConsultaDest/NFeConsultaDest.asmx

 

 

2)Pelo escritório e por seu cliente, através de um plugin do IOB Gerencia XML que deve ser instalado no cliente. Assim, a baixa das notas ocorre direto no cliente e o escritório busca as notas já baixadas para importar no Cordilheira Escrita Fiscal. Nesta opção, o escritório não precisa ter acesso ao certificado digital do cliente.

 

Neste caso deve estar marcada a opção "Buscar notas armazenadas".

 

Para uso do plugin, o escritório deverá, através do IOB Gerencia XML, enviar o instalador juntamente com um convite a seu cliente. Assim, o cliente instalará o plugin, configurando o certificado digital e outros dados. Este plugin funcionará como um agendador, baixando automaticamente as notas e armazenando-as na “nuvem”. Verifique aqui o procedimento para enviar o plugin ao cliente. Verifique aqui o procedimento para o cliente utilizar o plugin para baixar e armazenar as notas.

 

O escritório fará a importação para o Cordilheira, que buscará as notas baixadas anteriormente pelo seu cliente.

 

ENVIO DO XML PARA “NÚVEM”

 

Após efetuada a importação das notas fiscais, tanto de entrada quanto de saída, os arquivos XML serão movidos para o diretório definido nos parâmetros do IOB Gerencia XML (Opções/ Preferências/ Local dos arquivos xml). Por exemplo, \iob-gerencia\itens a enviar.

OBS.: Para cliente NET," deverá ser um caminho de rede com permissão de leitura/escrita.

A partir deste diretório, ao acessar o aplicativo IOB Gerencia é possível efetuar o envio dos XML's e posterior gerenciamento dos mesmos.

O envio dos arquivos poderá ser efetuado independente de utilizar a opção de baixa das notas pelo IOB Gerencia. Se os arquivos chegam na empresa através de e-mail por exemplo e, estiver instalado o IOB Gerencia, estes arquivos também poderão ser enviados para armazenamento em servidor externo.

Adicionar Chaves da NF-e: Através desta opção, a baixa das notas pode ser efetuada através das chaves de acesso da NF-e, semelhante a rotina “Importação\ NF-e (Código de Acesso – DANFe)”, porém, nesta rotina podem ser baixadas diversas notas ao mesmo tempo. Para isso, basta gravar todas as chaves desejadas e após efetuar o processo de importação de todas elas ao mesmo tempo, sem a necessidade de digitar código anti-robô.

Na tela, informar todas as chaves (pode ser efetuado através de leitor de código de barras), clicar em Gravar e após em Carregar, efetuando o processo normal de importação.

No quadro Dados Complementares, informe eventuais dados que não constam no arquivo, mas são importantes para o sistema, como:

 

Informações do Pagamento: Permite selecionar o tipo de pagamento com o qual as notas serão importadas.

 

 - Conforme consta no documento fiscal: Com esta opção selecionada, considera o tipo de pagamento que consta no XML. Será habilitado o campo Caixa/Banco para que seja informada a conta caixa/banco para contabilização.
 
 - À vista: Selecionando esta opção, todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento à vista, independente do tipo que consta no XML. É obrigatório o preenchimento do campo Caixa/Banco para que seja informada a conta para contabilização.

 

 - A prazo: Todas as notas serão importadas com o tipo de pagamento a prazo, independente de como consta no XML.

 

 - Sem pagamento: Todas as notas serão importadas como sem pagamento, independente de como consta no XML.

 

Informar Tipo de Lançamento

 

Informar variação para os CFOPs: Neste campo, pode ser definida uma variação que será considerada para as notas que estão sendo importadas.

 

Regras:

 

Se não for informado nada no campo, será considerada automaticamente a primeira variação ativa dos CFOPs das notas;

 

Se informada uma variação no campo, será considerada esta variação para o CFOP das notas. Se o CFOP não possuir a variação vinculada, será considerada a primeira variação ativa dos CFOPs.

 

Informar o Item de Serviço

 

Informar a Operação Contábil

 

Informar Classificações: Neste campo, podem ser definidas as classificações da natureza para contabilização.

 

Regra:

 

A classificação informada, tanto no campo 1 quanto no campo 2, será considerada para todas as notas fiscais importadas, independente do CFOP. Se o CFOP preponderante não possuir a classificação parametrizada, esta será desconsiderada.

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

 

A importação, quanto a advertências e/ou erros, funciona da seguinte forma:

 

Importação somente com advertência:

Ao concluir a validação, se houver somente advertências, exibirá uma mensagem perguntando ao usuário se deseja visualizá-las. Se SIM, emitirá um relatório e ao fechá-lo,  exibirá uma nova mensagem perguntando se deseja importar as notas. Se NÃO listar o relatório de advertência, também será exibida a mensagem perguntando se deseja importar as notas.

 

Importação com erros:

Ao concluir a validação, se houver erros, exibirá uma mensagem informando a ocorrência de erros que impedem a importação das notas, perguntando ao usuário se deseja visualizá-las e o processo é cancelado.

 

Ao concluir a importação, os arquivos XML serão movidos para o diretório \\Cordilheira\Backup\NFe_Importadas\Codigo_Empresa\Codigo_Estabelecimento\Mês e ano, do servidor.

Exemplo: \\Cordilheira\Backup\NFe_Importadas\09999\00001

 

Serão importadas somente as notas fiscais cujo arquivo XML seja de distribuição, ou seja, já processado pela Receita. Este arquivo é identificado pela tag (nfeProc versao="1.10") ou (nfeProc versao="2.00"). Arquivos XML de envio não serão importados.

 

Na importação de Nota Fiscal Eletrônica, os impostos são compostos pelas informações provenientes dos produtos contidos na mesma. Nos produtos a informação do CST (Código da Situação Tributária) é obrigatória e é através desta informação específica que será feito o tratamento, com relação a tributação, isenção, diferimento, Subst. Tributária... da nota fiscal importada. Portanto dependerá de como é efetuado o lançamento da NF-e, para definir como serão compostos os valores no quadro de ICMS do lançamento no módulo Cordilheira Escrita Fiscal.

 

Exemplos para ICMS:

Quando o Valor Contábil for maior que a base de cálculo do ICMS, a diferença deverá constar no campo outras;

CST = 30

*Quando o Valor Contábil for igual à Base de Cálculo, não haverá diferença a ser calculada, portanto não terá nenhum valor em outras;

CST = 10

*Quando não existir Base de Cálculo, o Valor Contábil deverá constar em outras.

CST = 41

*Quando houver diferimento do imposto, o valor diferido deverá constar em outras.

CST = 41

 

Na NF-e os CFOP´s são informados por produto. Portanto a nota fiscal poderá ter inúmeros CFOP´s distintos. No Cordilheira, as Notas Fiscais com mais de dois CFOP´s serão tratadas da seguinte forma, quanto aos campos "Nat. Operação" e "Nat. Operação ST":

*Um CFOP – considera-o para o 1º campo do lançamento;

*Um CFOP normal e um CFOP ST – CFOP normal considera para o 1º campo do lançamento e o CFOP ST para o segundo;

*Dois CFOP´s normais – Considera para o primeiro campo o CFOP mais relevante, ou seja, com maior valor contábil;

*Dois CFOP´s ST – Considera para o primeiro campo um CFOP e outro para o segundo campo;

*Dois CFOP´s ST e dois CFOP´s normais - Considera para o primeiro campo o CFOP normal mais relevante, ou seja, com maior valor contábil e para o segundo campo o CFOP ST mais relevante;

 

Para exportação, não há na NF-e, informação para identificação do exterior de empresas estrangeiras, sendo utilizado para distinção o país das mesmas. Porém, este tratamento permite a importação de somente um destinatário para cada país. Para que o mesmo não seja substituído na próxima importação, sugere-se que seja alterado o campo "Identificação do Exterior" no cadastro do Destinatário;

 

Quando há NF-e complementar de imposto, o item é importado sem conteúdo para NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), causando erro no validador SPED Fiscal. Neste caso, o cadastro do produto deve ser complementado após a importação;

 

Para a importação de NF-e, é imprescindível que esteja instalado no computador o aplicativo Microsoft .NET Framework 3.5 SP1. Se este aplicativo não estiver instalado, será exibida uma mensagem de alerta, permitindo que seja realizado seu o download, através do link:

http://www.ebs.com.br/boletim/Microsoft_NET_Framework_3_5/instalacao_Microsoft_net_framework_3_5.html

 

Se nos parâmetros da empresa estiver definido para cadastrar contas contábeis de cliente/fornecedor automaticamente e, no arquivo tiver registros de emitentes/destinatários, serão criadas as contas contábeis.

 

Clique aqui para verificar o tratamento do sistema no cadastro automático das contas contábeis.

 

As observações da NF-e não serão importadas para o sistema, pois estas observações são da emissão da nota e não da escrituração. Com isso, não gera informações desnecessárias na emissão do livro registro de saídas.

 

Se a nota fiscal já estiver cadastrada no sistema, ela será desconsiderada na importação, ou seja, não será regravada nem duplicada. Exceto para nota fiscal cancelada.

 

Tópicos relacionados:

 

Sage One

 

Parâmetros para Importação de Notas

 

Vínculo Certificado Digital